2021 foi um ano estranho do ponto de vista dos jogos. Em certo sentido, parece ter dado um pouco de espaço a todos, destacando jogos que em outras circunstâncias seriam considerados injustamente menores. Por isso é difícil indicar qual poderia ser o jogo do ano (GOTY), mas é muito fácil fazer uma lista dos jogos que melhor o representaram e como os gêneros, assuntos e temas que a indústria tem marginalizado nos últimos anos voltaram às manchetes.
Em retrospectiva, o que mais nos impressionou no Psychonauts 2 é sua pureza conceitual, esse retorno às formas que o videogame moderno parece ter abandonado, pelo menos em sua expressão mais opulenta. A aventura de Raz é um poema nostálgico, uma viagem pelas terras devastadas do meio que uma certa indústria agora olha com apreensão, senão com desgosto. É uma obra acabada no sentido mais elevado do termo, um afresco de autor que exala criatividade do início ao fim, não tanto e não apenas no que conta, mas na forma como se torna pura representação. É um jogo de mundos de sonho que não visa psicanalisar seus criadores, mas projetar sua essência para o jogador, chamado a interpretá-los. Os sonhos se transformam em circos nos quais Raz realiza suas acrobacias. Estamos na teatralização do delírio,
Jogo do ano?
Olhando com atenção, Psychonauts 2 é mais como um Manic Miner do que um Super Mario Bros., e talvez por isso que gostamos tanto: porque é a evolução mais elevada de uma visão diferente de conceber o gênero dos jogos de plataforma., uma visão que muitos desejam ignorar, colocando todos os seus expoentes sob o mesmo guarda-chuva. Double Fine tem uma maneira de conceber a jogabilidade que não encontra mais espaço no triple-A.
Ele se destaca na imperfeição, em seu desapego sem fingir que mantém tudo sob controle. Seu segredo é a incerteza em um número de malabarismo, que pode produzir continuamente a emoção de se recuperar de um erro que parecia ter comprometido o show. Onde outros estúdios aspiram à impecabilidade, criando experiências de jogo cada vez mais assépticas, Tim Schafer e colegas reconhecem o valor do informe e caótico, continuamente deixando-lhe o espaço de que precisa para fazer a ideia deslumbrante florescer.
Não sabemos quantos prêmios de jogos do ano o Psychonauts 2 vai ganhar, mas não nos importamos muito, porque, de qualquer maneira, continua sendo um dos produtos mais representativos deste 2021, e isso ninguém poderá para tirar disso. É único em mais de um aspecto, bonito como um jogo e como uma visão de videogame e vem de um bom estúdio, que ao longo dos anos nunca desistiu de sua essência. Nasceu do impulso popular, tanto pelos pedidos contínuos feitos à Double Fine, quanto pelo dinheiro doado pelos jogadores ao estúdio de desenvolvimento com a campanha de arrecadação de fundos lançada na FIG, antes da aquisição da Microsoft. Em certo sentido, é uma obra que nasce da pura paixão de quem a criou e de quem a recebeu, condição que inevitavelmente transparece ao brincar e contribuir para o envolvimento.
Raz será reconhecido?
Reiteramos: não sabemos se Psychonauts 2 será o jogo do ano de alguém, porque na realidade muitos não o jogaram (infelizmente a força dos números é decisiva nestes casos). Você pode ver os sites que são jurados e GOTY e ler os seus respectivos reviews indicados, e as vezes eles não jogaram Psychonauts 2, como também muitos não jogaram Forza Horizon 5. É incrível, mas é assim que esse prêmio funciona.
Sabemos, no entanto, que cometeria um crime se o subestimasse, talvez apenas porque graficamente não faz os seus olhos saltarem (embora não perca alguns momentos maravilhosos) ou porque não estamos a falar de uma propriedade intelectual de dezenas de milhões de cópias por edição. Independentemente dos prêmios e recompensas, dê uma chance porque realmente vale a pena, especialmente se você quiser ver outros jogos do gênero.
Particularmente sou apaixonado pela Double Fine desde Grim Fandango, e foi muito bom ver que eles têm competência para continuar contando histórias divertidas e criativas. Enquanto talvez o gameplay do jogo pode não te conquistar, eu lembro que aquele nível todo verde apresentado na E3 não me prendeu em nada, mas quando eu o jogue, “enlouqueci” justamente naquela parte com a trilha sonora incrível massageando meu cérebro. Foi memorável.
Novamente, se permite conhecer esta obra de um estúdio renomado como a Double Fine, jogá-lo é muito melhor que apenas assisti-lo. Tenha certeza que será uma experiência empolgante se você curte jogos do gênero e da desenvolvedora em questão.