Hideo Kojima não gostou de seus trabalhos antigos: “parecem cafonas”

Hideo Kojima gosta frequentemente de refletir sobre o seu trabalho, publicamente, e desta vez fá-lo em relação à percepção que tem dos seus antigos projetos.

Neste caso, Metal Gear Solid 3, um episódio muito particular da franquia também composta por personagens icônicos e também por uma jogabilidade peculiar. Um título que voltou recentemente aos holofotes porque está no centro de muitos rumores sobre um possível remake, que já duram meses.

E enquanto Hideo Kojima se prepara para um possível “jogo revolucionário” a ser lançado no mercado com o Xbox, o que você acha de seus títulos antigos? Ele não os ama. Ou pelo menos, até recentemente ele não gostava de olhar para trás em seus antigos projetos.

Ele explicou no Twitter em uma reflexão que deixa espaço para muitos argumentos interessantes:

“Não faz muito tempo, eu odiava olhar para o meu trabalho anterior. Eu não tinha “medo” disso, mas os jogos evoluem tão rápido em tecnologia que os antigos parecem cafonas. E isso me faz querer recriar os detalhes. É por isso que nunca assisti ao jogo por streams.”

O tema da tecnologia é muito interessante e aplica-se sobretudo aos jogos 3D, que tendem a envelhecer muito mais rápido. Como acontece com muitos autores e criativos, portanto, Hideo Kojima também sofre de uma espécie de síndrome do impostor que o impede de olhar com alegria para seus antigos projetos.

Ele parece ter superado isso, no entanto, porque mais tarde em outros tweets ele revela que costuma gostar dos streams de jogadores que vivem suas aventuras no Twitch e afins.

Quem sabe o que ele pensa de Death Stranding, deste ponto de vista. Recentemente, aliás, o autor quis desabafar sobre seu título mais polêmico, admitindo que, segundo ele, quase ninguém entendeu o jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *