A Microsoft confirmou hoje que está trabalhando em um console Xbox de próxima geração em parceria com a AMD. A presidente do Xbox, Sarah Bond, fez o anúncio em um vídeo de um minuto publicado no YouTube, prometendo oferecer “uma experiência Xbox não restrita a uma única loja ou vinculada a um único dispositivo“.
Bond afirma que a Microsoft está em parceria com a AMD para uma “parceria estratégica de vários anos” que incluirá a dupla na engenharia conjunta de silício “para um portfólio de dispositivos — incluindo nossos consoles Xbox de próxima geração na sua sala de estar e nas suas mãos”. A dupla também trabalhará em conjunto para desenvolver a próxima geração do Xbox Cloud Gaming.
A Microsoft está deixando mais claro do que nunca que sua plataforma Xbox de próxima geração será focada em múltiplos dispositivos e não restrita a uma loja própria de jogos. “O objetivo é construir uma plataforma de jogos que esteja sempre com você, para que você possa jogar os jogos que quiser em qualquer dispositivo, em qualquer lugar — proporcionando uma experiência Xbox que não esteja restrita a uma única loja ou a um único dispositivo“, diz Bond. “É por isso que estamos trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Windows para garantir que o Windows seja a plataforma número um para jogos.”
A confirmação ocorre poucos dias após a Microsoft anunciar uma parceria com a Asus para lançar dois dispositivos portáteis Xbox Ally ainda este ano — com uma nova experiência Xbox em tela cheia no Windows. Essa nova experiência Xbox roda sobre o Windows e significa que os dispositivos Xbox Ally podem acessar outras lojas, como o Steam, e parece que a Microsoft está sinalizando o mesmo para seu console Xbox de próxima geração.
Os comentários de Bond parecem sugerir que o Windows é fundamental para os planos da Microsoft para o console Xbox de próxima geração, mas uma peça que faltava no quebra-cabeça era a retrocompatibilidade para os jogos do console Xbox.
Bond diz que a próxima geração do Xbox inclui “manter a compatibilidade com sua biblioteca existente de jogos do Xbox”. Então, embora os dispositivos Xbox Ally não rodem jogos de console Xbox que não tenham uma versão para PC ainda este ano, os consoles Xbox da próxima geração rodarão.