Xbox Game Pass faz troca de jogos com alguns títulos do Playstation Now

Control. Remedy.

Estamos numa era diferente e que além do hardware e do software, existe agora a guerra dos serviços. A Microsoft tem o altamente aclamado, o Xbox Game Pass, que recebe novos títulos a cada semana, alguns deles são AAA de terceiros, lançamentos da própria Microsoft ou criados por estúdios independentes. É o queridinho da atualidade, mas tem outro que seja competir com ele, Playstation Now.

O Playstation Now tem um catalogo muito diferente do Xbox Game Pass já que nem os jogos da própria Sony ficam disponíveis por muito tempo, se é que ficam – a própria japonesa não gosta de deixar seus jogos lá. Os jogos de terceiros de grande orçamento  são raros e quando aparecem não demoram muito, por exemplo, GTA V que durou apenas três meses. É indiscutível que o Xbox Game Pass seja mais vantajoso – principalmente para brasileiros já que a Sony não oferece o PSNow por aqui.

O que vamos destacar aqui é a “troca de jogos”. O próprio GTA V entrou em outubro de 2019 no Playstation Now, e saiu em dezembro. Na primeira semana de janeiro de 2020 já estava disponível no Xbox Game Pass e está lá até hoje… Coincidência? Parece que não.

Alguns jogos de terceiros parecem ter acordos de exclusividades com os serviços. Assim que a trilogia de Lara Croft saiu do Xbox Game Pass, Shadow of the Tomb Raider entrou no Playstation Now. O mesmo aconteceu com Just Cause IV.

É nítida essa troca de jogos em muitas ocasiões, e acreditamos que não deve faltar muito para que Control da Remedy faça isso já que foi anunciado no mês passado para o Playstation Now e talvez fico por lá por três meses para então ficar livre para o Xbox Game Pass – se seguir o ritmo dos outros jogos. Vale lembrar que Control também está disponível no Gforce Now da Nvidia.

A Plague Tale Innocence chegou ao EA Origins Premium em julho do ano passada e já está disponível no Xbox Game Pass desde janeiro. É interessante observar o catálogo dos outros serviços porque mostra os estúdios que estão propensos a aceitar esses acordos.

Até então, a maioria dos jogos do Xbox Game Pass não estão disponíveis nos outros serviços, mas o contrário não ocorre. Esta é mais uma vantagem da Microsoft, além de que os títulos tendem a permanecer por mais tempo em seu catálogo e caso sejam produzido pela Xbox Game Studios (15 estúdios atualmente), ficam no catálogo para sempre.

83 comments on “Xbox Game Pass faz troca de jogos com alguns títulos do Playstation Now

  1. É estratégia da produtora para capitalizar melhor com os vários serviços existentes. Mas falando especificamente do Gamepass, a MS tentará costurar mais acordos com publishers japonesas para agregar o catálogo, o que pode levar a Sony a expandir o PS Now pra lá, colocando mais jogos nipônicos.

  2. Espero que a Microsoft quando lançar o xcloud, faça uma boa unificação com o game pass, Psnow nunca testei, nem sei como funciona, só sei que você não precisa ter os games.

    Estamos acompanhando os primórdios do futuro no mundo dos games, sem duvidas estamos caminhando a passos largos em direção aos jogos via streaming.
    NVIDIA/Gforcenow – Serviço muito bom, testei o Destine 2 e Apex Legends, mas tem a necessidade de ter a mídia ou comprar-la.
    GOOGLE/Stadia – Não testei, mas você tem que comprar e acho que se for Pro, ganha alguns jogos ao mês.
    Amazon – Não tenho informações de como vai funcionar.
    Na minha opinião, Microsoft (Microsoft ainda mais, pois ela tem os servidores) e Sony tem a faca e a manteiga nas mãos, pois nos dois serviços, a assinatura abrange a biblioteca dos jogos.

  3. Não entendi essa, no Psnow tem centenas de jogos de Third Party tanto do PS3 como do PS4, são quase 800 jogos, mais que o triplo do Gamepass, não sei de onde o Jorge tira tanto devaneio

      1. Tentando achar uma brecha pra falar que tal coisa é melhor pq a não tem nem pq só pra aliviar o ego dele sobre o Xbox mesmo, as vezes isso faz bem a ele.

        1. O Jorge puxa o saco da Microsoft e não perde a oportunidade de cutucar a Sony, pq assim ele atrai os sonystas pro site e consequentemente com mais views, o faturamento dele é maior, ele quer ser esperto mas joga sujo

          1. Imbecil é vc, IGNORANTE. Aliás, vc sabe a origem da palavra IGNORANTE? Acho que nem isso sabe. ? Não sabe conversar sem xingar. Volte para casa e pergunte para a mamãe como deve se comportar sem xingar os coleguinhas. Faltou essa parte na sua Educação. Se é que possui as outras? ??‍♂️

          2. Kkkkkkk traga um Oscar pra esse Mito!!!! Se pudesse dava 100 likes nesse comentário, mas não tenho paciência igual o Felipinho de ficar criando conta.

  4. Um dos destaques do game pass é a duração que os jogos ficam e o day one dos first party. Isso acho q a sony vai demorar ou nem irá fazer tão rápido.

    1. Exclusivos no day one eu espero que não mesmo. Isso diminui demais o lucro das devs e faz com que só lancem jogos baixa renda, como tem acontecido no Xbox.

      1. Forza Horizon 4 e Gears 5 foram jogos de baixa renda? E não me lembro de nenhuma dev reclamando de falta de lucro, bem pelo contrário, vejo até colocando mais jogos no serviço… A Capcom que o diga…

      2. é verdade esse bilhete kkk. forza 4, gears 5, halo infinity, everwild, hellblade 2 e halo infinity devem ser de baixíssimos orçamentos né, quase indies.
        Fonte: Meu youtuber favorito

  5. Jorge, sou um feliz dono de um Xbox, assinante do game pass Ultimate… Mas cara, a lista de jogos do psnow simplesmente humilha a do Xbox. Problema pra nós é não funcionar aqui no Brasil.

    1. A questão que sou contra comparar os dois serviços é que não são a mesma coisa. O PSNow é um serviço de stream, logo os jogos não são baixados no console pra você jogar como se fossem alugados, eles ficam rodam em servidores remotos e você tem direito a jogar se for assinante, mas não você chega a ter o jogo com você. Tem alguns jogos que a Sony permite que você faça o download depois que a GP começou a crescer, acho que daí que vem a comparação, mas a ideia do PSNow é diferente do GP. O projeto XCloud sim, acho que vai numa linha parecida e faz mais sentido comparar ele que o GP.

      O problema na verdade aí é que você precisa de uma internet excelente e com ping extremamente baixo pra rodar o jogo com um mínimo de delay. A Sony não tem servidores na nuvem próprios, logo usa servidores da Amazon (se não me engano) e mais recentemente da MS pra conseguir rodar esses jogos com o mínimo de latência possível. E pelo que sei os problemas de latência não são pequenos. E ainda há um trade-off. Existe uma limitação gráfica no PC, os jogos só rodam a no máximo 720p.

      Enfim, são duas coisas diferentes e só gera confusão quando colocam como se fosse a mesma coisa… Não é favor pra ninguém fazer isso…

      1. Se vc estiver nos EUA com um ps4 e assinar o now poderá baixar normalmente os games de ps4…o único streaming que existe é se for jogar os jogos do ps3 ou se for querer jogar via PC…mas jogos de ps4 serão sempre baixados se vc tiver o console

        1. O serviço não roda mais no PS3. As opções atuais são PS4 e PC. E mesmo nos EUA existe problema de latência. No caso do PS4 hoje é possível baixar os jogos, mas essa nunca foi a ideia por trás do serviço e é por isso que eu falo que existe essa confusão com o GP.

          1. Não importa qual foi a ideia inicial do PS Now, o fato que atualmente é possível baixar todos os jogos de PS4 e PS2 do serviço. Então mesmo se você ignorar TODOS os jogos de PS3 que não tem opção de download, o PS Now continua tendo muito mais jogos que o Game Pass.

          2. É por isso que eu falo que confunde as pessoas misturar com o GP numa mesma frase. Não são todos os jogos de PS4 e PS2 disponíveis no serviço que podem ser baixados… A ideia do serviço foi e ainda é jogar via streaming

  6. Os proprios jogos dos estudios da Sony nao ficam disponiveis no PS Now. Isso por si ja diz muito como a Sony trata o seu cliente. Sonystas e Nintendistas sao mulheres de malandro.

        1. Você está falando com o cara que disse que somos hipócrita de falar que o Kratos não pula sendo que os carros do Forza também não pula

        2. Você está falando com o cara que disse que somos hipócrita de falar que o Kratos não pula sendo que os carros do Forza também não pula

    1. É por isso que vcs recebem essas bosta de jogos Microsoft, quando vcs entenderem que pagando jogo bom terão jogo bom não vão ficar falando merda na Internet, vai jogar bleeding edge agora kkkk, os jogos não estarem lá é pq tem qualidade

  7. A epic games tá dando jogos grátis toda semana desde o início do ano passado, a maioria é indie mas tem alguns muito bons sendo dados, a maioria jogos que estão no game pass, fica aí a dica

    1. A ideia da Epic é concorrer com o Steam. Tão fazendo o possível pra ganhar clientes novos e dar jogos grátis tem sido a estratégia. Tão indo melhor que o GOG na minha opinião…

  8. Game Pass é o melhor serviço que existe hoje, não foi uma invenção da Microsoft, a EA que muitos criticam, como mercenária e etcs, foi quem começou, inclusive ofereceu esse serviço a Sony e Microsoft, mas a Sony disse que a EA acess não era bom para seus con$umidores. A Microsoft gostou tanto, que foi lá e fez um serviço melhor com um preço incrível, a Sony, vendo que errou feio lá trás, voltou atrás e liberou o Ea Acess, agora o Ea Acess já não era ruim para seus con$umidores. Psnow é um serviço porco e caro. Xcloud vem pra arrebentar com tudo, com mais de 3000 jogos.

    1. Até certo ponto, no fundo no fundo, uma quer acabar com a outra, mas sem duvidas tem uma boa relação entre si.
      Só os fanboys (me incluo nisso) que ficam abobados brigando por marca A e marca B.

      1. No final lucro é o que importa, mas ter outra empresa no mercado deixa as coisas mais interessantes, tem empresa que gosta de competir

      2. Não viaja cara, já falei aqui que o mercado de consoles está muito cômodo para as 3 empresas.
        Você tem hoje um mercado bilionário de cinema com milhares de empresas dividindo o bolo, um mercado bilionário de celulares com centenas de empresas dividindo o bolo.
        Quando chega nos games, principalmente nos consoles, é um bolo bilionário enorme dividido por 3 empresas que controlam todo o mercado.
        Isso é muito cômodo, Sony, Nintendo e Microsoft estão sempre passando um pedaço do bolo uma pra outra.
        Esse negócio de guerra de consoles é coisa de retardado.

        1. Não tem nada de cômodo, se fosse cômodo, uma não precisava usar o que deu errado na outra, para se alavancar.
          Uma está sempre querendo comer a fatia do bolo da outra, se não, não tem sentido nenhum jogos exclusivos, serviços, etc…

          “Esse negócio de guerra de consoles é coisa de retardado”.
          Isso não tenho dúvidas, Phil tem PS4, o diretor de bom da guerra se declarou fã de Xbox, etc…

        2. Para a Sony já tem anos e anos q tá bem cômodo, a Nintendo andou pisando na bola e ta se recuperando e a Microsoft tá o tempo todo brigando tentando pegar mais a fatia do bolo, e esses dois últimos casos é bom para nós , já o primeiro não, mas concordo q se tivesse mais 1 grande empresa no meio a seria bem interessante.

      3. Vc nunca foi um fanboy minha filha; não… na verdade vc sofre de síndromes de minorias; faz parte quando se tem as “piores coisas do mundo” relaxa brincadeira

        1. “piores coisas do mundo”
          Uma das piores coisas do mundo fatura bilhões, nem consigo imaginar a melhor, seria incontável essa grana.

        2. “piores coisas do mundo”
          Uma das piores coisas do mundo fatura bilhões, nem consigo imaginar a melhor, seria incontável essa grana.

        3. “piores coisas do mundo”
          Uma das piores coisas do mundo fatura bilhões, nem consigo imaginar a melhor, seria incontável essa grana.

          1. NÃO confunda deus com sua criação fracassada; quem é o Xbox na fila do pão da Microsoft?

  9. No fim isso ai vai gera nenhum resultado, inovado até por que no brasil a sony não tem mais interesse tanto assim investi pesado, em serviços já a MS tem seu publico é sinceramente mesmo que sony tente muda as, coisa em relação a games e melhores, suporte não acho que essa altura ela vai querer fazer um gasto grande sendo que dependi das produtoras JP acho dificil imagina tanto que poderia banca com projeto ps5 no momento .

    1. Depois que passar a crise do coronavirus a Sony deve ser uma das empresas que deve entrar em falencia. Ela poderia ter ganho um folego se tivesse vendido os direitos cinematograficos do Homem-Aranha pra Disney por 6 bilhoes de dolares. Agora que a Disney ta fechada, tendo que eesenbolsar 1 bilhao por mes pra bancar custos de manutencao e honrar compromissos, a Sony nunca mais esse dinheiro. Pra ferrar de vez, a situcao do PS5 beira o abismo, senao ela ja teria mostrado o console.

      1. Kkkkk pesquise olhe os investimentos que a Sony fez já nesse período de quarentena amigo pesquisa primeiro e mais fácil vc fica grávido do que a Sony falir

  10. Na boa, sou caixista, mas a Sony é burra demais ao não disponibilizar PSNow no Brasil que é um dos países que mais se consome jogos atualmente e em outros países que não tem disponível ainda, digo pra vc que a Sony não está melhor pq não quer, se ela parasse de ser burra já estaria com bilhões a mais no caixa, deveriam tirar do comando quem não permitiu a liberação do PSNow nos principais países. Enquanto isso a Game Pass tá de vento e polpa se popularizando cada vez mais por ficar no máximo de países possíveis, comendo o bolo sozinha onde a Sony menospreza.

    1. Isso implica ter servidores no Brasil….pois a latência ou seja o ping seria muito alto. Teria que usar a plataforma da Microsoft no Brasil.

      1. Gastar com servidores nacionais, ainda mais terceirizados, além de simples é nulo o gasto perante ao faturamento. Ou ela simplesmente poderia aproveitar os mesmos servidores que possuem atualmente, simplesmente liberando o download de todos os jogos ao invés de produzir streaming, como vê, tem muitas alternativas, mas a Sony parece que não raciocina e nem tem mais atitude.

  11. Compensação o Ultimate para PC se fosse real, seria uma peça de prateleira de tao ruim que é … não tem nada que valha a pena.
    Espero que isso mude um dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *