Gears of War: produtor acha que conquistas do Xbox arruinaram o multiplayer

O sistema de conquistas do Xbox foi uma ótima proposta para enriquecer a experiência de jogo. A passagem do tempo permitiu o amadurecimento deste superjogo, mas isso foi possível graças a uma relação entre tentativa e erro que não necessariamente agradava aos desenvolvedores. Prova disso são as declarações de Rod Fergusson, que acredita que, inicialmente, algumas conquistas arruinaram o multiplayer de Gears of War.

Rod Fergusson é um dos nomes inscritos na história de Gears of War, pois esteve relacionado com a franquia desde o seu nascimento até deixá-la ir com The Coalition e Gears 5 para se dedicar a outros projetos. Junto com Halo, o IP nascido na Epic Games e sempre relacionado ao Xbox foi uma das grandes propostas multiplayer e durante a era da trilogia original milhões de jogadores se reuniram no Xbox LIVE para matar o máximo de criaturas que pudessem. Conseguir conquistas era o nome do jogo a ser exibido entre os usuários do Xbox, mas o criativo não gostou disso.

Durante uma entrevista no podcast My Perfect Console (via True Achievements), Rod Fergusson compartilhou seus pensamentos sobre as primeiras experiências multijogador em Gears of War e por que ele acha que algumas conquistas o arruinaram do ponto de vista de conceito e objetivo.

Segundo Rod Fergusson, a ideia original era jogar em equipe, com coordenação entre os jogadores e proporcionar uma experiência compartilhada e épica, mas algumas conquistas romperam com essa dinâmica: “as conquistas podem ter uma vantagem porque basicamente estão anunciando uma funcionalidade. Vi os aspectos positivos como pensar que tem algo que você não conhece porque é novo no jogo, é uma inovação, então se eu te falar faça 10 vezes e aí você verá as conquistas, você vai tentar o mecânica e você dirá Ah, entendi. Eu projetei as conquistas do Gears desde o início e aprendi que você pode quebrar um jogo com elas. Se você olhar para elas, há algumas coisas multiplayer que simplesmente arruinaram o jogo, como serra elétrica mil inimigos ou matar 10.000 pessoas em partidas versus’ ou ainda  Matar 100 inimigos em partidas ranqueadas com o Martelo do Amanhecere, você está tentando ganhar o jogo, mas esse idiota que ele não se importa e está apenas tentando derrubar as pessoas, então você pergunta a ele por que ele não está tentando ganhar o jogo e ele diz que está apenas tentando obter uma conquista, criando um desentendimento.”

No entanto, Rod Fergusson mencionou que isso só se aplica ao multiplayer daqueles primeiros anos de Gears of War porque a passagem do tempo e a experiência adquirida permitiram polir a relação entre jogabilidade e conquistas para que as ideias e objetivos coletivos fossem alcançados sem quebrar o jogo.

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