EA faz acordo de US $ 1,2 bilhão para adquirir a Codemasters; Take-Two fica na poeira

A Electronic Arts preparou uma oferta importante para interferir na negociação da aquisição da Codemasters pela Take-Two : bem 1,2 bilhão de dólares.

Parecia que tudo já estrava certo entra Codemasters a Take-Two, mas a EA decidiu se meter de última hora e entrou na operação com uma perna esticada. É a notícia nos últimos minutos que a equipe de desenvolvimento por trás DiRT 5 e F1 2020 aceitaram a proposta.

E assim, o negócio está fechado! De acordo com GamesIndustry.biz, a EA concordou em adquirir a Codemasters por aproximadamente US $ 1,2 bilhão, com o acordo definido para ser concluído no primeiro trimestre de 2021.

Aqui está o CEO da EA, Andrew Wilson, a dizer sobre a aquisição:

“Nossa indústria está crescendo, a categoria de corridas está crescendo e, juntos, estaremos posicionados para liderar uma nova era de entretenimento de corrida.”

“Com o aproveitamento total da tecnologia, experiência de plataforma e alcance global da EA, esta combinação nos permitirá aumentar nossas franquias existentes e fornecer mais experiências de corrida que definem a indústria para uma base de fãs global.”

Take-Two saiu na largada, mas ficou na poeira! Será que a EA investira na marca para alcançar as sagas Forza Motorsport e Forza Horizon da Microsoft? Estas são as de longe mais bem qualificadas desta geração passada. No caso da Microsoft, os jogos de corridas já são um ponto forte. Agora, esperamos pela conclusão da compra para que os jogos da Codmasters entrem no EA Play e assim no Xbox Game Pass.

O que vocês acharam?

71 comments on “EA faz acordo de US $ 1,2 bilhão para adquirir a Codemasters; Take-Two fica na poeira

  1. US$ 1.2 bilhões só pra Code Masters produzir jogo de Fórmula 1, que é um evento esportivo que só gente com mais de 40 anos assiste. Loucura, é um gasto proporcionalmente muito maior que a compra da Zenimax pela Microsoft, que arrematou mais estúdios e mais franquias consagradas pelo público.
    A EA fez uma kagada do tamanho um bonde.

          1. Só os coroas kkkkk, quero eu chegar nos meus 40/50 anos e ainda ser um amante de videogames!

            Parabéns para vocês, Vocês tem o meu respeito! kkkkkkkkk

      1. Eu parei de assistir quando o Rubinho deixou o Schumacher ultrapassar ele metros antes da linha de chegada e entregou a ele a vitoria. Achei aquilo uma palhaçada.

    1. O cara fala com propriedade hein? Acho que a EA está perdendo um grande CEO.
      Os demais já responderam, não dá para limitar uma análise de mercado baseado em seu gosto pessoal e em um único mercado que não é base para as empresas.

    2. Formula 1 é européia, lá é popular.
      No restante do mundo só pra quem gosta de automobilismo. Aqui foi popular enquanto teve piloto brasileiro.
      A Indy é o mesmo caso da f1. Popular nos EUA

    3. Formula 1 é muito popular fora do Brasil. Principalmente na Europa.

      A EA quer fazer a fraquia de F1 se tornar o “FIFA” de corridas por lá. Então é um custo caro, mas absolutamente compreensível, já que pode ter uma grande change de dar um p*ta retorno financeiro.

      1. e perigoso tbm, pq pelo que sei o jogo f1 nunca foi pay to win, se ela mete um modelo fifa ultimate team a galera ia cair em cima feito louco

    4. “Evento esportivo que só gente com mais de 40 anos assiste”

      Não é porque você não consome algo que esse mercado não é grande.

      E outra, lembrem que além dos jogos em si podem haver outros tipos de propriedades intelectuais, ferramentas de trabalho e até patentes que a EA viu que valia a pena adquirir.

      Nós estamos vendo somente o superficial, a EA tem a visão do todo

      1. Exatamente. Estamos falando de mais de 1 bilhão de dólares. Não se gasta isso sem estudo e análise aprofundada. Pode ter projetos internos que não temos ciência. A visão é muito ampla mesmo.

    1. microtransações microtransações microtransações microtransações microtransações microtransações microtransações microtransações microtransações

      1. A sim. Watch Dogs, Ghost Recon, Rainbow six, just dance, FarCry são franquias fracas realmente.
        Assim como Battlefield, Battlefront, Jedi Fallen Order, Fifa, Dragon Age, Mass Effect, só franquia que não dá retorno também.
        É, essas empresas não tem sucesso e não merecem respeito, realmente.

        1. Tem franquias de qualidade, nunca neguei. Mas não consumo pq acho as práticas de microtransação deles estapafúrdias! Só consumo Assassin’s Creed pq é uma franquia especificamente especial pra mim

          1. Nunca gastei com microtransação nesses jogos e já fechei todos os AC, WD e FarCry (falta o primal) e da EA fechei alguns só. Mas nunca precisei de microtransação. Tem quem goste e use. Direito de escolha. Deixa ter, usa quem quer. Totalmente desnecessária essa “guerra” contra microtransação.
            Compro os passe temporada dos jogos que eu sou fã para aproveitar mais os jogos e fazer as missões extras. Sendo que normalmente vem uns itens estéticos junto, acho divertido.
            WD 1 eu fechei sem passe temporada. Comprei no final para ver a história do T-Bone, que foi um personagem que eu adorei.
            Anos depois estou fechando o WD 1 de novo e hoje estou usando as roupas extras, só porque vieram no passe temporada. Mas é gosto, cada um tem o seu.
            As empresas lucram com isso. E quem faz jogo pensando em outra coisa? Fazer caridade?
            Só hipócrita para dizer diferente. As pessoas fazem críticas às coisas que se fossem elas fariam igual.

          2. Cara, é a liberdade de escolha do que é mais importante para cada um. Se tem gente que pode e quer gastar com isso, deixa gastar.
            Pode parecer estranho, mas é competição, vai ganhar quem investe mais.
            E se estivesse no lado da empresa veria também as oportunidades de lucrar mais. Só quem não pensa assim são aquelas pessoas zens que são se apegam a nada, vivem uma vida “desapegada”.
            O que não é o caso de quem vivencia o mundo dos games. Ou seja, todos aqui fariam o mesmo. Mas quem não quer ou não pode gastar acha ruim.

          3. Entendo o seu ponto, mas a crítica das micro transações deve continuar sim, já viu bordelands 3? o jogo saiu com um passe de temporada caro (para os meus padrões), e teve acesso a tudo que seria lançado pelo jogo por um tempo, agora vieram com outro passe de temporada para fazer com que os jogadores gastassem ainda mais, e a única forma de não ter que gastar com mais nada é comprar a versão mais cara do jogo, que até hoje é bem fora da realidade.

  2. dirt e f1 são ótimas franquias

    ainda bem que a EA comprou antes da MS… EA é uma bosta, mas não tem histórico de comprar as parada e estragar igual a MS

  3. Tomara que a Codemasters mantenha a qualidade dos jogos, a EA é fogo, consegue estragar muita coisa… Pessoalmente acho uma das melhores produtoras de jogos de corrida, se não a melhor…
    Saudações Colosso

  4. Não tenho jogado os F1 da codemasters, mas lembro que os da ea no início dos anos 2000 não tinha nada de realismo como eram os da microprose anos antes. Foi a partir de 2001 que parei de jogar os jogos oficiais de F1. Hoje não tenho paciência pra simulação.

  5. Na minha opinião Jorge, EA faz acordo de US $ 1,2 bilhão para adquirir a Codemasters; Take-Two talvez não fica na poeira. Na minha opinião. Ok Jorge.

  6. A EA é uma destruidora de games, pressionando as devs pra lançar tudo em pouco tempo, estou jogando o SW Fallen Order e é um jogo maravilhoso mas claramente rushado, com um pop in desgraçado que nem com ssd dá pra contornar.

    Toda vez que penso no Dragon Age 4 eu me animo, aí me lembro que é da EA e desanimo pq com certeza a bioware vai ser pressionada pra lançar o game inacabado e bugado.

    1. Fallen Order tem umas lacunas no plot que são dignas das piores imitações do Stephen King, que por si só já é um autor que deixa lacunas

          1. Sabe que estão querendo fingir que foi tudo uma “versão alternativa possível” e lançar outra trilogia? Pra ver como a parada foi ruim…
            Não aguentei ver o episódio 8, o episódio 7 já foi um porre…muito Disney pro meu gosto…
            Uma pena, deveriam ter usado o universo expandido (que virou o Star Wars Legends), MUITO melhor…

    2. Vc jogou o Anthem? Como é que os caras tem um projeto tão grandioso, as mecânicas do jogo são simplesmente fodas, o mundo aberto é vasto, mas claramente o jogo só tem 50% de conclusão.

      1. fiquei de testar pelo ea play mas tá na geladeira ainda, no tempo que ele lançou eu me lembro que as pessoas eram unanimes em dizer isso que você falou, era pra ser um jogo foda até hoje como destiny é por exemplo, mas ter lançado inacabado acabou com tudo, e eu suponho que ele já deva está abandonado a essa altura né.

        1. Mayron o que eu gosto no Antham é o deslocamento do personagem, não precisa de carro ou moto, é só voar e ir onde vc quiser, as armas tbm são mto legais

          1. Bom dia Ildem, cara, comprei o Anthem na pre-venda, e bicho, maior cagada que eu fiz até hoje (sobre videogames, e olha que joguei NMS no lançamento também, zerei e tudo.). Como os caras me lançam um jogo onde a mecânica e a ambientação são fodaças, mas o lore é po(r)uco, a mecânica de tiro é uma mera esponja de balas e o loot… MEU PAI, O LOOOT. É um looter and shooter sem Loot e sem Shoot. minha maior decepção até hoje. Dizem que estão refazendo e coisa e tal, mas na moral? Quem me garante que os cabras vão esquecer quem bancou o jogo e vender o bicho a preço cheio para os novos?! Triste uma IP tão promissora entregar aquilo.

    3. Eu achei um jogo maravilhoso em todos os aspectos. Um dos melhores que joguei da geração do One. História, gráficos, cenários, trilha sonora, dublagem, jogabilidade, tudo é muito bom.

  7. Não quero desmerecer as franquias Forza, mas os jogos da Codemasters somente alcançariam a franquia Forza se piorassem…
    Pois jogos como F1, Dirt Rally e Projetc Cars são muito melhores que os Forzas. Claro que esse é meu gosto que gosto da pegada mais simulação e jogo em volante…
    Inclusive a jogabilidade do GT Sport é melhor que o Forza Motosport, mesmo com aquela física de destruição ridícula do GT, mas nos outros quesitos ele se sobressai…
    Eu só vejo hyparen o Forza quem joga em controle e que curte mais arcade…
    Saudações Colosso

    1. Eu gosto muito de simulação, mas reconheço que os Forzas são mais divertidos. Nos Forzas fizeram um trabalho incrível na jogabilidade adaptada para controles. Eu costumava gostar muito de NFS também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *