Os últimos resultados financeiros da Microsoft, relativos ao segundo trimestre do ano fiscal de 2022, mostraram uma imagem cristalina em relação à divisão Xbox, o que pode levar a uma conclusão: a gestão de Phil Spencer está tendo um desempenho muito bom, produzindo um crescimento constante do setor, com números que se tornam mais interessantes e relevantes de ano após ano.
Em 2021, “a divisão Xbox gerou receita de US$ 16,28 bilhões, alta de 17,7% em relação ao ano anterior”. Esses dados positivos são realmente importantes e indicam uma clarividência da gestão que conseguiu ser muito lucrativa, jogando muito bem todas as suas cartas.
Observe que não é uma questão de guerra de console. Também esperamos que a Sony e Nintendo tenham conseguido se sair bem, é bom que os resultados sejam positivos para todos. Queremos concorrência. Aqui, mais do que qualquer outra coisa, queremos sublinhar como a estratégia de Spencer começou anos atrás, depois de tirar o Xbox One de maus bocados, juntamente com toda a divisão Xbox, e começou a mostrar sua força. Deste crescimento deriva o investimento de 68,7 bilhões de dólares para a aquisição da Activision Blizzard: se o Xbox fosse tão mal quanto alguns pessimistas querem, a Microsoft nunca teria decidido investir uma quantia semelhante. Além disso, Spencer não teria sido promovido a CEO da Microsoft Gaming, ganhando mais poderes dentro da empresa.
Algumas frases de “pessimistas”:
- Há quem diga que os servidores do Forza Horizon estão vazios;
- Há quem diga que só chegam indies de baixo valor e jogos antigos no Game Pass;
- Há quem invoque o antitruste, acredite em monopólio e que espera que a compra da Activison seja barrada;
- Há quem gaste R$ 350 por jogos que já jogou;
- Há quem desacredite de Halo mesmo tendo o seu maior lançamento da história.
Desse modo, há quem acredite em tudo que seja prejudicial ao Xbox quando não abre os olhos e realmente parabeniza a administração do Spencer.
Em vez dessa opinião pessimista, temos 25 milhões de assinantes do Xbox Game Pass, um número enorme para a indústria, e os dois últimos sucessos de bilheteria lançados, Forza Horizon 5 e Halo Infinite, esmagando números milionários. Também temos o Xbox Series que está vendendo muito melhor do que a Microsoft previa. Basicamente, temos uma Xbox Game Studios viva e bem, com dezenas de estúdios prontos para produzir novos videogames, esperançosamente no nível dos vistos no ano passado, prontos para investir em todos os setores da indústria.
O que vocês acham sobre isso? Você é um pessimista? Ou acredita que Spencer está no caminho certo?