15 anos de Gears Of War 2: seis fatos incríveis que você deveria saber

Imagem do Gears do War 3.

Nesta semana completam 15 anos desde o lançamento de Gears of War 2 no lendário Xbox 360, que hoje continua a ser uma das franquias mais importantes do Xbox, com uma importância semelhante à de Halo. Foi na altura um daqueles exclusivos que te fez comprar o console, ainda mais de uma década depois do seu lançamento há quem o considere um dos melhores projetos da marca, superior até ao seu sucessor Gears of War 3.

Para comemorar este aniversário, aqui na Windows Club decidimos celebrar esta sequência em grande estilo com pontos extremamente importantes que você talvez não conhecesse sobre este título. Iremos desde a sua produção até coisas um pouco mais específicas, então com certeza você acabará aprendendo algo novo sobre este jogo emblemático.

Um sucesso de bilheteria

Gears of War 2 foi realmente um título excelente e promissor, tanto que a Microsoft doou um orçamento de 12 milhões de dólares para tornar esta sequência uma realidade. Também algo a admirar é a equipe de trabalho da Epic Games, já que o jogo contou com uma equipe de apenas 15 programadores e 45 artistas com desenvolvimento de apenas dois anos.

Hoje o orçamento parece um pouco pequeno comparado a coisas como Cyberpunk 2077 ou GTA V, mas na altura era verdadeiramente uma grande quantia de dinheiro que demonstrava a fé que a Microsoft tinha não só no estúdio, mas também em Gears of War. Para que este ponto te deixe mais convencido desta fé, o desenvolvimento desta sequência começou antes mesmo do lançamento do primeiro jogo da saga.

Mecânica que se tornou icônica

Como era de se esperar, uma sequência deveria agregar coisas que a diferenciassem de seu antecessor e Gears of War 2 incluiria duas mecânicas que se tornariam distintas.Na verdade, hoje suponho que ninguém poderia imaginar um novo jogo da saga sem elas. A primeira seria a introdução dos duelos de motosserra, uma ideia tão maluca quanto brilhante, já que em mais de uma ocasião um jogador se aproximaria de você com o único intuito de testar quem seria o mais rápido apertando o botão “b”.

A outra mecânica seriam os escudos de carne; Em vez de executar um inimigo ou apenas acabar com ele, você poderia levantá-lo do chão e usá-lo como escudo para aguentar os tiros para você, uma ideia tão brilhante quanto humilhante, já que alguns jogadores aproveitaram para te colocar contra a parede e faça uma dança particular sua.

A tortura de María como easter egg

Se na época do lançamento de Gears of War 2 você estava mais animado com o multiplayer do que com a campanha, com um pouco de azar você poderia ter arruinado a revelação sobre Maria. No mapa multiplayer denominado “Canais”, no canto esquerdo de onde surge o Arco Explosivo existe uma parede que, ao ser destruída, revela algo perturbador.

Nela há uma espécie de pintura que revela um ser deformado muito parecido com María depois de ter sido descoberto por Marcus e seu marido durante a campanha. Até o momento, a Epic Games não disse nada específico sobre esse easter egg, mas a comunidade está convencida de que é mesmo Maria.

Pão queimado

E se eu lhe dissesse que os Gafanhotos gostam de pão crocante? Bem, parece que estes têm torradeiras. Veja bem, há um easter egg muito curioso localizado no Ato 4 durante seu quinto capítulo, onde se você prestar atenção na fase verá uma caixa bastante curiosa. Se você atirar, ele quebrará, revelando uma torradeira dentro da qual podemos ver em ação.

Além de assistirem à deliciosa torrada do pão, haverá um diálogo entre Dom e Marcus falando sobre o quanto gostam que o pão fique crocante. Se os dois personagens não estiverem próximos, este diálogo não será ativado e pode até acontecer que o pão fique preso dentro da torradeira, impedindo o início da interação entre os dois personagens.

Esse é o meu cowboy!

Este é talvez um dos a mais engraçados que você verá em um videogame. Ao longo do terceiro capítulo do Ato 1 existem vários chapéus escondidos ao longo do nível, se você atirar neles todos os personagens ganharão um chapéu semelhante ao usado pelo personagem chamado Dizzy.

Não é só isso, durante o nível o inseto gigante que emerge do solo para nos atacar terá um enorme chapéu na cabeça, e em vez de rugir gritará: “Yee Haww!” Cuidado, isso pode ser feito em qualquer dificuldade, mas os chapéus só ficarão visíveis em “Madness”, então se quiser ver em uma dificuldade menor terá que memorizar a localização.

Religião mostrada através de um personagem

Um dos personagens mais queridos pelos fãs é Tai Kaliso, que faria sua primeira aparição neste jogo com o objetivo de mostrar a diversidade de pessoas e religiões que existem no mundo, já que até aquele momento da franquia isso não havia sido mostrado um caráter particularmente religioso.

Isso nos leva a dizer que o design de Tai é inspirado nos Maori da Nova Zelândia , cujas tatuagens, cultura e religião são representadas através do personagem não só nos videogames da franquia, mas também nos quadrinhos.

Uma sequência inesquecível

A jornada épica da Delta Team para salvar seu mundo das hordas de Locust não é apenas um clássico do Xbox, é também imperdível para qualquer fã de jogos em geral. Hoje é um jogo adorado por fãs e críticos e tem uma quantidade incrível de informações para saber que, se colocássemos tudo em um único artigo, não terminaria este ano.

Espero que tenham gostado dessas curiosidades e se souberem de outras, comentem ou digam-nos o que acharam de Gears of War 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *