A Microsoft está trazendo aplicativos Android para o Windows 11. A gigante do software revelou sua surpreendente adição ao Windows 11 durante seu evento especial do Windows hoje. Os aplicativos Android serão executados nativamente no Windows 11 e poderão ser baixados da nova loja do Windows incluída no sistema operacional.
A Microsoft diz que está usando a Appstore da Amazon para trazer aplicativos Android para o Windows 11. Os aplicativos serão listados na nova loja do Windows, e a Microsoft também está fazendo parceria com a Intel para usar sua tecnologia Intel Bridge para tornar isso uma realidade. Os aplicativos Android no Windows 11 podem ser fixados na barra de tarefas ou ajustados junto com os aplicativos tradicionais do Windows.
Os aplicativos Android no Windows 11 são uma resposta óbvia ao progresso da Apple com seus chips M1 e aplicativos iOS rodando no macOS. Embora existam muitos equivalentes da web para aplicativos móveis, eles geralmente são sem brilho, e certos aplicativos como Snapchat, Ring, Venmo, Roomba e a maioria dos aplicativos de automação residencial não estão disponíveis na web.
A Microsoft demonstrou aplicativos como o TikTok rodando no Windows 11 hoje. A loja do Windows que a Microsoft mostrou lista Ring, Yahoo, Uber e outros, então provavelmente veremos acesso total à Appstore da Amazon. Não está imediatamente claro quantos dispositivos existentes oferecerão suporte a aplicativos Android com Windows 11, pois o hardware precisará oferecer suporte à tecnologia Intel Bridge.
Este anúncio surpresa segue os planos originais da Microsoft de permitir que os desenvolvedores do Windows retrabalhem seus aplicativos Android existentes para Windows em 2015. A Microsoft vem brincando com a ideia de executar aplicativos Android no Windows nativamente há anos, e a empresa tem experimentado a ideia de listar os aplicativos Android na Windows Store antes do lançamento do Windows 10.
A integração do aplicativo Android diretamente no Windows é uma mudança significativa, especialmente porque a empresa tem preferido o aplicativo “Your Phone” como o método para preencher a lacuna entre o Android e o Windows. A Microsoft vem adotando o Android como a versão móvel do Windows há anos, e agora esses mesmos aplicativos móveis serão executados diretamente no Windows 11.