Está mais do que claro que os smartphones da Microsoft pertencerão a linha Surface, já que serão preparados pela mesma equipe e devem seguir a mesma estratégia da empresa. Contudo, ao falarmos sobre a linha “Surface” já estamos a falar também sobre smartphones.
Há exatamente um ano, a Microsoft anunciou o Surface 3, uma opção de baixo custo para o Surface Pro 3. Com um “ano de vida”, é hora de seguir em diante e entregar um sucessor a altura. Porém, cadê ele?
O dispositivo chegou logo após o Surface 2 RT e representou um novo começo para a linha que já não é mais portadora de processadores ARM. Usando o novo, naquela época, processador Intel Atom Cherry Trail, a Microsoft quis dar uma alternativa de menor potência para o Surface Pro 3 a um preço mais degustável de US $ 499 (hoje pode ser encontrado por até U$399, aproximadamente R$ 1.420).
Além disso, o Surface 3 portava Windows 8.1 de fábrica, claro que com a possibilidade de ser atualizado para o Windows 10. Aliás, o seu desempenho com o novo sistema operacional da empresa é satisfatório para tarefas básicas como e-mail, navegação web, Office, boa duração da bateria (6,5 horas) entre outros. Porém, recursos como Windows Hello, novo design similar ao Pro 4 ou até uma entrada USB-C ainda estão ausentes devido a idade do aparelho.
Qual a razão da Microsoft colocar em stand-by a linha Surface para este ano?
Uma nova linha de dispositivos Surfaces deveria sair no mês de outubro deste ano, mas parece que isso não vai acontecer. A razão é simples, a Intel vai lançar um novo processador a curto prazo (provavelmente em dezembro), e por isso não faz muito sentido liberar um Surface 4 sem um grande salto por questão de poucos meses.
Além disso, até o “Surface Phone” (ou os Surfaces Phones) deverão ser lançados com este novo processador da Intel – Leia mais sobre isso aqui. Percebam que toda a linha Surface realmente tem se afastado dos processadores ARM.
Em se tratando dos smartphones, a Microsoft diminuiu drasticamente o número de Lumias e de funcionários responsáveis pela divisão móvel. Além disso, tem fomentando outras fabricantes a investirem no Windows 10 Mobile.
A ideia é criar uma nova categoria de smartphones aliada ao Continuum como resultado um produto híbridos entre celulares e PCs. Por isso, fabricantes de PCs como a Acer, HP e Vaio apostaram nessa ideia.
O problema é que o Brasil passa por uma crise econômica que parece não ter sido calculada pela Microsoft, e trazer estes novos dispositivos para cá ficou mais complicado. Além disso, a fábrica da empresa foi vendida em Manaus e a nova responsável pela terceirização ainda não começou a produção. Por sorte, os países emergentes são fundamentais para a nova estratégia móvel da empresa, afinal, criar PCs baratos que também são celulares pode ser muito útil para a empresas, estudantes e consumidores mais exigentes.
No final das constas, vamos ver se essa pausa será compensada. Até lá, teremos um longo ano com muitos novos recursos e aplicativos, como pro exemplo, a Anniversary Update. Afinal, a divisão de hardware da empresa está “parada”, mas o software não descansa uma semana.
Nas últimas semanas, aparelhos como o Lumia 650 e Acer Jade Primo começaram a ganhar o mundo. A Vaio já vende até sua linha mais cara aqui no Brasil. Alcatel já pode ser encontrada em diversos locais no Brasil, a HP tem uma boa relação com o nosso país, a Blu vende aparelhos por aqui e cada vez mais aparelhos da Xiaomi estão susceptíveis a ROMs.
As coisas serão bem diferentes daqui por diante.
Onde que tem Alcatel vendendo aparelhos Smartphone com Windows 10 Móbile? Blu só trás aparelhos fracos em Hardware, cadê os intermediários? O erro da Microsoft é justamente este, ela esqueceu que estas novas fabricantes não produzem em largar escala, ou seja, vendem em apenas poucos países, o Windows Phone sempre foi o segundo maior mercado da Microsoft, e ela deveria pensar nisso. Ela poderia justamente pegar os quiosques dela e passar a vender todos os produtos de todas as marcas que trabalham com ela, ou seja, importar produtos e dando garantia para eles, trazer ela própria os aparelhos da Alcatel, Blu, entre outros.
Tá aí algo bom para se sugerir para a Microsoft Brasil
Pois é… Se você souber o site para isso, sugere lá, por favor.
Ainda estão começando a sair aqueles aparelhos anunciados com W10M no “primeiro mundo”.
Mas também compartilho a sua opinião, mas acho que a Microsoft tem receio de ser vista como uma competidor no varejo.
Galera, uma pausa.
Hora de ir pro Android/iOS.
Ano que vem a gente volta.
rs…
Ta esperando o que ainda?
O dinheiro entrar. Ou você vai pagar um telefone novo pra mim?
O dinheiro entrar. Ou você vai pagar um telefone novo pra mim? (2)
Ainda bem q vc tem tanto dinheiro kkkk, meu 930 ainda dura mais 1 ano tranquilo
Porque o 950 é muito mais barato que um top de linha Andro… Ops, não tem no Brasil. Que pena.
O problema de usuário do Windows é essa Síndrome de Estocolmo. E não se pode fazer uma piadinha que eles já ficam ofendidos. Deixei de ser fã da plataforma, agora sou fã da minha produtividade. Sem Lumias no Brasil, não tenho outra saída.
Meu 720 não dura mais um ano. Mas não é você quem vai me pagar um celular novo, nem importar um Lumia de fora, então seu relato e nada são a mesma coisa.
Pra mim, seu relato e nada também é a mesma coisa…pegue seu android e saia de fininho…se não é fã da plataforma, não tem o que fazer aqui, não é mesmo? Eu não fico entrando em sites de outras plataformas se não a utilizo e muito menos gosto. Os problemas da Microsoft no Brasil, infelizmente, é muito mais profundo, pois passa pela competência de nosso governo, que acabou com a nossa economia. Stand by para o Brasil até 2019, pelo jeito…
Que pensamento idiota aliada a uma atitude digna de pena. Parabéns por essa mente tão fechada, você vai longe.
Por mais que eu não tenha que prestar contas pra mais um fanboy alienado, lá vai. Eu utilizo um Lumia 720 e se você soubesse ler já teria visto isso mais acima antes de pagar esse mico. Então quero saber das novidades pro meu celular.
Como a internet (ainda) é livre, não tenho que sair de lugar algum. Abraços.
Se fosse só trocar de sistema era fácil. Muita gente comprou final do ano passado apostando na plataforma pra esse ano, mas pelo visto o windows 10 vai funcionar mesmo só com surfaces. Mas o problema é que muitas dessas pessoas não tem condições financeiras pra trocar de aparelho todo ano, ainda mais nessa crise.
Exato. Mas essa resposta nao pode ser para ele pois em nenhum momento ele se referiu a essas pessoas, mas à eke mesmo.
Sou fã de Windows Mobile, não consigo me acostumar com Android nem a pau (mesmo tendo um dos melhores aparelhos Android puro: Um Nexus 6P 128 GB) e não vou pagar 3.700 Dilmas por um iPhone decente (compra quem não tem valor ao seu dinheiro ou o tem para gastar de sobra). Tive que dar like duas vezes para você. Apesar de usar Windows Mobile, cejo que continuar com o meu Lumia 640 XL e o meu L1520 (um aparelho de três anos atrás) e esperar a boa vontade da MS e de outras marcas aqui no Brasil, vou morrer de agonia. E o legal é que peka primeira vez eu vi a fase perfeita vindo de alguém que se refere à essa relação ATUAL (devo enfatizar essa palavra pois o sistema é bom, só a atual política da empresa que está querendo acabar com ele) entre os que defendem e os antigos e ainda atuais fanboys têm por Windows Mobile: SÍNDROME DE ESTOLCOMO. Não há frase melhor para simplificar essa relação que existe. Sem demagogias, não estou julgando gostos, pois são os mesmos que os meus em relação ao sistema, mas defender a MS não. O pior é atacar a quem não defende essa situação absurda à que essa empresa está nos apregoando. Eu não vou continuar com isso pelos próximos dois anos pelo menos. A não ser que haja um milagre e esse Acer, HP ou Xiaomi da vida desembarque por aqui. Coisa que não acredito pois nem de Android eles abasteceram o Brasil, quanto mais de WM.
Melhor segurar 3 meses do q perder o gap de novos processadores . O Surface Phone dificilmente sai em 2016 ainda, será para o início ou meio de 2017. Existe rumores de um Lumia 850 sendo testado na India ou um Surface Phone .
Acho tão engraçada a maneira que vocês falam do suposto Surface Phone, como se ele já fosse realidade, como se o mundo inteiro estivesse ansioso pelo seu lançamento e como se ele já tivesse um sucesso garantido. Hauahauahaua, aceitem, a plataforma mobile da Microsoft é um fracasso e nada vão mudar isso.
Eu acredito que nada pode mudar o que você é (chato, sem graça, com comentários sem valor), mas tudo pode mudar o setor tecnológico a qualquer momento.
Não tenho nada contra você Jaime, mas acho que se não gosta, e nem acredita em alguma mudança, deixe de poluir a área de comentários de diversos sites. Você vai se sentir muito melhor, deixe para quem gosta aproveitar o que muitos acham que esta acabando.
Esse tipo de pessoa se chama chorões,nem da trela.
Eu nem do ideia kkkkkk o problema mesmo é que estraga a área de comentário.
Esses caras chatos estragam qualquer coisa.
Sao jajas …
Esse Jaime chora muito
Robson, ele é claramente uma pessoa que investiu o pouco dinheiro assalariado que ele tinha em um Lumia. Viu a cagada que a MS fez e ele caiu nesse problema e há meses destila o seu veneno de vingança para todos lerem.
Ele é top viu, tem Lumia, Xbox e ainda paga alguns serviços da Microsoft. Não o subestime kkkkkkkkkk.
De novo com essa lenga lenga Jaime? Caramba velho você não desiste de Windows mesmo né!?
Também não sei o que este ser faz aqui num site que ele não curte, não aproveita e não tem nada à acrescentar. Sua opinião nada importa aqui. E também nada vai mudar com relação à plataforma, nossas expectativas e a qualidade dela.
Ainda não,mas quando lançar vai ser isso que tudo que falou.
Dando uma de mãe diná? kkkkkkk e aliás, quem é você para falar que um produto é um fracasso?
E aliás, cara, enquanto que as concorrentes pensam no curto prazo, a MS está pensando a longo prazo:
“A longo prazo a ideia de Nadella é estimular a inovação nesse segmento, criar novas categorias e gerar oportunidades para o ecossistema Windows de uma forma ainda mais ampla. “Nossa reinvenção será centrada na criação de experiências de mobilidade para toda a família de dispositivos, incluindo telefones.” disse ele.” ( http://www.windowsteam.com.br/mesmo-com-demissoes-ceo-da-microsoft-confirma-que-a-empresa-esta-comprometida-com-o-windows-10-mobile-e-mais/ )
E aliás, se você não gosta da plataforma, por que está aqui?
Uai, você também está dando uma de mãe Diná. Esse era o mesmo pensamento em 2010 quando lançaram o Windows Phone, e todo mundo sabe onde deu.
Eu não estou dando uma de mãe diná e nem falando sem conhecimento ao contrário de você. Mas é fato que a MS está trabalhando pensando no longo prazo. E aliás, as únicas coisas que você comenta é choro e achismo.
E aliás, o que falavam mesmo do Surface? Falavam que ele não iria dar certo e que o produto está morto.. Bem, hoje em dia, o Surface virou tendência tanto que até a Apple tentou copiar o Surface (depois de tanto ridicularizar o Surface).
E o mais engraçado disso tudo, é que o discurso para o Windows 10 Mobile é exatamente o mesmo… mas pouco a pouco a Microsoft vai revolucionando o mercado (Primeiro com a “pré-unificação” no 8.1, depois com o Continuum e as pontes no W10M/W10 TH2 e agora com a integração total entre Mobile e PC no W10/W10M RS1)… somente pessoas que tem uma visão limitada como a tua que não veem isso.
Só pra eu ter noção: Quais aparelhos saem de fábrica com Windows 10 e tem processador série 8xx?
950 – 808
950 XL – 810
X3 – 820
Idol Pro – 820
Jade Primo – 808
Infelizmente nem um desses a venda aqui(brasil).
De onde vcs tiraram essa asneira de não lançar o Surface 4?
A questão não é ”não lançar” e na verdade esperar o novo processador da Intel para Lançar o dispositivo mais atual.
A matéria está mal escrita. Ele fica divagando entre o achismo e o ilusionismo. O Surface ja está em sua 4a geração e nada indica que isso vá parar por conta dos lançamentos de novos chipsets Intel. Até mesmo porque em outubro o Pro 4 e o Book vão completar um ano e é um ótimo período para se lançar novos dispositivos Pro. A Intel lançou no último dia 6 a sexta geração de processadores Core. Logo os chips ja estão disponíveis para as versões Pro/Book. Quanto a esta versão mais básica nada se ouve; se cancelarão; se haverá uma versão Surface 5. Quanto ao suposto Surface Phone, ninguém sabe, ninguém viu. Enfim… Tudo muito especulativo a respeito de uma família de produtos. Caça clicks!
Todas aa matérias daqui divagar entre o achismo e o ilusionismo. A Microsoft mesmo não fala nada faz tempo, mas nesse meio tempo, já lançaram até o Surface Phone em 3 versões.
Eles inclusive falam aqui no site que isso está confirmado e certo.
Então, nem ta tão ruim assim pois em algumas partes até faz sentido. Tem matérias bem piores sobre Windows em outros sites.
Nisso devo concordar.
eu por mim vendo hj, gostaria de pegar um Android. Mas como nçao tenho dinheiro, tenho q manter meu lumia 640XL mesmo. E sei que caso eu venda meu celular, ainda não conseguiria dinheiro suficiente para comprar um bom android(que não trave). Pois quanto vale um 640XL hj? uns 750/800?
Não gosto de uma coisa….
TENTAR DEFENDER O INDEFENSÁVEL…
A GUERRILHEIRA COMUNISTA ESTELA, ATUAL PRESIDANTA, NÃO TEM NADA A HAVER COM O FRACASSO, OU ATRASO DOS CELULARES MICROSOFT NO BRASIL.
ACORDEM PELO AMOR DE DEUS.
A MICROSOFT ERROU, SIMPLES ASSIM
ERROU AO COMPRAR AS CARAS E ULTRAPASSADAS INSTALAÇÕES DA NOKIA
EU VENHO DIZENDO ISTO HÁ ANOS..
CERTO ?
EXISTEM DEZENAS DE MODELOS DE CELULARES MUITO MAIS CAROS QUE SERIA O 950, O 650 E ETC,,,
APENAS EXISTE FALTA DE INTERESSE DA MICROSOFT
CASO CONTRÁRIO ELA ESTARIA ABRINDO NOVAS LOJAS, COMO FAZ A SAMSUNG EM TODO O BRASIL
OK ?
Não tenho dinheiro pra mudar, me faz falta ter apps da moda, mas adoro o Windows Phone. As vezes tenho raiva, mas ficarei no aguardo enquanto vcs se matam… meu 640xl tem mta lenha pra queimar! Kkkkk
A Microsoft (E os fanboys) tem que entender uma coisa… Brasil e Microsoft nunca deram certo…e não seria agora que isso ia ser diferente.
Detalhe… eu tenho um Windows Phone e sou louco por ele… Reconheço que o sistema realmente mostrou a que veio (Ainda que tarde) e deveria ser melhor aceito… o problema é que ele NÃO FOI BEM ACEITO…e a Microsoft fica dando um tiro no pé atrás do outro ao passo que isso AFASTA ainda mais usuários e desenvolvedores.
Acreditem… não vai funcionar. Android vai continuar dominando ainda que com sua PÉSSIMA qualidade e se algum dia a Microsoft sequer encostar no que o Android é hoje, vai ser daqui a uns DEZ ANOS. (Sendo bem otimista.)
Ok, e desde quando os fabricantes estrangeiros estão vendendo os seus aparelho com Windows Phone ou Windows 10 Mobile por aqui ?