Microsoft parece pronta para lançar o Windows 11

A Microsoft vem provocando uma “próxima geração” do Windows há meses, mas novas dicas sugerem que a empresa não está apenas preparando uma atualização para seu software Windows 10 existente, mas uma nova versão numerada do sistema operacional: Windows 11.

A gigante do software anunciou um novo evento do Windows para 24 de junho ontem, prometendo mostrar “o que vem por aí para o Windows”. O convite do evento incluiu uma imagem do que parece ser um novo logotipo do Windows, com luz brilhando através da janela em apenas duas barras verticais, criando um contorno que se parece muito com o número 11. A Microsoft deu sequência a uma versão animada desta imagem, deixando claro que a empresa ignorou intencionalmente as barras horizontais.

O evento do Windows da Microsoft também começa às 11h ET (meio dia no Brasil), não o horário de início usual para eventos típicos do Windows e Surface. Após o convite para o evento, o executivo da Microsoft Yusuf Mehdi disse que não está “tão animado para uma nova versão do Windows desde o Windows 95!” É a primeira vez que ouvimos a Microsoft mencionar especificamente que uma “nova versão” do Windows está a caminho.

O convite para o evento também vem apenas uma semana depois de Nadella fazer um anúncio da “próxima geração do Windows”. Nadella prometeu que a Microsoft em breve compartilharia “uma das atualizações mais significativas do Windows da última década”. O diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, também sugeriu uma “próxima geração” do Windows no início deste ano.

Se a Microsoft está realmente se preparando para ir além do Windows 10 em direção ao Windows 11, esperamos ver grandes mudanças visuais para refletir isso. A Microsoft está trabalhando em algo com o codinome Sun Valley, que a empresa chamou de “ rejuvenescimento visual do Windows ”.

Muitas dessas mudanças visuais virão do trabalho que a Microsoft concluiu no Windows 10X, uma versão leve do Windows destinada a rivalizar com o Chrome OS, antes de ser descartada. Isso inclui um novo menu Iniciar, novos ícones de sistema, melhorias no Explorador de Arquivos e o fim dos ícones da era do Windows 95 que arrastam os usuários do Windows de volta ao passado nas caixas de diálogo. Cantos arredondados e atualizações para os aplicativos integrados do Windows também estão planejados.

Mudanças significativas também estão a caminho para o Windows, além da interface do usuário. A Microsoft parece estar pronta para resolver muitos problemas persistentes, com correções planejadas para um problema de reorganização de aplicativos em vários monitores, um recurso auto-HDR do Xbox que está por vir e melhorias no suporte de áudio Bluetooth.

Talvez o maior problema persistente à espera de ser corrigido seja a loja do Windows. A Microsoft tem trabalhado em uma nova loja de aplicativos para Windows nos últimos meses, e rumores sugerem que será uma mudança significativa em relação ao que existe hoje. Nadella prometeu “desbloquear maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores” com o Windows, e a loja do Windows parece ser a maneira óbvia de fazer isso. Aparentemente a Microsoft Store ficará assim:

A Microsoft está supostamente revisando sua loja de aplicativos do Windows para permitir que os desenvolvedores enviem qualquer aplicativo do Windows, incluindo navegadores como Chrome ou Firefox. Isso por si só melhoraria significativamente a loja, mas a Microsoft também pode estar considerando permitir plataformas de comércio de terceiros em aplicativos. Isso significaria que a Microsoft não aceitaria uma parte dos desenvolvedores que usam seus próprios sistemas de compra dentro do aplicativo.

Até agora, a Microsoft anunciou apenas um corte de comissão de 12 por cento para jogos de PC na loja do Windows, mas permitir que os desenvolvedores contornem o corte da Microsoft seria uma mudança significativa.

Mudar para a marca Windows 11 também apoiaria o reinvestimento da Microsoft no Windows. A fabricante do software sinalizou um interesse renovado pelo Windows no ano passado, durante uma pandemia que demonstrou a importância do sistema operacional. O uso do Windows aumentou à medida que trabalhadores e estudantes em todo o mundo optaram por laptops e PCs para trabalhar em casa. As remessas de PCs também aumentaram no ano passado.

Depois de dividir o Windows em duas partes em 2018, a Microsoft moveu partes do desenvolvimento do Windows de volta ao controle de Panos Panay no ano passado. A mudança foi uma admissão clara de que a divisão do Windows da Microsoft não funcionou, depois de meses de experiências complicadas de desenvolvimento para o Windows 10, atualizações atrasadas do Windows, falta de novos recursos importantes e muitos problemas de atualização do Windows.

Mudar para o Windows 11 ainda seria uma mudança surpresa para a Microsoft. A empresa anteriormente se referiu ao Windows 10 como “ a última versão do Windows” em seu grande esforço para posicionar o sistema operacional como um serviço que é continuamente atualizado. Embora haja atualizações mensais para o Windows, as mudanças mais significativas são normalmente entregues duas vezes por ano.

A Microsoft tem lutado para nomear essas atualizações, no entanto. Vimos a atualização de aniversário do Windows 10, a atualização de criadores e datas simples como a atualização de novembro de 2019. A Microsoft também adotou outro esquema de nomenclatura recentemente, referindo-se às atualizações como 20H1 ou 21H1 para significar o ano de lançamento e parte do ano em que a atualização foi lançada.

Uma mudança para o Windows 11 não necessariamente resolveria os problemas de nomenclatura de atualização da Microsoft, mas se a empresa também adotasse lançamentos pontuais como o Windows 11.1, isso certamente ajudaria tanto os consumidores quanto os administradores de TI a entender rapidamente qual versão é a mais recente.

As OEMs também ficarão felizes em ver o lançamento do Windows 11. Uma nova versão do Windows sempre gera novas vendas de hardware e um interesse renovado no sistema operacional. Se a Microsoft respaldar isso com uma nova IU e uma nova aparência para o Windows, será o manual típico que vimos para o Windows por décadas.

Não demora muito para descobrirmos se a Microsoft está pronta para discar o número da versão do Windows até 11. O Windows onze  começará às 11h ET (meio dia no Brasil) do dia 24 de junho, e o Windows Club estará cobrindo todos as notícias ao vivo no momento em que acontecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *