Não, o processo da FTC, órgão que regular grandes fusões do comércia dos Estados Unidos, ainda não foi encerrado apesar de ter perdido as liminares. Ainda existe uma possibilidade da compra ser disfeita. No entando, a situação está cada vez mais complicada para FTC, e também exige mais paciência dos fãs.
Garrett Atkins é especilista em aquisições e comentou o seguinte no X:
O processo judicial FTC vs. Microsoft sobre a aquisição da Actvision Blizzard King recebeu oficialmente uma pequena atualização, pois uma reclamação foi retirada, em 6 de junho de 2024.
De certa forma, espero que quaisquer planos que a Microsoft Gaming/Xbox tenha de trazer jogos ABK antigos para Game Pass, Cloud Gaming e planos para lançar atualizações para Cloud Gaming não sejam concluídos sem relação com o encerramento oficial deste caso, considerando seu com base na indústria de jogos em nuvem e na biblioteca de jogos da ABK.
Além disso, acredito que esse final é o que Phil Spencer está esperando quando disse que não tinha certeza de quando, mas que eles planejam permitir que a maioria, senão todos, os jogos que você compra possam ser jogados via Cloud Gaming.
A Microsoft já tem esse caso em mãos há algum tempo, mas não faz sentido arriscar estrategicamente qualquer capacidade de capitalizar totalmente essa aquisição e seus possíveis benefícios, anunciando essas coisas enquanto o caso ainda está em andamento, especialmente após o golpe inesperado pela CMA no Reino Unido.
O final disso será um momento emocionante para o Xbox e para os jogadores como um todo.
O maior valor será recebido quando for oficialmente encerrado, e tudo o que está sendo jogado neste momento parece estar por trás de brigas a portas fechadas e um jogo de espera.
Os governos aproveitam constantemente estes casos para obter o que pretendem das empresas e vice-versa.
🚨 LAST FTC VS. MICROSOFT UPDATE (June 6th) 🚨
The FTC vs. Microsoft court case over the acquisition of Actvision Blizzard King has officially received a minor update as a Complaint has been withdrawn, as of June 6th, 2024.
I somewhat expect that any plans that Microsoft Gaming… pic.twitter.com/jmVUF3wffU
— Garrett Atkins (@lGarrettAtkinsl) June 22, 2024
Alguns pontos críticos no processo FTC vs Microsoft:
- Mincraft não tinha versão nativa para PS5, e isso está sendo corrigido. O Playstation 5 terá uma versão nativa e potencialmente melhor que a do Xbox Series X|S.
- Exclusividade dos jogos, de Redfall (acredite), foi um ponto importante. Agora o próximo DOOM, Sea of Thieves, Pentiment, Grounded e Hi-Fi Rush não são mais exclusivos. Isso prejudica e muito a FTC.
- O Xbox Game Pass não pode crescer muito, até isso prejudica a Microsoft, por incrível que pareça. No momento crítico, a empresa basicamente só lançava jogos que já estavam previamente acordados. Atualmente a Microsoft voltou a investir pesado no serviço, mas adicionar todo o catálogo da Activison Blizzard parece que ainda pode ser visto como um risco.
- Call of Duty Black Ops 6 não é um risco para a Microsoft? Bem, até lá, provalmente o caso será encerrado, então o boom todo pode não ser mais um problema.
- A Microsoft prometeu há dois anos que iria permitir que o Xbox Cloud Gaming rodasse os jogos que você comprou. Bem, se ela lançar isso, a FTC dirá que a Microsoft deu início a um novo mercado e que tem o monopólio desse. O Xcloud foi aprovado como um recurso para que jogadores joguem enquanto seus jogos fazem o download e não foi visto como um novo mercado. É muito provável que a Microsoft só permita isso depois de enterrar este caso.
Aparentemente não falta muito, os fãs precisam ter paciência, e com as últimas movimentações da Microsoft fica muito difícil uma vitória da FTC nos tribunais já que basicamente seus argumentos todos foram sanados pela Redmond. O único que persiste foram as demissões da Activison Blizzard que foram adicionadas ao processo, mas toda a indústria passou por isso e muito provavel que elas aconteceriam de qualquer forma.
Em suma, ainda tem lenha para queimar e a Microsoft nem colocou um jogo como Diablo IV no Xbox Cloud Gaming, e lembramos que foi o jogo de maior sucesso no serviço em termos de horas jogadas e para atrair novos assinantes. Xbox ainda pisa em casca de ovos aqui. Como sempre, vamos ficar acompanhando o caso que esperamos estar nos momentos finais.
Os próximos passos são complicados de serem previstos. A Microsoft irá continuar sendo “boazinha”? Vai segurar o crescimento dos recursos da nuvem? A questão é que não sabemos pelo fato de que a empresa ainda pode tentar adquirir alguma editora grande, então continuar com essa estratégia multiplataforma sem expansão da nuvem pode ser eficaz, mas pode ser que ela não queira comprar mais editoras, então ela poderá investir e jogar suas cartas com todo peso na concorrência. Vamos aguardar os próximos passos.