Xbox Series X oferecerá melhor taxa de transferência de E/S do que o Playstation 5

Assim, você pode conectar os cartões de armazenamento no Xbox Series X.

Quando a Microsoft voltou a demonstrar o Xbox Series X em março deste ano, mencionou que a nova tecnologia Xbox Velocity Architecture trará recursos nunca antes vistos ao console do Xbox Series X. A arquitetura Xbox Velocity consiste em quatro componentes: um NVMe SSD personalizado, um bloco de descompactação de hardware dedicado, a nova API DirectStorage e o Sampler Feedback Streaming (SFS). Esses componentes juntos melhoram a memória disponível e o fluxo de ativos para desenvolvedores.

No início desta semana, a Microsoft explicou esses quatro componentes em detalhes. O Sampler Feedback Streaming (SFS) é o principal componente que permitirá ao Xbox Series X oferecer uma taxa de transferência de E/S melhor que a Sony com o SSD do PS5. Encontre os detalhes abaixo.

Especificações de armazenamento:

O Xbox Series X incluirá um SSD NVME de 1 TB, fornecendo 2,4 GB/s de taxa de transferência de E/S bruta.

O PS5 incluirá um SSD NVME de 825 GB, oferecendo 5,5 GB/s de taxa de transferência de E/S bruta.

Como você pode ver nos números acima, o SSD PS5 é mais rápido que o SSD do Xbox Series X. No papel, não há qualquer dúvida sobre isso. Mas a eficiência fornecida pela tecnologia Sampler Feedback Streaming permitirá que os desenvolvedores de jogos desfrutem de melhor taxa de transferência de E/S no Xbox Series X.

Para que você possa entender na prática, vamos tomar um exemplo. Considere um jogo que queira carregar 20 GB de dados. Teremos as seguintes situações:

  • O Sony PS5 SSD levará 3,63 segundos para carregar os dados.
  • Teoricamente, o SSD do Xbox Series X levará 8,33 segundos para carregar a mesma quantidade de dados. Mas, graças ao SFS, dados completos de 20 GB não precisam ser carregados, apenas 8 GB são necessários. Portanto, o SSD do Xbox Series X carregará os dados de 8 GB em 3,3 segundos.

Embora o Xbox Series X carregue 2,5 vezes menos dados quando comparado ao Sony PS5, os jogadores terão a mesma experiência visual em suas telas. Se você quiser conhecer os detalhes técnicos do Sampler Feedback Streaming, confira a explicação oferecida pela Microsoft abaixo.

O Sampler Feedback Streaming é uma inovação totalmente sem precedentes, construída sobre todos os outros avanços da arquitetura Xbox Velocity. As texturas do jogo são otimizadas em diferentes níveis de detalhes e resolução, chamados mipmaps, e podem ser usadas durante a renderização com base na distância ou distância do objeto do jogador. À medida que um objeto se aproxima do jogador, a resolução da textura deve aumentar para fornecer os detalhes nítidos e os visuais esperados pelos jogadores. No entanto, esses mipmaps maiores requerem uma quantidade significativa de memória em comparação com os mips de menor resolução que podem ser usados ​​se o objeto estiver mais distante na cena. Hoje, os desenvolvedores devem carregar um nível mip inteiro na memória, mesmo nos casos em que apenas podem amostrar uma porção muito pequena da textura geral. Por meio de hardware especializado adicionado ao Xbox One X, conseguimos analisar o uso da memória de textura pela GPU e descobrimos que a GPU geralmente acessa menos de 1/3 dos dados de textura necessários para serem carregados na memória. Uma única cena geralmente inclui milhares de texturas diferentes, resultando em uma perda significativa na memória efetiva e na utilização da largura de banda de E/S devido ao uso ineficiente. Com esse insight, fomos capazes de criar e adicionar novos recursos à GPU do Xbox Series X, o que permite carregar apenas as sub-partes de um nível mip na memória, sob demanda, bem a tempo de quando a GPU exigir os dados. Essa inovação resulta em aproximadamente 2,5x o rendimento efetivo de E/S e o uso de memória acima e além dos recursos de hardware bruto, em média. O SFS fornece um multiplicador eficaz na memória do sistema disponível e na largura de banda de E/S.

Sempre acompanhe o Windows Club para não perder nada da próxima geração de consoles do Xbox, a cade dia que passa mais notícias surgem e se você for fã de jogos é altamente interessante que esteja bem informado. Nos siga nas redes sociais.

O que vocês acham?

Fonte: Xbox

153 comments on “Xbox Series X oferecerá melhor taxa de transferência de E/S do que o Playstation 5

  1. Em mais uma geração os sonistas vão pagar mais caro pela pior versão dos jogos, sem jogos diversificados, sem coop sem multiplayer, retrocompatibilidade capada e com a psn caindo…

  2. Microsoft quer encerrar sua jornada no ramo dos consoles de forma digna, ao menos. Está investindo pesado no que será seu último console. Tomara que esse monstro 2.0 dure mais que 2 anos, ao contrário do 1.0, o finado Xbox one X.

    1. Ps5 carroça , parece uma tartaruga ,console lento e fraco . Xbox dando surra na Sony em todos os aspectos .

      Enquanto uns vão jogar moranguinho, playroom, ratch and clank, suckboy, dinossauro LGBT no ps5, pessoal que optar pelo series X vai jogar jogos nível halo infinite, hellblade 2 .

      Indie station 5 vai virar uma Nintendo com jogos indie assoprando controle

    2. Alguém mais informado que eu me corrige se eu estiver errado nas datas por favor.

      Ps4 pro lançado final de 2016, vamos contar como 2017, encerrado em julho de 2020 pela Sony que não vai lançar mais jogos pra ele, pouco mais de 3 anos
      Xbox one x lançado no final de 2017, vamos contar como 2018, vai receber jogo até 2022 pelo menos, pouco mais de 4 anos, se for isso mesmo realmente é mais uma vergonha pra Sony, finado ps4 pro 4k fake

  3. Por isso a microsoft sempre esteve tranquila.

    sony fez até overclock no SSD, overclock que dificilmente será atingido.

      1. Convenhamos : a última geração foi uma bosta pras 3 grandes empresas de games. WiiU, XONE, 3DS, Vita, PS4. Quem teve as plataformas e comparou com o antecessor manja pessoalmente como que foi pior. Lembra das notícias comparando os jogos da geração anterior com a atual, mostrando que não teve nenhum salto significativo? O maior salto desses daí foi o WiiU.

    1. Se for esperar pela mídia especializada é bom refazer as contas dessa tabela que virá desinformando a realidade, para o lado da Sony como sempre.

  4. PS5 é uma carroça em todos os aspectos.
    Soltaram mais uma que a Sony mentiu sobre o PS5 ser RDNA 2, ele é nada mais que RDNA 1 melhorado.

  5. Acho que tudo depende da facilidade em usar as ferramentas do SX.. Não adianta ele ter tudo isso, aí vem um dev preguiçoso e não usa, no final a diferença vai ser os valores brutos, 2,4 vs 5..
    Mas de qualquer forma essa briga de SSD é meio sem sentido.. Provavelmente nenhum jogo vai usar os maximos de ambas as plataformas pq os jogos ainda tem que funcionar no PC sem compressão e todo esse hardware embutido

    1. Na verdade não precisa isso é programação de baixo nível , quem faz é a própria IA do console , desenvolvedor não precisa se preocupar

  6. A Microsoft tem um hardware equilibrado e com “poder” consistente, toda vez que o dev precisar ele vai saber como fazer pois não será algo variável.

    PS5 pode até vender mais pelo nome porém é uma máquina que a princípio é ridícula e só mudou por causa do Xbox do contrário seria ainda PIOR.

    Sonystas agradeçam a Microsoft por mostrar para a Sony como se faz um console.

    1. A base sonysta e seu rage obriga os Dev’s a diminuir a diferença entre os consoles e trabalhar mais no console problemático só para defender os erros e safadezas da mamãe Sony.

      1. Será impossível dessa vez, acredito que ninguém vá se limitar a criar algo porque a Sony fez merda.

        É como diz o Brambz, #Not2013.

        1. As devs japonesas ainda vão nivelar pro PSSD5, assim como a Capcom fez com RE2R e RE3R, fazendo a princípio o melhor port pro fraco PS4 Pró, mas as demais já não garanto, quero ver Cyberpunk pesadíssimo rodando no Series X e no PSSD5 ??

  7. Dev diz para diminuírem as expectativas com o ‘PS5’ mas que o ‘Xbox Series X’ é um monstro

    PS5 dará mais trabalho para alcançar o mesmo nível de fidelidade da concorrêcia, diz ele.

    A desenvolvedora Dynamic Voltage Games recentemente comentou em seu Twitter pessoal a respeito dos novos consoles que serão lançados no final deste ano, o PS5 e Xbox Series X.

    Recentemente a desenvolvedora avisou aos fãs para diminuírem suas expectativas quanto ao PS5 e seu SSD, o que acarretou em alguns comentários negativos dos fãs, ao que ela respondeu:

    FUI CHAMADO DE F@NBOY DO XBOX POR TENTAR MODERAR AS EXPECTATIVAS QUANTO AO PS5. EU AVISEI CONTRA ACREDITAR QUE OS TEMPOS DE CARREGAMENTO SERIAM COISA DO PASSADO. AGORA QUE O VAZAMENTO DE JOGOS ME PROVOU CERTO, DEIXE-ME TAMBÉM DIZER O SEGUINTE: NÃO É PRECISO MODERAR SUAS EXPECTATIVAS COM O XBOX SERIES X. ELE É UM MONSTRO.

    Por causa de seu comentário, os usuários no Twitter começaram a tirar sarro da desenvolvedora, afirmando que ela fazia “jogos de peixinhos”. Ela disse:

    VIU, SÃO COISAS ASSIM. POR QUE ESTOU SENDO RESPONSABILIZADO PELOS DESIGNS BIZARROS DE HARDWARE DA SONY? EU NÃO CRIEI ELE. SE VOCÊ ESTÁ CHATEADO, RECLAME COM A SONY. NÃO SEI POR QUE OS FÃS DO PLAYSTATION SENTEM A NECESSIDADE DE TROLLAR MEUS JOGOS.

    QUANDO FALO SOBRE OS PROBLEMAS QUE TENHO COM O HARDWARE DO PS5 – AS PESSOAS FICAM COM RAIVA. QUANDO DIGO QUE O PS5 VENDERÁ MAIS QUE O XBOX SERIES X – NINGUÉM FICA BRAVO. ISSO DIZ MUITO SOBRE A BASE DE FÃS DE CADA CONSOLE.

    Quanto aos problemas em desenvolver para o PS5, a desenvolvedora diz que será necessário um trabalho extra para alcançar o mesmo nível de fidelidade que a competição e só irá valer a pena se o PS5 foi mais barato.

    O PS5 PEDE AOS DESENVOLVEDORES QUE FAÇAM COISAS A QUE NÃO ESTÃO ACOSTUMADOS A FIM DE ALCANÇAR O MESMO NÍVEL DE FIDELIDADE DA CONCORRÊNCIA. ISSO NÃO É UM PROBLEMA SE O PS5 FOR MAIS BARATO QUE A CONCORRÊNCIA. PORTANTO, NÃO VOLTAREI A FALAR SOBRE O PS5 ATÉ TERMOS OS PREÇOS.

      1. Para vc ver né meu companheiro a quantidade de crianças choronas são os fãs da Sony. Não aguentam ler a verdade sobre o Console remendado da Sony. Começam o mimimi.

        1. Espero que seja um jogão. Diferente de iludir pessoas dizendo que o SSDStation5 é mais rápido pra vender consoles. Enquanto que na prática será pior.

        2. Se a desenvolvedora de jogo de “peixinho” está sentindo a diferença, imagina para aqueles que produzem AAA.

          PS5 perde em tudo. Será um desastre para os sonystas que arrotavam poder na atual geração, e agora vão passar uma GERAÇÃO INTEIRA (7 anos) jogando as piores versões dos jogos.

          1. The last of us e ghost of tetsushima. X box one X ta morto. O “monstro”ta morto

    1. Esses trechos aqui são a maior prova da doença que são os fanboys da Sony:

      VIU, SÃO COISAS ASSIM. POR QUE ESTOU SENDO RESPONSABILIZADO PELOS DESIGNS BIZARROS DE HARDWARE DA SONY? EU NÃO CRIEI ELE. SE VOCÊ ESTÁ CHATEADO, RECLAME COM A SONY. NÃO SEI POR QUE OS FÃS DO PLAYSTATION SENTEM A NECESSIDADE DE TROLLAR MEUS JOGOS.

      QUANDO FALO SOBRE OS PROBLEMAS QUE TENHO COM O HARDWARE DO PS5 – AS PESSOAS FICAM COM RAIVA. QUANDO DIGO QUE O PS5 VENDERÁ MAIS QUE O XBOX SERIES X – NINGUÉM FICA BRAVO. ISSO DIZ MUITO SOBRE A BASE DE FÃS DE CADA CONSOLE.

      1. Um hardware pior vendendo mais? Ok, tudo bem.
        Fatos sobre a arquitetura do PS5? Vamos acabar com sua reputação, prejudicar a vendas dos seus jogos, vamos destruir você.

    2. Colega eu acho muito difícil XSX ser mais barato que o Pssd5….mas ai se isso acontecer. Não haverá uma, UMA justificativa sequer para defender a torradeira. Só ficar na espera da criatividade da mídia e YouTubers gamers em carregar o pesadíssimo pssd5 nas costas.

  8. Ontem o detonando gueek deu uma bela explicação sobre o velocity, segundo eles mesmo com isso o PS5 ainda será mais rápido porém o gpu do xbox fará muito mais diferença devido a quantidade de Cus e que o óbvio é certo xbox terá melhor resolução e fps e ps5 terá loadings menores.

          1. Ah sim, cara teria de ser pelo menos uns 15 segundos de vantagem para considerarem isso uma vitória pois apenas 1 ou 2 segundos são quase imperceptíveis.

      1. Acho que é cedo pra saber, pra mim logico que prefiro um desempenho melhor, ma acho que como o xbox vai usar ssd moderno também e tecnologia de software pra compensar deve igualar um pouco a ponto de não fazer diferença no loading, imagino que ps5 tenha loadings de 10 a 15 segundos e xbox algo em torno de 15 a 25 pra iniciar o jogo e ambos não devem ter praticamente nenhum loading in game, se for isso a preferencia por desempenho é bem clara, lógico que depende muito de jogo a jogo.

        1. No site Adrenaline, fizeram vários testes com SSD, simulando ps5 e Series X, simulando vários cenários de jogo, e constataram pouca diferença na velocidade efetiva dos loadings, apenas alguns poucos segundos entre um e outro, variando de jogo pra jogo.

          1. Esse teste nem tem como sem feito, justamente por causa da tecnologia que não existe no pc que estão no X

    1. Mas ele explicou errado falando que Xbox vai deixar 100GB do ssd separado para esse cash ,não tem lugar nenhum que diz isso nem no Xbox wire foi dito isso , nem sei de onde ele tirou isso que terá 100GB do ssd separado para cash

      1. tem um pedaço da explicação da Ms que menciona “. Isso desbloqueará novos recursos nunca antes vistos no desenvolvimento do console, permitindo que 100 GB de ativos do jogo sejam instantaneamente acessíveis pelo desenvolvedor”, ele deve ter alguma base pra falar, não iria montar a explicação sem estudar o processo.

        1. Base nenhum a para afirmar que Microsoft vai tirar 100GB do ssd para usar de cash.

          Esse texto pelo que entendi é que o pode acessar ate 100GB instantaneamente direto da pasta do jogo , disso já vai estar na instalação do jogo , não acho que o ssd vai tirar mais 100GB do tamanho ele para ficar fazendo cash , pq a maioria dos jogos nem 100GB tem , ai vai ficar perdendo ssd atoa ? A não ser que a micorosfttenha colocado 1.1tb em vez de 1tb

          1. Na pasta do jogo ele estará compactado, nesses 100 gb os dados estarão descompactados e sendo acessados diretamente pela gpu sem esforço da cpu, não usando a memória ram pra fazer a descompactação, dai vem a melhoria na velocidade, basicamente se vc está no capitulo 10 de um jogo o 11 já está pronto pra usar sem carregar de novo, se vc está numa parte do mundo aberto o restante do mundo também já estará carregado.

