O Xbox Series X e Series S agora poderão tirar proveito da tecnologia AMD FidelityFX, anunciada que já está ativa nos consoles da Microsoft durante o evento Gamestack Live a ser realizado em 20 e 21 de abril de 2021, mas do qual algumas notícias interessantes já surgiram frente do desenvolvimento que será mostrado com mais detalhes posteriormente.
Em particular, entre as grandes introduções que surgiram durante o teaser demonstrado no evento está a ativação da tecnologia FidelityFX, que já vimos presente nas novas GPUs para PC da AMD e capaz de trazer uma série de soluções tecnológicas para melhorar a renderização gráfica dos jogos com menos esforço, mesmo pelos desenvolvedores.
As novas ferramentas FidelityFX incluem uma série de melhorias que podem ser usadas por software houses que trabalham no Xbox Series X|S, em particular as seguintes ferramentas:
- Nitidez adaptativa de contraste
- Oclusão de ambiente
- Sombreamento Variável
- Reflexões do espaço da tela
- Denoiser
- Mapeador HDR
- Downsampler
- Parallel Sort
Essas soluções já são amplamente conhecidas, mas fazem parte de um pacote de ferramentas incluídas na tecnologia FidelityFX integrada, totalmente suportada pela arquitetura oficial RDNA 2 do Xbox Series X e Series S.
? Attention gamers ?@AMD FidelityFX is here for Xbox Series X|S! Developers can now offer the incredible visuals and platform-specific benefits FidelityFX already delivers on over 40 PC games.
Learn more in our blog recapping all things #GameStackLive.
— AMD Gaming (@AMDGaming) April 20, 2021
Entre estas, pelo menos por enquanto, a nova tecnologia de Super Resolution da AMD, ou a resposta ao DLSS 2.0 da Nvidia, ainda não está presente, mas é provável que ainda demore algum tempo para que seja definitivamente estabelecida. Agora esperamos que a partir de agora os desenvolvedores já usem isso para que os resultados apareçam em seus futuros jogos.