Psychonauts 2 é um digno representante de um concorrente ao GOTY? Entenda sua força

2021 foi um ano estranho do ponto de vista dos jogos. Em certo sentido, parece ter dado um pouco de espaço a todos, destacando jogos que em outras circunstâncias seriam considerados injustamente menores. Por isso é difícil indicar qual poderia ser o jogo do ano (GOTY), mas é muito fácil fazer uma lista dos jogos que melhor o representaram e como os gêneros, assuntos e temas que a indústria tem marginalizado nos últimos anos voltaram às manchetes.

Em retrospectiva, o que mais nos impressionou no Psychonauts 2 é sua pureza conceitual, esse retorno às formas que o videogame moderno parece ter abandonado, pelo menos em sua expressão mais opulenta. A aventura de Raz é um poema nostálgico, uma viagem pelas terras devastadas do meio que uma certa indústria agora olha com apreensão, senão com desgosto. É uma obra acabada no sentido mais elevado do termo, um afresco de autor que exala criatividade do início ao fim, não tanto e não apenas no que conta, mas na forma como se torna pura representação. É um jogo de mundos de sonho que não visa psicanalisar seus criadores, mas projetar sua essência para o jogador, chamado a interpretá-los. Os sonhos se transformam em circos nos quais Raz realiza suas acrobacias. Estamos na teatralização do delírio,

Jogo do ano?

Olhando com atenção, Psychonauts 2 é mais como um Manic Miner do que um Super Mario Bros., e talvez por isso que gostamos tanto: porque é a evolução mais elevada de uma visão diferente de conceber o gênero dos jogos de plataforma., uma visão que muitos desejam ignorar, colocando todos os seus expoentes sob o mesmo guarda-chuva. Double Fine tem uma maneira de conceber a jogabilidade que não encontra mais espaço no triple-A.

Ele se destaca na imperfeição, em seu desapego sem fingir que mantém tudo sob controle. Seu segredo é a incerteza em um número de malabarismo, que pode produzir continuamente a emoção de se recuperar de um erro que parecia ter comprometido o show. Onde outros estúdios aspiram à impecabilidade, criando experiências de jogo cada vez mais assépticas, Tim Schafer e colegas reconhecem o valor do informe e caótico, continuamente deixando-lhe o espaço de que precisa para fazer a ideia deslumbrante florescer.

Não sabemos quantos prêmios de jogos do ano o Psychonauts 2 vai ganhar, mas não nos importamos muito, porque, de qualquer maneira, continua sendo um dos produtos mais representativos deste 2021, e isso ninguém poderá para tirar disso. É único em mais de um aspecto, bonito como um jogo e como uma visão de videogame e vem de um bom estúdio, que ao longo dos anos nunca desistiu de sua essência. Nasceu do impulso popular, tanto pelos pedidos contínuos feitos à Double Fine, quanto pelo dinheiro doado pelos jogadores ao estúdio de desenvolvimento com a campanha de arrecadação de fundos lançada na FIG, antes da aquisição da Microsoft. Em certo sentido, é uma obra que nasce da pura paixão de quem a criou e de quem a recebeu, condição que inevitavelmente transparece ao brincar e contribuir para o envolvimento.

Raz será reconhecido?

Reiteramos: não sabemos se Psychonauts 2 será o jogo do ano de alguém, porque na realidade muitos não o jogaram (infelizmente a força dos números é decisiva nestes casos). Você pode ver os sites que são jurados e GOTY e ler os seus respectivos reviews indicados, e as vezes eles não jogaram Psychonauts 2, como também muitos não jogaram Forza Horizon 5. É incrível, mas é assim que esse prêmio funciona.

Sabemos, no entanto, que cometeria um crime se o subestimasse, talvez apenas porque graficamente não faz os seus olhos saltarem (embora não perca alguns momentos maravilhosos) ou porque não estamos a falar de uma propriedade intelectual de dezenas de milhões de cópias por edição. Independentemente dos prêmios e recompensas, dê uma chance porque realmente vale a pena, especialmente se você quiser ver outros jogos do gênero.

Particularmente sou apaixonado pela Double Fine desde Grim Fandango, e foi muito bom ver que eles têm competência para continuar contando histórias divertidas e criativas. Enquanto talvez o gameplay do jogo pode não te conquistar, eu lembro que aquele nível todo verde apresentado na E3 não me prendeu em nada, mas quando eu o jogue, “enlouqueci” justamente naquela parte com a trilha sonora incrível massageando meu cérebro. Foi memorável.

Novamente, se permite conhecer esta obra de um estúdio renomado como a Double Fine, jogá-lo é muito melhor que apenas assisti-lo. Tenha certeza que será uma experiência empolgante se você curte jogos do gênero e da desenvolvedora em questão.

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