Xbox: usuário se recusa a mudar gamerpic da era 360, Microsoft corrige a imagem

Uma história particular surgiu nestes dias e tudo aconteceu através do Twitter, a partir de um usuário que reclamou publicamente que seu perfil gamerpic agora está mal visto, sendo tirado da era do Xbox 360, e terminou com um engenheiro oficial do Xbox viu isso e decidiu que se importava muito, a partir daí ajustou a imagem para funcionar na nova interface.

Em si mesmo, tem pouca relevância pública, mas a maneira como o problema se desenvolveu é, sem dúvida, agradável e envolve a comunidade até que seja resolvido. O usuário Gabriel Roland iniciou a questão com o tweet abaixo: “A cada geração que passa, o Xbox tenta humilhar meu avatar fantasma do Pac-Man reduzindo-o de tamanho. Mais e mais. Eu não desisto. Comprei este gamerpic por 80 Xbox Points em 2006 e não quero que seja o melhor dólar que já gastei até que os oceanos fervam “, diz a mensagem.

O problema é que, com o aumento progressivo da resolução, as imagens antigas importadas como gamerpic para os perfis de usuário no Xbox Live tornam-se cada vez menores e invisíveis, senão oficialmente atualizadas e otimizadas para resoluções mais altas.

O que é ainda mais cômico, no entanto, é o fato de que o engenheiro do Xbox, Eden Marie, levou o assunto a sério e embarcou em um trabalho particularmente árduo para tentar adaptar a imagem aos novos padrões de interface. Marie também ilustrou no Twitter praticamente todos os passos dados para resolver o problema, começando com a compra do mesmo pacote de imagens para poder vivenciar em primeira mão, notando que agora custa 2,38 dólares.

No final de um processo longo e complexo, que também levou à descoberta de que imagens PNG usadas como imagens de jogo podem manter efeitos de transparência, bem como digressões históricas sobre alguns antecedentes no desenvolvimento da interface, como o fato de que “um longo algum tempo atrás, alguém decidiu que não importa o tamanho que você quisesse um gamerpic, no Xbox 360 ele não poderia exceder o tamanho de 72×72 pixels, com o espaço ao redor preenchido com uma versão sombreada da mesma imagem.

Eventualmente o problema foi resolvido, para a alegria de Roland que também o elogiou por nunca ter visto tanta rapidez em resolver o problema, com Marie respondendo que “ajudou muito que seu relato inicial me fizesse rir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *