Imagens expõem testes de fotogrametria da Playground Games para o Xbox Series X

A fotogrametria é uma técnica visual que se vale do uso de um grande número de fotos para recriar determinados ambientes virtuais. Um bom exemplo desta tecnologia é que Playground Games tem usado para desenvolver o espetacular  Forza Horizon 3/4. Uma tecnologia que parece evoluir graças ao poder da Xbox Series X. E parece que a Playground Games já está testando essa tecnologia. As imagens expõem os testes de fotogrametria do Playground Games para o Xbox Series X.

São imagens que teriam sido encontradas no imgur e, no reddit, comunicam que é uma série de imagens que emergiram do estúdio Playground Games. Essas imagens seriam exemplos do uso da fotogrametria no futuro Xbox Series X, mostrando a capacidade de recriar ambientes de uma maneira mais realista do que nunca.

Recriando uma área costeira, essas imagens mostram um resultado verdadeiramente notável. A esse respeito, parece o resultado de um teste técnico que eles tentariam executar no estúdio britânico do Xbox Game Studios, que atualmente está relacionado a dois projetos. Essas imagens não podem ser atribuídas a nenhuma deles, elas até servem para tentar extrair algumas informações.

Mas se você pode desfrutar de um exemplo brilhante do uso dessa tecnologia que já ofereceu ótimos resultados nos hardwares atuais. Abordar o futuro e especular que poderia ser um recurso muito útil para o desenvolvimento de jogos futuros, é algo que nos permite especular com os recursos das ferramentas de desenvolvimento e o poder do Xbox Series X.

Fotogrametria é uma tecnologia que está sendo usada em um jogo como o Microsoft Flight Simulator. O jogo desenvolvido pela Asobo Studios está usando imagens de satélite para a recreação do meio ambiente. A Playground Games está testando essa tecnologia, embora nada possa ser deduzido sobre seus projetos com eles. No momento, para o misterioso RPG cuja identidade ainda precisa ser descoberta oficialmente, o outro projeto que pode se beneficiar dessa tecnologia no Xbox Series X pode ser o próximo capítulo do Forza Horizon.

O potencial do Xbox Series X e a evolução de cada uma das ferramentas de desenvolvimento é o que permitirá um salto qualitativo na seção técnica para a próxima geração. Não é algo que afeta exclusivamente os gráficos, sendo algo que já foi avisado. Sem dúvida, a expectativa desses eventos digitais da Microsoft é aumentada ao ver como serão os jogos da próxima geração de consoles.

114 comments on “Imagens expõem testes de fotogrametria da Playground Games para o Xbox Series X

    1. Não precisa comprar no lançamento kk
      Mas em todo caso, pensamento positivo! Vai que rola uma oportunidade única por aí e você consegue kkk

    2. Infelizmente parece que esses consoles serão limitados no primeiro ano, como a procura será grande, lojistas vão aproveitar pra enfiar a faca sem dó. Eu chutaria 3.500 no Xbox Series X a 500 dólares. Mas com essa crise que se aproxima, pode ser que passe disso e veremos consoles chegando por 5.000, se bem que a Sony trouxe o Playstation na época do dólar baixo, 2,60 por 4000, com dolar em 5, pode esperar no mínimo 6000 reais.

  1. Um dos poucos estúdios da MS que boto fé, graças a Forza. Um RPG com um mundo aberto ao mesmo nível vai ser massa. Curioso pra ver o que vai sair disso aí

      1. Moon tem algo além de Ori? Tá fazendo algo novo? Obsidian teve TOW como grande projeto, que apesar de eu não ter gostado mt, acho que o estúdio tem futuro msm

        1. Estão trabalhando em um RPG de ação. Tem que lembrar que um dos fundadores veio da Blizzard e é fã do gênero. Ori mesmo tem elementos de um ARPG. Só não espere gráficos ultra-realistas. A pegada do estúdio é mais fantasia.

          1. Os gráficos de Ori são mt bonitos virou uma marca do estúdio. Isso não seria um problema pra uma futura nova ip

          2. Não falo como se fosse problema, é que tem uma galera que não entende o que é identidade visual…

          3. Imagina um jogo estilo Zelda da Moon? O estilo gráfico de Ori é inspirados em desenhos da Disney, como Rei Leão, eles mesmo dizem isso.

          4. Eu particularmente não tive saco pra jogar zelda kkkk então prefiro não dar opinião quanto a isso kkk. Mas seria interessante msm ver a Moon saindo do gênero plataforma

        2. Não! A Moon começou com Ori. Ela mostrou o projeto a Microsoft e acho que para outras empresas, a Microsoft foi e comprou a IP da Moon, hoje eles tem um ótimo relacionamento, não acredito que o próximo projeto da Moon, seja Ori, pois pra quem terminou Ori, sabe que foi muito bem fechada a história, eles disseram no Resetera que estavam trabalhando em outro projeto, que não era Ori e é um projeto maior ainda.

          1. Ori 2 não fecha a história, fica bem claro pra quem terminou, só observar bem que terá certeza de que estou certo

          2. Não amigo, ele fecha a história muito bem por sinal.

            Ori como conhecemos não tem como ter outro, talvez uma continuação sem Ori, mas não sei como isso ficaria e como agradaria o pessoal que se apegou no pequeno Ori

          3. Você jogou por acaso ? No final uma pena brilhante voa da árvore dando indícios que o Ori vai ressurgir, todos que terminaram chegaram a mesma conclusão que eu

          4. Mas não é Ori amigo, Ori se tornou a árvore, você jogou o primeiro Ori? Se jogou, sabe que a folha que cai daquela árvore, é Ori e a árvore é o Pai de Ori, que usa um pulso de luz para procurar Ori, matando os filhos de Kuro. Amigo, vc está conversando com o maior fã de Ori, desse eu entendo amigo. Ou seja, a folha que cai da árvore de Ori, não é o Ori, é o filho de Ori.

          5. Você não respondeu a minha pergunta, pq nos seus posts antigos vc disse que ainda não tem xbox, e outra coisa, mesmo sendo “filho do Ori”, não deixa de ser extensão da franquia e a possibilidade de um novo Ori, pois o filho será igual ao pai. Portanto, pra encerrar o assunto, vai ter outro Ori

        3. Não! A Moon começou com Ori. Ela mostrou o projeto a Microsoft e acho que para outras empresas, a Microsoft foi e comprou a IP da Moon, hoje eles tem um ótimo relacionamento, não acredito que o próximo projeto da Moon, seja Ori, pois pra quem terminou Ori, sabe que foi muito bem fechada a história, eles disseram no Resetera que estavam trabalhando em outro projeto, que não era Ori e é um projeto maior ainda.

    1. The Initiative está sendo criado pra ser um estúdio de jogos “masterpiece”, como os americanos chamam. Pra fazer jogos com investimentos típico de Unchated e God of war.

      O que define estúdios desse porte é o nível de investimento que consequentemente contratam os melhores devs da indústria e usam as ferramentas de última geração pra criar jogos.

      Ao que tudo indica, The initiative, playground games, e Ninja Theory são esses estúdios. Sem mencionar o trio de ferro né, 343i, The Coalition e Turn10. Ninguém lembra mas em 2018 Phil Spencer disse que o Xbox está investindo pra ser líder no seguimento de jogos First Party. Esse trabalha está apenas no início.

      1. Por enquanto a ninja trabalha em jogos AA mesmo, sendo que hellblade terá entre 10 e 15h de jogo. além de que a equipe deles estão divididas pra mais de um jogo.
        Quem eu acredito que fará AAA também é a obsidian

        1. Cara, quando se trata da Ninja Theory a gente precisa entender que eles praticamente “inventaram” um jeito de criar jogos. E isso está causando confusão em muita gente, achando que todos os jogos deles vão ser como o primeiro Hellblade, que foi limitantíssimo.

          A técnica de fazer jogos com uma equipe pequena, eles vão manter, mas isso não significa que o jogo vai se AA. Só o fato de Hellblade 2 estar sendo feito com fotogrametria atual, já eleva e muito o orçamento do projeto. O que a gente viu naquele trailer do jogo no TGA, não tem nada de jogo com orçamento médio. Hellblade 2 vai ser um masterpiece da próxima geração.

          1. Eu queria achar a entrevista de um dos chefes da divisão xbox pra pegar a fala dele, mas eu esqueci o nome kkk

          2. Então cara, meu comentário foi exatamente sobre essa entrevista que você tá falando. Muitos oportunistas e hates usaram essa entrevista pra falar que todos os jogos do Xbox vão ser AA. Isso não é verdade.

            Muita gente não entendeu o que ele quis dizer. Matt Botty só estava elogiando Hellblade e o fato deles construírem um jogo AA com qualidade de AAA. Foi o que a Ninja fez. Ele sugeriu que esse modelo seria bom pro Xbox Games Studios. Essa parte que deu origem a falácias de jogos AA.

            O primeiro jogo foi feito com verba baixa e com muita dificuldade. Quem seria masoquista pra querer passar por isso de novo? Muito pelo contrário, as ferramentas que estão falando que o jogo está usando é de ultima geração, inclusive fotogrametria com geração procedural. Isso é tecnologia de ponta que nenhum jogo AA usa. Cara, Helllblade 2 foi usado pra mostrar o poder Series X, isso é o suficiente pra argumentar que o jogo tem um alto orçamento.

          3. Ah sim, então ele tava falando sobre o antigo hellblade?
            E eu vi os haters pegando essa entrevista pra usar de hate kkkk foi engraçado q nem disfarçaram o corte.
            Se vc conseguir me passar o nome da entrevista ou o link agradeço

          4. Cara, eu não tenho o link. Mas se não me engano é um podcast do Matt Booty com o Major Nelson. 

            Mas foi isso. Ele basicamente elogiou como o Hellblade foi feito e até mencionou sim o jeito de fazer jogos AA, e <u>sugeriu que esse poderia ser um modelo adotado pela Xbox games Studios</u>. Aí já era… distorceram as palavras dele, noticiando que a Microsoft só vai fazer jogos de pequeno/médio porte.

      2. The initiative e NT (por causa de Hellblade 2) são as outras duas que tô curioso. As outros eu nao curto mt os jogos (gears, Halo, FM). Então não espero nd

        1. Mas então, eu não falei me baseando nos jogos que esses estúdios fazem, mas no investimento por trás deles.

          Se você esquecer por um instante os jogos e observar o investimento e contratações que esses estão fazendo, já dá pra cravar que esses estúdios vão fazer jogos com orçamentos altíssimos. O The Initiative por exemplo, tem como cabeças do estúdio, um produtor do God of war e o cara por trás do reboot de Tomb Raider, que no caso é o chefe do estúdio.

          Se baseando no orçamento, essa lista de estúdios que eu fiz vai ser os “masterpieaces” do Xbox games studios. Correndo por fora a Obsidian.

          1. Mas eu tô falando do que eu tô curioso e não do que acho que vai ser grande produção ou não. São vários os AAA que não me agradam. E hj, com os estúdios da MS, só posso me basear nos jogos que eles já fizeram e não no investimento que vão fazer. Gears e halo são duas franquias de mt peso nos games, investimentos altos, mas eu não gosto, então não crio hype nesses estúdios.

          2. Eu entendi o que você disse. No primeiro comentário você falou que põe fé na Playground games. Eu complementei e disse que se agente olhar o investimento amplo que a Microsoft está fazendo em todos os outros estúdios, A Playground games é só mais um detalhe.

  2. agora microsoft, nos traga esses graficos na proxima gen. É isso q queremos!! não crackdown 3, sea of thieves battletoads de taubaté! Não da pra pagar um horror de dinheiro em um console potente pra jogar jogo zoado como esses q citei.

    1. Cara qual o problema de jogos com gráficos mais cartunescos, ter diversidade é sempre bom eu gosto de todos os estilos sea of thieves é lindo Ori também

  3. Essa imagem é de autoria do Don Arceta, diretor de artes da equipe de Forza Horizon. Segundo p insider Klobrille.

    Essa técnica de fotogrametria já está sendo usado em Halo Infinite e Hellblade 2. Aquele último rumor do 4chan dizia que o RPG da Playground estava trabalhando com fotogrametria e geração procedural para expandir o mundo. Ninguém prestou atenção nisso.

    Existem pessoas falando que aquele evento do Xbox em maio, dedicado a hardwares, veremos Halo Infinite e Hellblade 2 mostrando a potência do Series X. Provavelmente vamos ver essas técnicas aí.

  4. Eu espero muito que esse RPG da playground não seja Fable, eu prefiro que seja uma nova IP, seria muito bom se essa nova IP fosse sobre a história do Arthur Pendragon, imagina as possibilidades em um RPG Mundo Aberto nesse universo do Rei Arthur, ia ser bom pra caramba. Se não me engano não existe nenhum jogo relativamente bom nesse universo (eu acho), mas está aí algo que eu queria ver, oq vocês acham?

  5. Playground é incrível em detalhes. O que aconteceu nessa geração foi que a Microsoft trouxe sim jogos realistas, Gears, Forza, Halo, Ryse, Dead Rising 3, mas apostou em muitos gráficos cartoon, como Cuphead, Ori, Crackdown, Sea of Thieves, Recore, Sunset, State of Decay 2, isso deu uma impressão de jogos ruins, enquanto a Sony apostou em gráficos, Days Gone, Death Stranding, GoW, Spider Man, HZD, Bloodborne, Killzone, The Order, isso faz ter a impressão de investimento e qualidade, que não tem, Days Gone por exemplo perde feio para State of Decay, mas sonismo jura que é melhor por causa dos gráficos, Death Stranding perde feio para Crackdown 3, mas sonismo jura que é melhor, por causa dos gráficos.

    Na próxima geração a MS vai investir em gráficos realistas, mas tb teremos os sucessos da Rare e da Moon, além do aclamado Cuphead, que deve ser lançado junto ao Series X.

      1. Qualquer cenário vazio, agora é DS? Para amigo, olha a qualidade dos detalhes, da grama, DS é um cenário morto, com rochas copia e cola.

        1. Ah kings agora tu tá deixando a sensatez de lado em prol da fanboyolagem. DS pode ser chato, vazio, sem graça, o q tu quiser, mas é mt bonito graficamente. Não dá pra negar isso. E o cenário vazio e morto tem um motivo tbm né. Essas fotos aí tbm só mostram rochas e grama, cadê a vida nisso?

          1. Olha a qualidade das texturas e a grama ali amigo, DS não chega nem perto disso ai. O chão, tudo ali é bem feito. Mas DS não é feio graficamente, só é muito, muito vazio e sem vida nenhum, se você olhar direito, vai ver que em DS tem muitos cenários copy/paste, parecidos demais, não tem variações.

          2. Olha a qualidade das texturas e a grama ali amigo, DS não chega nem perto disso ai. O chão, tudo ali é bem feito. Mas DS não é feio graficamente, só é muito, muito vazio e sem vida nenhum, se você olhar direito, vai ver que em DS tem muitos cenários copy/paste, parecidos demais, não tem variações.

      1. No que Days Gone é melhor amigo? Days Gone é um lixo que deveria ter sido cancelado.

        State of Decay é uma proposta muito diferente de qualquer game de zombie ai fora.

        Você tem os perigos dos mortos, mas precisa gerenciar sua comunidade, comida, gasolina, energia, armas, tudo deve ser gerenciado, tudo no mapa é limitado também, se você pegar todas as comidas de uma região, precisa ir mais longe e se arriscar mais para conseguir comida, se você quebrar todos os carros de uma região, precisa sair a pé e se arriscar até conseguir outro veículo, tudo em State of Decay te dá medo, um dos pontos forte do game, é que todos podem morrer, a punição da morte nesse jogo é alta, fazendo até certos jogadores desistirem de jogar, ou recomeçar um save, morrer em State of Decay é algo terrível.

        1. Cara você tem que parar de falar de jogos que você não jogou. No caso ambos os jogos citados. State Of Decay 2 não tem história alguma, os gráficos são muito ruins, a física é péssima, a única coisa que State Of Decay 2 é melhor do que Days Gone é no gerenciamento de recursos e só. Days Gone teve os seus diversos bug no lançamento mas já foram completamente corrigidos com patch. O jogo é um dos melhores dessa geração. Você tem que parar de frequentar canal Mil Grau por isso que você é alienado assim

          1. State of Decay é mais completo como um jogo de sobrevivência, eu amo jogos de sobrevivência, Days Gone é mais amigável, mais simples, focado em narrativa pra atrair o público Playstation.

          2. Days Gone é melhor mesmo. Mesmo sendo fã do Xbox, não tem nem como dizer que State of Decay 2 é melhor

          3. O problema do KingsGoku é que ele é fanboy ao extremo. Até Bleeding Edge o cara ficou defendendo.

            https://www.google.com/amp/s/www.gamevicio.com/amp/noticias/2020/04/numeros-fracos-mostram-que-bleeding-edge-nao-conquistou-os-jogadores/

          1. Também fiquei curioso! Em gráficos o Days gone realmente é superior. Mas quero saber o restante! O personagem principal tem uma lanterna envia no c#.

    1. Eu gosto de State of Decay 2, mas ele é bem inferior à Days Gone. A maior crítica que eu tenho à ambos é quanto aos bugs e performance quando saíram, mas Days Gone é melhor graficamente, a movimentação é boa, a dirigibilidade da moto é legal, enquanto SoD2 é bem ruim a movimentação e principalmente o combate, a dirigibilidade dos veículos são Ok.
      Eu sei que ambos tem propostas diferentes, mas ao meu ver State of Decay 2 falha mais no que ele próprio se propõe do que Days Gone. E sim, existe uma diferença por conta do estúdio; Days Gone tinha uma equipe de 150 pessoas trabalhando no projeto enquanto SoD2 tinha entre 50/70 pessoas. Foi um erro do estúdio “vender” como um AAA, sendo que depois disseram que fizeram o jogo com poucos recursos.

      1. State of Decay 2 é um AA, o primeiro foi um indie, mesmo com orçamento mais limitado que Days Gone, State of Decay 2 é muito mais jogo.

        1. Repetindo… Days Gone é infinitamente melhor do que State Of Decay 2. Eu joguei ambos os jogos.

          Conhecendo você é capaz até de querer refutar Jesus Cristo…

          State Of Decay 2 é um jogo AA ??? eu quero ver refutar essa.

          https://mobile.twitter.com/undeadlabs/status/747812909368115201

          1. Deixa me rir não jogas te nada aposto que nem o days bosta jogas te mas espera me deu a sua gt e a gamer tag bora prova que jogou os dois me da ai.

          2. State of Decay 2 foi lançado por 40 dólares. O total de vendas no seu primeiro mês de lançamento gerou receita maior que god of war que havia lançado aproximadamente uma semana antes. Tendo em vista que foi lançado por 40 dólares e com receita maior, naquele primeiro mês, vendeu bem mais que god of war. Já no segundo mês de lançamento a Sony começou a dar god of war em bundles.

        2. Sim, eu concordo que SoD2 é mais jogo do que Days Gone. A questão é que ele ao meu ver, ele possui mais falhas do que Days Gone.
          Realmente, só de olhar dá pra ver que ele é um AA, mas o erro do estúdio foi considerar ele um AAA.

    2. “Cuphead, Ori, Crackdown, Sea of Thieves, Recore, Sunset, State of Decay 2, isso deu uma impressão de jogos ruins, enquanto a Sony apostou em gráficos, Days Gone, Death Stranding, GoW, Spider Man, HZD, Bloodborne, Killzone, The Order, isso faz ter a impressão de investimento e qualidade, que não tem” FAZER O QUE NÉ……………NÃO TEM QUALIDADE, PORRA CARA AMAR O XBOX TUDO BEM VELHO MAS VC PASSA DOS LIMITES DE SER FANBOY, PODE ME PERGUNTAR QUALQUER COISA QUE EU ACHO RUIM NO PLAYSTATION OU NO XBOX, MAS OLHA EU NUNCA QUERO SER UM DEMENTE FANÁTICO IGUAL VC.

  6. Possivelmente o XSX vai fazer o feito do maior salto geracional na história entre os consoles. O fotorealismo nos jogos vai ser uma realidade, sendo o ray tracing uma tecnologia fundamental pra que tudo isso possa a vir acontecer. O Ray Tracing vai ser a tecnologia diferencial que vai engajar e fidelizar o usuário a adquirir um XSX em detrimento do PS5.

    1. É difícil dizer que vai ser o maior salto gráfico da história, mas com certeza pode ser um dos melhores, o salto do 2D pro 3D foi um salto enorme e depois disso a gente foi vendo só melhoria de polígonos, depois de texturas, até se aperfeiçoar pro fotorrealismo que Dev chegar ou ficar bem próximo nessa nova geração.

      1. É verdade. A transição para os gráficos 3D foi um salto gigantesco. Até hoje me lembro a primeira vez que joguei num Sega Saturn quando o meu console era um Super Nintendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *