Aparentemente Ninja Gaiden 2 Black esconde um segredo, e ele foi revelado por um desenvolvedor que começou a analisar o código do remake: por trás dos gráficos do Unreal Engine 5 existe simplesmente uma versão modificada do Ninja Gaiden Sigma 2.
Como exatamente isso funciona? “Imagine Ninja Gaiden Sigma 2 rodando sem gráficos: o que Ninja Gaiden 2 Black faz é pegar todas as informações de jogo desta versão e trazê-las para a tela usando o Unreal Engine 5”, explicou Koenji.
“É preciso muito trabalho para fazer isso, mas já existem vários jogos que fizeram isso, como Tekken, Soulcalibur e Crisis Core: Final Fantasy 7 Reunion, inclui dados provenientes do original, e Ninja Gaiden 2 Black faz isso usando uma ferramenta chamada CommonWorkBase.”
“Parece, portanto, que cada elemento de Ninja Gaiden 2 Black ‘conhece’ seu equivalente em Ninja Gaiden Sigma 2 em tempo real. O que é estranho é como eles conseguiram associar as animações originais aos novos modelos de personagens: por algum motivo, no remake os dados também incluem todos os modelos originais .”
Peeps might have guessed already but for those who are unaware:
Ninja Gaiden 2 Black (NG2B) is running a modified version of Ninja Gaiden Sigma 2 (NGS2) under the hood.
It only uses Unreal Engine to render visuals.
here’s a tiny thread on how this works 🧵 pic.twitter.com/naMZcLJODd
— Koenji (@koenjideck) January 25, 2025
Anunciado e publicado de surpresa durante o último Xbox Developer Direct, Ninja Gaiden 2 Black apresenta-se portanto como um projeto tecnicamente muito brutal: praticamente um remake “preso” ao original, ao invés de uma obra de imitação e possivelmente de otimização.
“Os modelos Ninja Gaiden Sigma 2 estão vinculados ao modelo Ninja Gaiden 2 Black com um Anim Blueprint chamado ‘ABP_CopyBoneFromSigma2’, então uma ferramenta é usada para aplicar essas mesmas animações aos novos modelos e ocultar os personagens originais.”
“Essa é uma das coisas mais absurdas que já vi feitas em um título movido pela Unreal Engine, e você acha que isso aumenta o espaço ocupado em algo como 5 GB. Mas funciona”, continuou o desenvolvedor.