Lemos longamente todos os tipos de histórias daquelas com um ódio visceral sobre o Xbox. Até a mídia semeia dúvidas de alguém que não é comum preocupar os consumidores como a viabilidade de um negócio. Até a própria Sony já atacou o serviço dizendo que algo como Xbox Game Pass da Microsoft não é sustentável. Outras pessoas afirmavam que este modelo prejudica a indústria e que os jogos deveria ser vendidos a preços de R$ 350 – tem que defenda de tudo!
O fato é que tudo podem ser águas passadas e polêmicas ultrapassadas. A Bloomberg, muito confiável, afirmou que Sony vai criar um novo sistema de assinatura que lembra um pouco o Xbox Game Pass. Pessoalmente, acho que eles não são nada parecidos, por isso as aspas no título. Na verdade, me parece que esse movimento é uma boa notícia para todos, então quero dar minha opinião sobre ele. Mas, primeiro, isso é o que sabemos sobre esta futura assinatura:
- Pacote 1: Inclui os benefícios atuais do Playstation Plus como o conhecemos hoje.
- Pacote 2: Playstation agora com títulos PS4 e PS5 (nenhum lançado).
- Pacote 3: Plastation Now com jogos PS2 e PS3, mais jogos PSOne e PSP são adicionados.
O que vemos aqui é uma melhoria em seu serviço de jogos em nuvem, que agora busca alugar consoles clássicos sem abordar seriamente a retrocompatibilidade de maneira local. Como eu disse, tudo isso está longe de ser Game Pass, jogos locais não são adicionados além dos Plus, não há acesso ao “Day One” ou lançamento de jogos na assinatura e é claro que tudo é via streaming sem melhorias na retrocompatibilidade e limitações do serviço de nuvem japonês.
Mas só porque não é uma cópia da assinatura do Redmond, não significa que seja uma coisa ruim. Há quem queira que a Sony copie a Microsoft, mas seu modelo de negócios vai em outras direções. A Sony não pode queimar dinheiro como a Microsoft trazendo jogos de lançamento por assinatura, a ideia é continuar alugando seus empreendimentos pelo primeiro ano e levá-los para assinatura mais tarde. Uma boa ideia, mas perigosa para propostas que precisam de visibilidade extra.
Temos que admitir que a Microsoft está em um plano hostil contra seus concorrentes, e Game Pass é extremamente agressivo. Os japoneses não têm os cofres dos americanos, e talvez isso seja o melhor que puderam fazer, alugar os jogos de seus consoles clássicos e atuais sem renunciar totalmente ao modelo atual.
Alguns entenderão o movimento como uma resposta urgente dos japoneses para conter o Xbox, e é parcialmente verdade que é. A Sony não tem escolha a não ser se reinventar um pouco, eles já estão atrasados em algumas coisas e talvez com os meios que possuem isso seja o melhor que poderiam fazer. Certamente um fã da marca azul ficará desapontado com o quão ruim a proposta pode soar, mas é isso.
O fato de a equipe de Jim Ryan, que lidera a marca líder de videogames hoje, ter notado a Microsoft e sua divisão de jogos é um sinal claro de como Phil Spencer e sua equipe estão se saindo bem. Além disso, com esse movimento todos nós ganhamos, afinal, o Playstation Now está acessível não só nas máquinas Playstation, e que a assinatura é melhorada com jogos clássicos e alguns outros mais exclusivos da Playstation Studios.
Agora deixe-me nos comentários suas impressões sobre todo este assunto. Você acha que essa mudança será um competidor real para o Xbox Game Pass?