        2. Esses 100Gb são os próprios arquivos do jogo.. Não tem sentido ter que grava em um lugar separado antes de usa, senão não seria “instantâneo”..
          Pelas explicações do sfs, o jogo tá lá rodando, aí se vc anda pra frente e a GPU entende q e precisa de uma textura mais detalhada daquele objeto, o sistema vai buscar no SSD e entrega na memória, aí no próximo frame a GPU já tem a textura atualizada.. Isso é o “instantâneo”

    2. Sim, a MS colocou um SSD que ela julga ser suficiente para entregar o que os desenvolvedores pretendem para a próxima geração de jogos, e convenhamos, 4,8 ghz descompactado é uma velocidade muito, muito alta.

      O Hardware como um todo parece ser realmente mais poderoso que o ps5, como já podemos ver indícios em jogos como Far Cry 6, que irá rodar em 4k Ultra HD no Series X mas nada foi garantido no Ps5. Então dá pra especularmos que para o ps5 oferecer um desempenho equivalente em jogos multiplataformas, com Ray Tracing e tudo,terão que descer bastante a resolução. Mas vamos aguardar o decorrer dos meses.

    3. Sim, a MS colocou um SSD que ela julga ser suficiente para entregar o que os desenvolvedores pretendem para a próxima geração de jogos, e convenhamos, 4,8 ghz descompactado é uma velocidade muito, muito alta.

      O Hardware como um todo parece ser realmente mais poderoso que o ps5, como já podemos ver indícios em jogos como Far Cry 6, que irá rodar em 4k Ultra HD no Series X mas nada foi garantido no Ps5. Então dá pra especularmos que para o ps5 oferecer um desempenho equivalente em jogos multiplataformas, com Ray Tracing e tudo,terão que descer bastante a resolução. Mas vamos aguardar o decorrer dos meses.

  9. Nos números, não parece haver dúvidas quanto ao SSD do ps5 ser mais veloz. Contudo, o Xbox se sobressai na gestão de uso dos dados e outras inovações, o que não surpreende, já que a MS é uma empresa de software, além de possuir a melhor equipe de engenharia de produto do mundo voltado pra games, como prova o Xbox One X e o próprio Series X.

  10. Já estou até vendo a hipocrisia sonysta, dos raters da Microsoft fazendo comparativo de carregamento e dizendo que frações de alguns segundos faz uma diferença extratosférica em um jogo e ao mesmo tempo dizerem que gráficos e resoluções não importa, o que importa é a diversão.

  11. Tá dando do da turma na SSD Vício.
    Ayrton Sena fez um textão onde a cada linha ele se contradiz e da uma passada de pano
    Kkkkkkkkkkk

    1. Esse cara e o tal do teledo( tolete de bosta) são os mais fanáticos doentes que já vi, os caras conseguem criar até equações interdimensionais para tentar provar alguma vantagem do fraco PS5.

  12. Guerra de consoles acabou xbox já venceu o PlayStation agora só é defendido por youtuberzinho caça clics e colunistinha também caça clics o melhor para o consumidor é o xbox isso é um fato.

      1. Não tem problema negar a realidade ante uma notícia dessas, entendemos o que vc tá passando e fique tranquilo pra levar o tempo que precisar pra aceitar a realidade. Abraços e desejo forças tbm

          1. Um jogo odiado pelos próprios fãs e outro que ainda irá tentar se vender…. Xbox série X está chegando, se segura.

          2. Tão bom que tá cheio de bugs com uma história horrível, já deu o toba por café hj?
            Ghost of Tsushima, não era esse que viria com gráficos ultra realistas? Tá sendo detonado por geral na internet ! De realista não tem nada, só mais um jogo com gráficos genéricos.
            One X vai rodar Far Cry em 4k, e o ps5? Kkkkkk

          3. Como um cara que nem console tem vai mostrar uma ID??????
            Não adianta discutir com a poneyada, deixa eles falando sozinhos que depois de um tempo correm para as montanhas.

          4. Quando chegar nos 200 milhões do Minecraft e entrar pro Hall da Fama você comenta aqui de novo…

  13. Os consoles da MS sempre foram baseados em tecnologia, não em “magia”, eu já achava o que tinham feito com a construção do One X algo primoroso, o que ela fez com esse Series X, tudo pensado nos mínimos detalhes, tendo o melhor em Hardware sendo lapidado e otimizado ao extremo com Software é algo de se aplaudir de pé.

  14. Pqp, os consoles nem foram lançados e a narrativa do SSD do PS5 já caiu por terra. Pior, o SSD do PS5 é customizado especificamente para o console. Não vai haver a opção de comprar SSD de outra marca para o PS5.

    1. Acho que nem mesmo os exclusivos vão ser capazes de explorar toda essa velocidade, PS5 vai ser o típico “Doritão”, sabes aqueles bombados na parte de cima do corpo mas com pernas de flamingo?, Então, no PS5 vai ser o contrário, pernas bombadas com chassi de frango.

  15. No load inicial dos jogos provavelmente o PS5 1440p vai ganhar, mas os loads durante o jogo, acredito que o Serie X tenha um desempenho equivalente, porem com maior resolução, melhores texturas, melhor iluminação, melhor ray trancing, melhor frame rate e etc.

  16. Que desespero da comunidade tóxica verdinha. X box X= morto,sem jogos e descontinuado. Ps4 base = the last of us e ghost of tetsushima

  17. Xbox é imbatível. A Microsoft desenvolve e patenteia novas tecnologias apresentando desempenhos consideravelmente melhores do que há disponível e aplica exclusivamente nos seus consoles e abre essas tecnologias para parceiros que entregarão tais inovações tecnologicas para PCs e servidores, onde a Microsoft ganhará com royalties.

    Esse pessoal é brilhante… Não é por nada que vale mais de um trilhão de dólares.

  18. Sabe quando a Sony vai colocar os jogos multiplataforma rodando no seu SSD mágico? NUNCA. Pq ela sabe que se fizer, no primeiro jogo que colocar, a galera vai fazer as comparações com o XSX e veremos a vdd. Ela sabe que vai dar ruim para ela. Vai vendo… Aguardando dia 23.

  19. Nos números, não parece haver dúvidas quanto ao SSD do ps5 ser mais veloz. Contudo, o Xbox se sobressai na gestão de uso dos dados e outras inovações, o que não surpreende, já que a MS é uma empresa de software, além de possuir a melhor equipe de engenharia de produto do mundo voltado pra games, como prova o Xbox One X e o próprio Series X.

    1. Sim, as melhores inovações tecnologicas estão todas com o Xbox. Quero ver quanto vai custar essas portas USB 3.4 que serão colocadas no ps5.

  20. Ou seja. No quesito velocidade Sony tentou usar pura força bruta com as tecnologias que já temos disponiveis. Já o Xbox foi mais inteligente e buscou um jeito de tornar a transferencia de dados mais inteligente e eficiente. Basicamente “criou” uma nova tecnologia, um novo modo de fazer as coisas.
    Estratégias diferentes, mas palmas pra os dois. Embora a do Xbox com certeza seja mais barata

  21. Na minha opinião Jorge, Xbox Series X talvez oferecerá melhor taxa de transferência de E/S não do que o Playstation 5 não. Na minha opinião. Ok Jorge.

  22. O argumento do “SSD Mágico” cai por terra no momento em que Geoff Keighley jogando Astro’s Playroom demonstrando as funcionalidades do controle, em um parte do jogo aparece um loading descarado, detalhe: o jogo EXCLUSIVO já vem pré-instalado no console, ou seja o SSD não tem nada de milagroso, ele não irá compensar a diferença de poder do Serie’s X, ele é o único diferencial que a Sony tem em mãos pra fazer marketing em cima do console.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *