A Microsoft foi… inteligente, este ano, para dizer o mínimo, no que diz respeito à forma como atuou no The Game Awards. Sim, eles ganharam alguns prêmios, mas antes do show, a grande polêmica era sobre seu megalançamento Starfield não ter garantido mais do que uma única indicação, Melhor RPG, que acabou nas mãos de Baldur’s Gate 3.
Muitos acreditaram que todo os ódio destilado para Starfield fizesse com que a Microsoft fosse apagada este ano, mas se você acreditou nisso, certamente se enganou.
No entanto, a Microsoft se inclinou para a atração “principal” do show de Geoff Keighley, o fato de que ele se tornou mais ou menos a “E3 de fim de ano”. Bem, na verdade é a única E3 agora, dado o fim do evento no meio do ano, e os editores, Xbox e PlayStation apenas fazendo seus próprios showcases.
Então, a Microsoft planejou isso bem. Eles ganharam alguns prêmios, Hi-Fi Rush por design de som, Forza Motorsport por Jogo de Esporte/Corrida e Acessibilidade. Mas o que eles também fizeram foi divulgar grandes anúncios e revelações centrados no Xbox durante todo o show. O Playstation não levou qualquer prêmio este ano, nada!
Tivemos:
- Uma ótima visão de Hellblade 2, que será lançado no próximo ano, e a (segunda melhor) performance musical do show, impressionante para chegar a um jogo que nem tinha data de lançamento, então a coisa toda serviu essencialmente como robustos 10 minutos anúncio do projeto, muito acima e além da maioria dos outros jogos apresentados fora, é claro, do OD de Hideo Kojima.
- E, claro, o OD de Kojima é um projeto que ele está fazendo em colaboração com a Microsoft. Essa parte foi um pouco encoberta, mas mesmo que não tenhamos visto muito disso e tenha sido principalmente um festival de amor Kojima/Keighley/Peele, é um grande negócio que a Microsoft esteja fazendo isso com ele, e entre isso e Hellblade isso é o que, tipo 20 minutos pelo menos apenas para esses projetos?
- Um dos maiores anúncios do evento foi que Arkane estava fazendo um jogo licenciado da Marvel, Blade, um empreendimento em terceira pessoa que estreou com um trailer atraente e um conceito básico que todos parecem concordar. Mesmo que houvesse alguma estranheza sobre o Xbox não dizer que era exclusivo do Xbox, todos esperam que seja, e pessoas de dentro estão dizendo que é. São os criadores do aclamado Deathloop.
- Baldur’s Gate 3 foi lançado no Xbox após sua vitória no GOTY. Apesar de nenhuma indicação ao GOTY, a Microsoft ainda conseguiu se unir ao próprio GOTY ao finalmente lançar Baldur’s Gate 3 no Xbox na noite em que ganhou.
Xbox silenciosamente 'ganhou' o The Game Awards com o PlayStation sumindo do palcohttps://t.co/6n2erqH93P pic.twitter.com/1uvzbpQJtW
— WinClub Games (@WindowsClubBr) December 9, 2023
A Microsoft jogou bem, e a Sony não foi tão boa neste ano, quando no passado já recebeu prêmios. Não foi assim em 2023. A maior história da Sony é provavelmente que o Spider-Man 2, apesar de ter sido indicado a sete prêmios, perdeu todos eles. Não acho que isso seja um reflexo do jogo, mas sim da lista de indicados incrivelmente empilhada deste ano, mas aconteceu mesmo assim.
Em termos de vitórias reais, dado que Alan Wake 2 e Baldur’s Gate varreram tantas categorias, foi difícil extrair muita coisa. O FFXVI exclusivo da Sony da Square Enix ganhou a melhor pontuação (uma categoria que foi ignorada por Geoff). The Last of Us ganhou o prêmio de Melhor Adaptação para série – e não estamos falando de jogo aqui.
A única megafranquia exclusiva da Sony apresentada foi God of War Valhalla, que por um minuto pareceu talvez uma expansão da história, mas em vez disso é um modo de combate roguelike gratuito que será lançado em breve. Interessante, talvez, mas não grande coisa. E, além disso, o ator de God of War, Christopher Judge, se viu em apuros por causa de uma piada dirigida à equipe Call of Duty (agora de propriedade da Microsoft), que não foi bem aceita em muitos círculos.
Às vezes, os cronogramas simplesmente não coincidem e você não tem muito a revelar quando a concorrência o faz. De qualquer, a Microsoft jogou bem e fez uma “mini-conferência” própria. Quem assistiu dificilmente não ficou interessado nos jogos do Xbox, e isso é bom para vender seu produto.