O Xbox Series S está causando muita discussão, por motivos que têm causado polêmicas: por um lado, alguns membros da indústria duvidaram do ponto de vista técnico, em comparação com outros next gen e também em comparação com seu próprio irmão mais velho, mas por outro a máquina da Microsoft continua demonstrando como a abordagem diferenciada está funcionando no mercado, graças ao preço, qualidade e mas também à disponibilidade. É difícil pensar que a casa de Redmond pudesse prever um período de crise nas matérias-primas como o que estamos a viver neste período, mas é certo que a ideia de uma console obviamente mais fácil de produzir do que as outros provou ser brilhante.
É bastante impressionante notar que, mesmo no Japão, o Xbox Series S vendeu mais que o PS5, superando-o em cerca de três vezes na última semana. Obviamente, isso não é uma indicação de uma tendência geral ou de uma grande mudança no gosto dos usuários japoneses, mas significa simplesmente que há um certo interesse no Xbox hoje em dia e, acima de tudo, que a Microsoft consegue acompanhar, e não é pouca coisa.
Por outro lado, o Xbox tem vendido mais do que seu concorrente direto também nos EUA nos últimos meses e provavelmente a disponibilidade do Series S também desempenhou um papel decisivo nesse caso, considerando como o Xbox Series X tem mais ou menos a mesma produção problemas e abastecimento de estoques que também caracterizam o PS5.
A Microsoft poderia ter previsto uma situação tão problemática na indústria de semicondutores? Difícil, também porque o design antecede definitivamente a pandemia de Covid e todos os problemas que surgiram depois, mas a ideia de um console capaz de explorar um processo de produção diferente foi clarividente e está dando frutos.
Além disso, a possibilidade de entrar oficialmente na próxima geração com uma quantia que é praticamente metade do necessário para PS5 e Xbox Series X é uma tentação considerável e também pode atrair aqueles que não estão historicamente interessados em um console da Microsoft, combinado com a atratividade de Xbox Game Pass.
Por outro lado, características técnicas inferiores sempre foram um grande ponto de interrogação e um tópico de discussão desde os primeiros rumores sobre esta máquina. Deste ponto de vista, as dúvidas não surgem tanto em relação ao CPU e GPU, com o primeiro praticamente no mesmo nível e o segundo que pode se adaptar com uma escala descendente das características gráficas.
O Xbox Series S foi duramente criticado, inclusive por seus concorrentes, mas na prática é claro que mostrou que a estratégia da Microsoft tem sido vitoriosa. A essa altura do campeonato não tem como discordar disso.
O que vocês acham do Xbox Series S? Uma aposta interessante?