A notícia dos quatro fechamentos de estúdios no Xbox continua a dominar as notícias de jogos esta semana, e vimos muitas figuras notáveis ( incluindo o chefe da Arkane Lyon) compartilhando suas idéias sobre a situação atual.
O CEO da Arrowhead Studios, desenvolvedora de Helldivers 2, por exemplo, acumulou mais de 16.000 curtidas com seu tweet ontem, no qual questionou por que a Tango Gameworks estava fechando totalmente em vez de ser vendida:
Não entendo o fechamento de @TangoGameworks, quer dizer… Por que fechar em vez de desinvestir? Certamente a equipe teria facilmente conseguido encontrar um novo lar.
I don't understand the closure of @TangoGameworks, I mean… Why close instead of divest? Surely the team would easily have been able to find a new home. 🤷♂️
— Pilestedt (@Pilestedt) May 7, 2024
Também vimos uma reação interessante do CEO da Moon Studios, Thomas Mahler, que apontou a situação como a razão pela qual sua empresa nunca vendeu para uma grande editora – usando um exemplo da EA nos anos 90 sobre por que ele sempre foi cauteloso:
“Para todos que me incomodam há anos sobre por que não permitimos que a Moon Studios fosse adquirida por uma grande editora… É por isso. Vivi os anos 90 e vi o que aconteceu quando estúdios menores foram adquiridos pela EA. Nunca mais.”
I've been in the industry long enough now to have seen how things unfold from both sides and I'm honestly not a fan of the outrage culture we've created these days.
Hear me out for a second. I know it's of little comfort for people who have lost their jobs today, but I think…
— thomasmahler (@thomasmahler) May 8, 2024
No entanto, Mahler também alertou que pode ter havido “negociações internas por um tempo que explicariam razoavelmente esta situação”, e que ele “raramente viu decisões sendo tomadas nessa escala que simplesmente não fizessem absolutamente nenhum sentido”.
“Pode muito bem ser que a Microsoft já tenha tido discussões anteriores com estes estúdios e tenham sido tomadas decisões para fechar estes estúdios, a fim de permitir que se reformem de uma forma mais eficiente, apenas para depois fazer acordos com estes novos empreendimentos novamente.”
“Vejamos o Tango Gameworks, por exemplo. Eles acabaram de criar o excelente Hi-Fi Rush, que todos adoraram. E talvez a maneira de fazer mais dessas coisas seja aquela equipe principal formar um novo empreendimento para que possam se concentrar em fazer mais do que isso, mas não dentro da configuração – provavelmente inchada – que eles tinham antes.”
Seja qual for o caso, há claramente muitas opiniões fortes circulando sobre a recente lista de fechamentos de estúdios do Xbox no momento, e todos, compreensivelmente, parecem muito decepcionados com as notícias desta semana.
Pode demorar um pouco, mas esperamos que surjam mais informações sobre exatamente por que o Xbox tomou essas decisões.