Dishonored 2 custou mais que The Elder Scrolls: Skyrim e vendeu muito menos cópias, mas “salvou Arkane”

De acordo com uma curiosidade contada por Julien Eveillé, ex-designer de Arkane Lyon, Dishonored 2 teve custos mais elevados do que The Elder Scrolls 5: Skyrim ao vender muito menos cópias. Do ponto de vista financeiro não estamos portanto a falar de um sucesso, mas apesar disso, o nível de qualidade alcançado por este jogo representou uma espécie de “selo de qualidade” que “salvou” o estúdio de um potencial encerramento.

“Foi um pouco estranho e bizarro”, disse Eveillé à PC Gamer. “Acho que quando a Bethesda olhou para os números, eles pensaram: OK, Skyrim vendeu muito. E custou menos de fazer do que Dishonored 2. Então eles se fizeram algumas perguntas. Do ponto de vista do custo de execução, faz sentido perguntar estas perguntas: ‘Por que deveríamos continuar a trabalhar com você?‘ Sabíamos que tínhamos algum tipo de selo de qualidade, fazendo o que talvez seriam considerados os melhores jogos de todo o catálogo da Bethesda.” Esse tipo de boa reputação “meio que salvou o estúdio”, segundo Eveillé.

O ex-designer também relatou que Dinga Bakaba conseguiu restaurar a “confiança na alta administração” da Bethesda após a saída de Raphael Colantonio, um dos fundadores da Arkane Studios e diretor de jogos da série Dishonored, convencendo-os a deixar o estúdio Lyon continuar focar naquilo pelo que o estúdio era conhecido, sem perseguir tendências como jogos como serviço. Uma escolha que se revelou fundamental para o “sucesso futuro do estúdio”.

Como sabemos depois de Dishonored, Arkane Lyon desenvolveu Deathloop e agora está trabalhando em Marvel’s Blade. Pelo contrário, a filial de Austin não teve tanta sorte. Depois de Prey, apreciado por muitos mas de pouco sucesso comercial, a equipa mudou completamente de estilo e tom com Redfall, que infelizmente se revelou um projeto muito abaixo das expectativas, levando também ao encerramento deste estúdio.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *