Redfall reacende o debate do “sempre online”: ainda é um problema em 2023?

Redfall exigirá uma conexão com a internet sempre ativa para jogar, mesmo que você decida evitar totalmente o modo multiplayer e aproveitar o título Arkane como um jogo para um jogador. Uma decisão que, como outros casos do passado, gerou discussões na comunidade, os que se incomodam por estar sempre online e os que não estão, visto que hoje em dia estar ligado à rede 24 horas por dia é a normalidade.

Vamos fazer um breve resumo para quem perdeu as últimas notícias de Redfall: as perguntas frequentes no site oficial afirmam que “uma conexão online constante é necessária para um jogador e multiplayer cooperativo”. Infelizmente, nenhuma explicação foi dada sobre as razões por trás dessa decisão. Podemos apenas supor que Arkane projetou Redfall como um jogo com um co-op bastante suave, o que significa que ele permite que você mude de singleplayer para multiplayer sem problemas com jogadores externos que podem entrar ou sair do nosso jogo a qualquer momento.

No entanto, isso por si só não seria suficiente para justificar o sempre online. Por exemplo, Dark Souls e Elden Ring também permitem que você mude de singleplayer para multiplayer cooperativo e PvP a qualquer momento, mas também incluem uma opção para jogar totalmente offline, sem obrigar o usuário a ficar constantemente conectado à Internet.

Em suma, ou o Redfall tem em causa alguma outra mecânica que ainda não foi apresentada oficialmente e que exige uma ligação constante à Internet, ou estamos perante uma decisão que inevitavelmente vai suscitar discussão.

Há quem aponte que já não estamos no início do novo milénio em que a Internet ainda se encontrava em plena difusão e evolução: em 2023, ter acesso à Internet tanto em casa como em viagem e a qualquer hora já tornou-se a norma para a maior parte das pessoas. Resumindo, quem reclama do sempre online seria apenas aquela ínfima porcentagem de jogadores que moram em áreas rurais ou aqueles que simplesmente querem fazer disso uma questão de princípios ou, pior, como desculpa para fazer uma “guerra de console”.

Por outro lado, entre os que criticam o sempre online Redfall, bem como o de Gran Turismo 7 e Diablo 4 (só para citar outros casos relativamente recentes), lembre-se que mais cedo ou mais tarde os servidores Redfall também fecharão suas portas e que esse ponto não poderá utilizar o jogo de forma alguma, ainda que foi desenhado para ser enfrentado completamente em single player. Em suma, uma opção offline deve ser a norma nestes casos também com vista à preservação. Depois, há quem lembre que o inesperado sempre pode acontecer: em caso de problemas no servidor ou no Xbox Live, manutenção programada ou causas pessoais (mudança, ineficiência do seu gerente e assim por diante), seria impossível acessar algo pelo qual você pagou . E de que lado você está? Vamos falar sobre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *