Microsoft estaria construindo um sistema de anúncio em jogos gratuitos, e pode ser problema para rivais

De acordo com relatos do Business Insider, a Microsoft está desenvolvendo um programa que pode permitir a inserção de anúncios em jogos free-to-play, para permitir canais de receita adicionais para desenvolvedores. É um sistema que pode dar vantagem ao Xbox frente ao Playstation da Sony e até mesmo da Twitch da Amazon, para alguns analistas.

O objetivo, conforme relatado na análise do jornal americano, seria justamente garantir outras possibilidades de monetização para desenvolvedores e editores, que poderiam, assim, obter recursos adicionais com a venda de espaços publicitários dentro de jogos free-to-play são distribuídos gratuitamente.

Parece ser um sistema de colocação de anúncios diretamente dentro do jogo, em um contexto por assim dizer “diegético”: por exemplo, em um jogo de corrida poderíamos encontrar outdoors reais de empresas que pagaram para inserir tais referências promocionais.

Não é a primeira vez que tal ideia e tentativas anteriores surgiram, para ser honesto, já que a ideia de publicidade no jogo já existe há anos. No entanto, os exemplos anteriores não foram muito bem recebidos pelos jogadores (entre os mais recentes também os outdoors presentes no Battlefield 2042). Por esse motivo, a Microsoft teria conhecido a questão e, portanto, teria avaliado a potencial resposta negativa dos usuários, no entanto, parece que o programa ainda está em andamento e poderá encontrar aplicações no futuro em alguns jogos free-to-play.

A ideia é que possa ser uma espécie de “mercado privado”, dedicado apenas a algumas marcas específicas que passam a fazer parte do circuito, mesmo que não esteja claro como isso deve funcionar. A Microsoft não confirmou nem negou o assunto, apenas comentando vagamente: “Estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência para jogadores e desenvolvedores, mas não temos nada para compartilhar no momento”.

 

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