Um grande fã de Prey iniciou uma iniciativa há vários anos com o objetivo de pressionar Arkane Austin para obter a sequência de seu jogo favorito. O nosso era pedir diariamente à empresa que o Prey 2 fosse desenvolvido por meio de sua conta X, chamada “O Prey 2 já foi anunciado?”. Ele não perdeu nem um dia na publicação de alguma súplica. Agora, com a Microsoft fechando o estúdio de desenvolvimento, ficou muito triste, parando a publicação de conteúdo.
As postagens de solicitação do Prey 2 já duravam 2.560 dias, ou pouco mais de sete anos. Para quem o seguiu, o silêncio foi verdadeiramente indicativo. A última postagem, publicada em 9 de maio, diz dramaticamente: “Não é um sonho. É um pesadelo. (Dia 2.560).” Em seguida, é anunciado o fim da conta, que não sabemos se será mantida viva ou se será excluída, com um apelo final para apoiar Arkane Lyon e os desenvolvedores independentes de sims imersivos, um gênero que está sofrendo muito da atual crise de mercado, considerando que esta nunca chegou realmente às massas.
This isn't a dream. It's a nightmare. (Day 2,560)
(Thank you for the recent support, however, this likely marks the end of this account. Support Arkane Lyon and support your favorite indie imsim creators if you can.)
— Has Prey 2 Been Announced Yet? (@Prey2Countdown) May 8, 2024
Arkane Austin foi uma das vítimas da recente rodada de paralisações da Microsoft, que também inclui Tango Gameworks, Roundhouse Studios e Alpha Dog Games. O fim de tão prestigiosos estúdios de desenvolvimento pegou de surpresa a comunidade gamer, que mais uma vez passou a se questionar sobre a validade ou não das aquisições e da chamada consolidação, dados os resultados.
O próprio Prey é um dos simuladores imersivos mais aclamados de todos os tempos. Lançado na era PS4/Xbox One, infelizmente não teve grande sucesso, nem de público nem de crítica, apenas para ser reavaliado em retrospectiva. A partir dessa experiência, a Zenimax obrigou Arkane Austin a trabalhar num jogo com funções de serviço, um pedido que suscitou descontentamento geral por parte do estúdio, que tinha competências completamente diferentes. O resultado foi Redfall, um projeto desastroso em muitos aspectos que, lançado no ano passado, teve péssima recepção por parte do público. Deve-se notar que Arkane Austin não publicou nenhum jogo desenvolvido após a aquisição pela Microsoft.