Sony tenta se alinhar à estratégia do Xbox e anuncia a compra de um novo estúdio: Housemarque

Deste 2018, a Microsoft tem investido duramente em aquisições de estúdio. A proprietária do Xbox fez basicamente uma “festa” pegando vários como Playground Games, Ninja Theory, Obsidian e muitos outros. Neste ano, realizou inclusive um das maiores aquisições da história da indústria dos games ao comprarem a Bethesda. A Sony, por ser competidora, também correu atrás disso e acaba de anunciar que adquiriam a Housemarque.

Mas quem é a Housemarque? Muitos de vocês não fazem ideia, mas recentemente ela veio a mídia com o Returnal, um jogo independente e exclusivo para Playstation 5. A Sony parece ter gostado resultado que a Housemarque o comprou e integrou ao PlayStation Studios.

Isso foi garantido pela empresa japonesa por meio do blog oficial do PlayStation. No post, Hermen Hulst, Chefe de Estudos Mundiais da SIE, diz que o estúdio tem uma “visão incrível” e é “capaz de criar jogos novos e memoráveis ​​que ressoam em nossa comunidade”. Eles afirmam ainda que “esta adição aumenta a força criativa do PlayStation Studios.”

O caso Housemarque é interessante. O estúdio tem apenas 80 funcionários de acordo com seu perfil no LinkedIn, um número que, para colocá-lo em contexto, está longe dos mais de 275 funcionários da Insomniac Games ou dos 360 funcionários da Guerrilla Games, ambos pertencentes ao PlayStation Studios.

Seu catálogo de jogos é relativamente escasso, com Superdust HD e Outland sendo dois de seus principais expoentes, embora suas vendas não tenham sido tão boas quanto o esperado. Além do mais, a Housemarque reconheceu que, se não conseguissem vender um projeto multiplayer para uma editora, “talvez tivéssemos de fechar o negócio em breve”. O estúdio estava à beira da falência.

De acordo com o CEO da empresa, ‘Returnal’ “consolidou nossa voz e marca no setor”. A compra da Sony “dá ao nosso estúdio um futuro claro e uma oportunidade estável para continuar a fornecer abordagens centradas em jogos”. “Com o apoio da SIE e sua família de estudos nos apoiando, podemos realmente aumentar nossa posição na indústria e mostrar o que a Housemarque pode criar sem limitações”, conclui Kuittinen.

Então é isso, apesar das últimas declarações de Jim Ryan sobre “é mais difícil estimular o talento do que jogar dinheiro para obtê-lo”, a Sony tem seguido os passos da Microsoft, mas claro que de forma mais modesta já que a Bethesda é uma aquisição de altíssimo nível e que custou 7,5 bilhões de dólares.

Desejamos boa sorte para Housemarque  e que façam bons jogos para seu público, ter uma concorrência saudável e competitiva é bom para a indústria.

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