Fallout: série de TV demonstrou mais uma vez o complexo de inferioridade dos videogames em relação ao cinema

A série de TV Fallout da Prime Video está vendendo muitos jogos para a Bethesda? Neste momento sim, convém lembrar que a série de videojogos foi a primeira a vender a série de televisão. A mudança para o serviço de streaming de vídeo da Amazon terá certamente atraído um novo público para os videogames, mas neste caso não estamos a falar de uma pequena propriedade intelectual que é impulsionada pelo sucesso de um produto derivado, mas sim de um verdadeiro gigante já consagrado antes de chegar na telinha. É, portanto, surpreendente que grande parte do sucesso da série vem do próprio Fallout – obviamente.

É verdade que hoje em dia todos os jogos da saga estão com vendas altas, mas não podemos esquecer que sempre foram sucessos. A saber: Fallout 4 foi lançado em 10 de novembro de 2015 e vendeu 1,2 milhão de cópias em 24 horas. No dia do lançamento atingiu 470 mil jogadores simultâneos no Steam – reocrde na época. A Bethesda despachou 12 milhões de cópias físicas das versões de console para as lojas. Na altura falava-se em receitas de 750 milhões de dólares no período de lançamento. Pete Hines, ex-gerente de comunicações da Bethesda, afirmou mais tarde que, em um período de tempo equivalente, Fallout 4 vendeu mais cópias do que The Elder Scrolls V: Skyrim, um dos games de RPG mais vendidos de todos os tempos.

Nos últimos dias, Fallout 4 obteve alguns milhares de novas análises no Steam (menos de 10.000), graças ao recente boom nas vendas. Uma bagatela em comparação com os mais de 200 mil que ele acumulou nos últimos anos. Queremos acrescentar também que estamos falando do segundo jogo mais modificado de todos os tempos, depois de Skyrim, Nexus Mods tem mais de 48.000 mods disponíveis para download. Afinal, a série de videogames Fallout tem sido uma grande inspiração para muitos outros estúdios de desenvolvimento.

Outro exemplo desse sucesso é paradoxalmente Fallout 76, que certamente não fez os mesmos números, mas se não fosse produto de uma propriedade intelectual tão forte , dificilmente teria sobrevivido e prosperado após o lançamento desastroso que o sobrecarregou.

Bem, a série Fallout entre aspas vence facilmente porque é uma marca que não tem um protagonista principal real, um vilão específico e uma história básica. O importante é que se passa naquele mundo e daí podem surgir muitas histórias. Porém, nós também tivemos algo semelhante graças a Baldur’s Gate, lembro a vocês que o mundo, a tradição, as lendas, os monstros, as raças, as cidades e muito mais não são obra da Larian Studios, mas sim dos manuais de Dungeon’s and Dragons que ele pegou com as duas mãos e fiz um ótimo jogo acima.
Então na minha opinião o sucesso da série é justamente que, diferentemente de um Resident Evil ou similar, ela não é obrigada a seguir nenhum personagem e quem também é fã do produto pode apreciá-lo facilmente.

Com isso não quero diminuir a série Prime Video, que é bem feita e muito bonita (assista se ainda não assistiu, porque vale a pena), mas gostaria que alguém dissesse claramente que se já teve tal ressonância não é só pelas suas qualidades, mas também porque é o resultado de uma excelente série de games desde o seu primeiro jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *