A Activision Blizzard compartilhou um comunicado de imprensa para o encerramento de seu ano fiscal, evitando a teleconferência usual e a apresentação de resultados que normalmente veríamos ao lado dessa publicação, provavelmente devido à sua aquisição iminente pelas mãos da Microsoft, caso a FTC dê sua bênção.
Isso significa que não teremos a cor usual sobre quais jogos publicados pela Activision Blizzard estão subindo, ou ouviremos qualquer brincadeira de investidores e executivos sobre os planos futuros da empresa e pensamentos sobre eventos atuais durante uma sessão de perguntas e respostas.
Pelo menos a partir das informações divulgadas, sabemos que os usuários ativos mensais em toda a empresa chegaram a 371 milhões no período de três meses encerrado em 31 de dezembro de 2021, ligeiramente abaixo dos 397 milhões do quarto trimestre de 2020. Esses 371 milhões de usuários estão divididos entre os 240 milhões da King, os 107 milhões da Activision e os 24 milhões da Blizzard.
No entanto, ainda podemos dar uma olhada nas receitas trimestrais e anuais da empresa, reservas líquidas e lucro. Provavelmente veremos mais alguns no próximo ano, já que a Activision Blizzard atualmente espera que o grande acordo da Microsoft seja fechado mais perto de 30 de junho de 2023, que é o final do ano fiscal da Microsoft.
No aqui e agora, o quarto trimestre da Activision Blizzard viu a empresa gerar US$ 2,16 bilhões em receita líquida, abaixo dos US$ 2,41 bilhões de 2020. Mais abaixo no balanço patrimonial, isso equivale a cerca de US$ 682 milhões em receita operacional, acima dos US$ 594 milhões de 2020.
Para o ano inteiro, a Activision Blizzard registrou US$ 8,8 bilhões em receita líquida para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2021, acima de aprox. US$ 8,09 bilhões no ano anterior. Resumindo um pouco, US$ 7,66 bilhões dessa receita líquida geral vieram puramente de fontes digitais.
Em termos de reservas líquidas, que incluem receita menos certos adiamentos em torno de “taxas de licença, mercadorias e incentivos de editores, entre outros”, bem como alguns produtos como DLC e microtransações, chegaram a US$ 8,35 bilhões, abaixo dos US$ 8,42 bilhões de 2020. Especificamente, US$ 1,14 bilhão em reservas líquidas vieram apenas de transações no jogo, abaixo dos US$ 1,32 bilhão do ano anterior.
Para o lucro operacional do ano inteiro, a Activision Blizzard viu um aumento. Para 2021, registrou US$ 3,26 bilhões em receita operacional, acima dos US$ 2,73 bilhões de 2020.
Here's a fun thought experiment (for me):
Microsoft Gaming (Xbox) revenue in 2021 was $16.28 billion.
Activision Blizzard revenue in 2021 was $8.80 billion.
If you were to theoretically add them together, you get $25.08 billion.
But that's not the full story, see next tweet: pic.twitter.com/K6IZNeYLEw
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) February 3, 2022
Aparentemente, o jogo da grande franquia deste ano não conseguiu fazer melhor do que Call of Duty: Black Ops Cold War no lançamento, pelo menos no que diz respeito às vendas “premium”, confirmando assim uma queda na tendência da série no mercado, mas isso não incomodar muito as contas da empresa, ao que parece.
Outros detalhes:
- A Activision confirmou que o Call of Duty deste ano está a cargo da Infinity Ward.
- A Blizzard está trabalhando em novos conteúdos para Warcraft, Overwatch 2 e Diablo IV, bem como uma nova marca (provavelmente o novo jogo de sobrevivência que anunciamos).
- No entanto, a Activision Blizzard gerou uma margem operacional de 32% para o trimestre e 37% para todo o ano civil.
- Os resultados foram, portanto, impulsionados por outros fatores, entre os quais são citados os bons resultados de Diablo 2 Resurrected e o excelente desempenho ainda registrado por Call of Duty Mobile, o verdadeiro motor da economia da Activision Blizzard com mais de 1 bilhão de dólares gastos pelos usuários durante 2021 no jogo para iOS e Android.
- Lembre-se que apesar das vendas mais “fracas” Call of Duty: Vanguard, ainda é o jogo mais vendido no ano.
Dos três grandes – entre Activision, Blizzard e King – a Blizzard foi a que teve menos dinheiro, tanto em termos de receita quanto de lucro operacional. De acordo com o relatório, a Activision sozinha gerou US$ 3,48 bilhões em receita líquida e US$ 1,67 bilhão em receita operacional, King registrou US$ 2,58 bilhões em receita líquida e US$ 3,5 bilhões em receita operacional, e a Blizzard teve US$ 1,82 bilhão em receita líquida com US$ 698 em receita operacional.