A Xbox esteve presente no evento AMD e Lenovo dedicado à apresentação dos novos consoles portáteis Lenovo Legion Go S e Lenovo Legion Go 2. Além disso, a Microsoft esteve presente para discutir a sua estratégia futura relativamente à integração/unificação do Xbox nas videogames portáteis Windows.
Nas palavras do próprio Phil Spencer, o Windows é um ponto fraco para os jogos portáteis hoje, principalmente por causa dos controles e da forma como o sistema operacional funciona. Felizmente, a empresa já vem trabalhando nessas questões há algum tempo, e foi através de Jason Ronald, vice-presidente de próxima geração do Xbox, que obtivemos alguns detalhes sobre o assunto.
“Há muito tempo que inovamos em consoles e, como parte de nossas parcerias em toda a indústria, trata-se de como podemos trazer essas inovações que incubamos e desenvolvemos para consoles e trazê-las para PC e jogos portáteis. »
Em entrevista ao The Verge, ele confirmou que a Microsoft está considerando combinar as experiências do Xbox e do Windows, e que devemos ver mudanças este ano, “em vez de ter que esperar por um console portátil Xbox que talvez não veja a luz do dia por vários anos.!
“Eu diria que se trata de reunir o melhor do Xbox e do Windows, porque passamos os últimos 20 anos construindo um sistema operacional de classe mundial, mas ele está realmente ligado ao console. O que estamos fazendo é nos concentrar sobre como podemos levar essas experiências para jogadores e desenvolvedores no ecossistema mais amplo do Windows.
[…]
Estamos trabalhando para simplificar essa experiência e torná-la mais parecida com a de um console. Nosso objetivo é colocar o player e sua biblioteca no centro da experiência e não tudo o que você precisa fazer hoje com o Windows.”
Rumo a um modelo semelhante ao SteamOS?
Se a Microsoft já começou a rever a sua cópia para a aplicação Xbox PC, nomeadamente com modo compacto, devemos ter direito a uma maior integração da Xbox no Windows a partir de 2025.
“Acho que, em última análise, nosso objetivo é tornar o Windows excelente para jogos em qualquer dispositivo. A realidade é que o sistema operacional Xbox é construído sobre o Windows. Há tanta infraestrutura que construímos no espaço do console que nós pode trazer para o espaço do PC a fim de oferecer uma experiência de jogo premium em qualquer dispositivo.
[…]
Há algumas coisas no Windows que não foram projetadas para pessoas que não possuem teclados e mouses, como suporte para gamepads ou joysticks e coisas assim.”
Jason Ronald explica que existem “padrões de interação fundamentais” nos quais as equipes trabalham para garantir que, independentemente dos detalhes do sistema operacional, ele seja um dispositivo e uma experiência centrada no jogo.
Obviamente, esperamos que, em última análise, os jogadores possam iniciar e usar seu console diretamente com um sistema operacional simplificado destinado a jogos, como o que a Valve está fazendo com o SteamOS, isso permitiria uma experiência real de console com esses “laptops” ter que mexer em um Windows que não é nada adequado.