A Sony anunciou ontem o novo modelo PS5, que não é chamado de “slim”, mas em muitos aspectos é exatamente isso. Uma versão menor (30% menos) e mais leve (18% para o padrão e 24% para o digital), que modifica a estrutura do corpo para tornar o leitor óptico modular e permitir que os compradores do futuro digital o transformem em um padrão (com um gasto adicional, é claro).
Isto é uma mais-valia para os jogadores e algo incomum no mundo dos jogos, mas a verdade é que provavelmente se trata sobretudo de uma mudança destinada a simplificar a produção da PS5 e permitir à Sony poupar dinheiro. Tudo isso, porém, acontece sem salvar o jogador, visto que os preços do console são os mesmos, enquanto no passado o “slim” costumava ser uma oportunidade para baixar o preço e atrair novos clientes.
Acrescentando o facto de o suporte para o segurar na vertical ser vendido separadamente por 30€ e de as caixas coloridas do modelo antigo não serem necessariamente compatíveis com o novo, não é de estranhar que nem todos os fãs tenham adorado a nova PS5.
Mas talvez a primeira pergunta a fazer seja: será que um Xbox Series O maior modelo da linha de consoles da Microsoft certamente não é minúsculo, mas já é oferecido em um formato verdadeiramente compacto. Estamos falando de um console que mede 30,1 cm de altura e 15,1 cm de lateral na base (lembre-se que a base é quadrada). Embora mais largo que um PS5, é vários centímetros mais baixo e raso (mesmo comparado ao modelo fino).
Uma redução adicional no tamanho pode ser útil em alguns casos, mas no geral não parece que o Xbox Series X precise seriamente ficar menor para se tornar mais interessante. Em vez disso, um formato completamente diferente pode ser mais útil para alguns, de modo a mudar a aparência do console e atualizar sua imagem que, admitamos, é um pouco anônima.
Ou ainda poderia ser mais interessante trabalhar no Xbox Series S que já tem a vantagem de ser muito pequeno, mas pode se tornar tão fino a ponto de ser verdadeiramente perfeito como um laptop com suporte a tela xScreen (que recentemente obteve a licença oficial da Microsoft ). Um Xbox Series S(lim) provavelmente seria o sonho de quem viaja muito e deseja o poder do console que pode ser facilmente movido por um preço muito mais baixo do que um laptop para jogos.
Obviamente também gostaríamos de um preço mais baixo para os modelos Slim, mas provavelmente é pedir muito. O que você acha disso?