Xbox trabalhando na “próxima evolução da retrocompatibilidade”: isso tem a ver com os consoles da próxima geração?

A divisão Xbox da Microsoft parece estar trabalhando em algo grande quando se trata de retrocompatibilidade e “preservação ” de jogos, com base em listas de empregos e no próprio chefe de hardware do Xbox, Jason Ronald, sugerindo uma grande evolução na retrocompatibilidade, talvez em preparação para uma nova geração de consoles ou plataformas em geral.

O anúncio de emprego para engenheiro de software principal fala sobre a “ próxima evolução na compatibilidade de jogos do Xbox”, com um pedido para ajudar a “garantir o futuro da preservação de jogos”, o que parece se referir à necessidade de garantir que a biblioteca de jogos do Xbox seja mantida em um futuro próximo diante de algumas mudanças.

Considerando que, dada a tendência atual dos consoles da Microsoft, uma mudança de estratégia é geralmente esperada em um futuro próximo, as perspectivas que se abrem são muito interessantes porque parece que a empresa está pensando em algum passo evolutivo importante.

Possibilidades interessantes para o futuro do Xbox

“Seu trabalho ajudará a identificar e delinear requisitos específicos e restrições de segurança para proteger o conteúdo do jogo, criar soluções de emulação escaláveis ​​e garantir uma experiência de jogo segura e agradável para todos os jogadores”, diz a descrição do cargo publicada no site da Microsoft.

Are you passionate about game preservation? Want to tackle some of the hardest engineering problems while enabling new generations to play games from the past?

A great new role just opened up in one of my favorite teams here in Xbox.

More Details Here:
jobs.careers.microsoft.com/global/en/jo…

[image or embed]

— Jason Ronald (@jronald13.bsky.social) May 8, 2025 at 4:15 PM

“Nossas soluções tecnológicas são uma parte essencial para atingir a meta do Xbox de permitir que os jogadores joguem em qualquer dispositivo ”: esse tempo passado parece se referir a alguma mudança substancial na forma como as plataformas de jogos do Xbox serão entendidas no futuro próximo.

“Como Engenheiro de Software Principal no Xbox, você coordenará equipes para definir e implementar o sistema de segurança de jogos de retrocompatibilidade do Xbox para proteger os recursos dos jogos e melhorar a experiência dos nossos clientes”, afirma ainda. “Você colaborará com outros engenheiros de emulação para fornecer soluções de alta qualidade que não apenas protejam o conteúdo dos jogos, mas também aprimorem a experiência de instalação de jogos retrocompatíveis. Você será um colaborador fundamental para as soluções tecnológicas desenvolvidas para emular jogos antigos em plataformas modernas.”

Esta não é a primeira vez que a Microsoft demonstra grande interesse na preservação de jogos e na retrocompatibilidade, dada a criação de uma equipe específica anunciada anteriormente, mas essas declarações deram origem a várias suposições: por um lado, faz pensar na possibilidade de que a próxima geração possa ser uma espécie de híbrido PC-Xbox talvez baseado principalmente no Windows , o que exigiria um trabalho de compatibilidade para garantir que jogos antigos baseados em hardware de console ainda funcionem.

Outra teoria é que a Microsoft pode ter a intenção de mudar a arquitetura do hardware, talvez migrando para a base ARM para o tão falado Xbox portátil  outra solução que na verdade exigiria muita reformulação do software para garantir a compatibilidade com a biblioteca do Xbox.

De qualquer forma, esses são desenvolvimentos interessantes, enquanto esperamos para ver o que o futuro reserva para o hardware do Xbox. Nos últimos dias, surgiram imagens de um dispositivo ASUS ROG em colaboração com a Microsoft, mas que parece ser essencialmente um novo Ally, enquanto a próxima apresentação oficial da empresa está marcada para 8 de junho com o anual Xbox Games Showcase, mesmo que ainda pareça cedo para falar sobre novas gerações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *