PlayStation Showcase: um presente para o Xbox ou apenas o ápice de um mercado insustentável

É inegável que o PlayStation Showcase foi uma decepção para muitos e não consideramos isso um presente que a Sony fez ao Xbox, como muitos comentaram ironicamente. Ou seja: sinceramente não esperávamos nada diferente, mas demorou para que a “ficha” de muitos caísse. Foi simplesmente uma mensagem clara e redonda enviada à indústria e aos jogadores.

Durante anos, a Sony declarou em seus relatórios financeiros investimentos crescentes na produção de jogos como serviço e investimentos estagnados nos títulos clássicos para um jogador de seus estúdios first party. O resultado era facilmente previsível anos atrás, mas é melhor colocá-lo em preto e branco: no presente e no futuro da plataforma, existem muitos jogos como serviços (doze, pelo menos por enquanto) e muito menos single player.

Por que menos jogos single player, se os investimentos até cresceram (ainda que pouco)? Pelo simples fato de que os custos de desenvolvimento quase dobraram. O cálculo é fácil, mas vamos facilitar com um exemplo abstrato: se antes investindo 100 era possível produzir 10 jogos contra custos de desenvolvimento de 10 para cada título, com um investimento elevado para 120 será possível produzir seis jogos dados os custos de desenvolvimento aumentados para 20 para cada título.

Pode-se assim deduzir facilmente que a Sony não deixará de lançar jogos single player, mas lançará menos e mais direcionados, onde continuará a perseguir a galinha dos ovos de ouro do modelo de  jogos como serviço, concentrando a maior parte dos seus esforços de produção nele.

Portanto, esperar uma vitrine focada apenas em experiências single player desenvolvidas pela PlayStation Studios, quando se sabe que a maioria delas se trata de Live Service, foi um pouco como querer esconder a cabeça na areia. As mesmas aquisições dos últimos anos seguiram todas em duas direções muito claras: por um lado, o fortalecimento da oferta para PC, que ainda pode viver de conversões nos próximos anos, e, por outro, a tentativa de romper em o serviço do setor vivo. Aquisições como as da Bungie e Haven são explicadas desta forma e imediatamente tiveram contornos muito claros.

Por exemplo, a Sony disse desde o anúncio da aquisição que queria explorar o know-how da Bungie adquirido com Destiny. A Sony os adquiriu especificamente para avaliar a viabilidade de seus serviços  e atingir os outros estúdios. O que significava que ele queria explorar seu know-how?

Outra pergunta: nos últimos anos, quantos estúdios de desenvolvimento single player o PlayStation adquiriu? Não muitos, para ser honesto. Repetimos. Temos uma nova Sony que será voltada em um mercado que eles ridicularizaram por anos. Vocês sabem, e agora para pagar as contas acredita que seja viável apostar nisso.

Claro que, notícias de demissões em massa e até mesmo a recente redução do escopo e do número de funcionários do The Last of Us Online, que aparamente está a beira de um cancelamento,  sendo anunciado há quatro anos e ainda não está satisfatório tem feito muitos se perguntarem se a Sony terá jogos para bater COD, Fortnite, Minecraft, CS, GTA Online e tantos outros.

Por hora, é melhor se acostumar que acreditamos que este foco será mantido nos próximos anos.

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