Todos nós nos lembramos do processo “dos jogadores” que na verdade era apoiado pela Sony Playstation e que tentou bloquear a aquisição da Activision Blizzard. O caso foi rejeitado e o Juiz naquela ocasião não aceitou os argumentos em desfavor da compra.
Muitos acreditam que a FTC não está com sorte já que o mesmo Juiz, chamado Corley, que já decidiu em favor da Microsoft também está com o caso em mãos. Ele já negou uma liminar, então pode ser que negue também para a FTC o que deixaria a aquisição livre nas mãos do Xbox.
O curioso é que as maiores reclamações da FTC estão centradas nos consoles, e não tanto na nuvem. Algo que já foi rejeitado pelo Juiz Corley e por mais de 40 países, incluído a CMA do Reino Unido que só viu problemas com a nuvem.
Some believe the @FTC is out of luck because the ABK injunction complaint got reassigned to Judge Corley.
If the FTC had filed elsewhere, the case would likely have been transferred to the Northern District of California anyway to be merged with the private lawsuit there.
— Florian Mueller (@FOSSpatents) June 13, 2023
Claro que, a opinião do Juiz pode mudar, ou também estamos falando de uma ação cautelar, e pode ser que a FTC obtenha êxito aqui. Caso consiga, a aquisição ficará bloqueada nos Estados Unidos por duas semanas, e ela terá que tentar bloquear permanentemente depois – o que é mais difícil, mas também não impossível.
Caso o Juiz Corley negue novamente como fez com os “jogadores” apoiados pela Sony a Microsoft ficará livre para fechar a aquisição a partir do dia 15 de junho nos Estados Unidos e em todos os outros países que não bloquearam. Isso colocaria uma grande pressão na CMA.