A febre Fallout atingiu muitos novos fãs que, após descobrirem a série de TV Amazon Prime Video, ficaram fascinados pelo universo pós-nuclear da Bethesda Softworks.
Se você está entre estes e, depois de ter acompanhado os acontecimentos dos episódios, agora está se aproximando pela primeira vez dos games, neste artigo faremos um balanço de quantos são, em quais plataformas você pode recuperá-los e quais vale a pena começar a jogar.
Todos os jogos Fallout e onde jogá-los
Ao longo de sua longa história, a saga Fallout mudou entre diferentes tipos de games. Os primeiros capítulos se aproximaram mais dos CRPGs clássicos para serem jogados no PC, enquanto os mais recentes misturam mecânicas de tiro em primeira pessoa com uma forte alma de RPG.
Vamos ver juntos o que tudo isso significa.
Fallout
Lançado: 30 de setembro de 1997
Plataformas: PC
Desenvolvido pela Interplay, o Fallout original teve o mérito de dar nova vida aos RPGs clássicos para serem vivenciados no PC – aqueles com visão isométrica.
Foi ambientado em 2161, em um cenário dos Estados Unidos que deveria modelar os territórios da atual Califórnia. Hoje, por motivos óbvios o jogo sente o peso dos anos, mas pode ser interessante recuperá-lo no Steam ou Microsoft Store para quem quer iniciar sua jornada desde as origens da saga.
Fallout 2
Lançado: 1º de dezembro de 1998
Plataformas: PC
A Black Isle Studios assumiu a franquia para a Bethesda Softworks, dando origem cerca de um ano após o progenitor de Fallout 2. Foi mais uma vez um RPG clássico, ambientado em 2241 e, portanto, oitenta anos após os acontecimentos de Fallout, nas áreas dos atuais estados da Califórnia e Nevada.
Neste caso, são os únicos dois jogos que têm uma ligação direta (os protagonistas de Fallout 2 são descendentes diretos dos de Fallout). Você ainda pode jogar no Steam e Microsoft Store.
Fallout Tactics
Lançado: 30 de março de 2001
Plataformas: PC
Desenvolvido pela Micro Forté, Fallout Tactics foi o terceiro capítulo oficial a ser lançado para a série da Bethesda Softworks, mas tentou uma abordagem diferente: neste caso, na verdade, a dinâmica do role-playing foi um pouco mais silenciosa em comparação ao foco sobre combate e táticas, que exigiam que os jogadores pensassem estrategicamente.
Focado na irmandade do aço, que mais tarde se tornaria a pedra angular de todos os jogos subsequentes, oferecia três modos de combate diferentes (turnos contínuos, turnos individuais e turnos em equipe). Também incluiu pela primeira vez um modo multiplayer, onde cada jogador poderia controlar sua equipe.
Dentro da linha do tempo oficial ele está colocado em 2197 e hoje você pode jogá-lo no PC.
Fallout 3
Lançamento: 28 de outubro de 2008
Plataformas: PC, PS3, Xbox 360
A saga alcançou seu ápice depois muitos anos depois, com o boom de Fallout 3, desenvolvido diretamente pela Bethesda Game Studios (liderada por Todd Howard, que também colaborou na criação da série de TV Amazon Prime Video).
Ambientado em 2277, nos arredores de Washington DC e, portanto, na chamada Capital Wasteland – do outro lado da Costa Oeste que era protagonista dos episódios antigos – este capítulo mudou de abordagem e se transformou em um role-playing subjetivo. Depois de criar seu sobrevivente e sair do Vault, você poderá vagar livremente pelo mundo brandindo suas armas.
Os tiroteios, porém, apesar de subjetivos, nunca focaram no frenesi, mas sim em um sistema de mirar e apontar para as diversas partes do corpo dos inimigos, com porcentagem de possibilidade de acertá-los e causar danos. Além disso, havia tantas escolhas (mesmo aquelas moralmente abjetas, a critério do jogador) que fizeram de Fallout 3 um RPG extremamente popular e interessante.
Fallout Nova Vegas
Lançamento: 22 de outubro de 2010
Plataformas: PC, PS3, Xbox 360
Após o sucesso do terceiro capítulo, a equipe Obsidian Entertainment, os mestres históricos dos RPGs, assumiu as rédeas do próximo. A equipe, liderada por Josh Sawyer (que você também deve conhecer hoje pelo intrigante Pentiment) deu assim vida a Fallout New Vegas, ambientado em 2281 (alguns anos após os acontecimentos de Fallout 3 e cerca de duzentos anos após a Grande Guerra de 2077).
A estrutura herdou as coisas boas feitas por Fallout 3, propondo ainda uma abordagem de RPG de ação em primeira pessoa, com forte cunho role-playing – como na tradição Obsidian. O sistema de tiro VATS foi melhorado graças à chegada de novas armas e novas possibilidades de ataque, com habilidades específicas.
Além disso, por se passar em Las Vegas (ou o que resta dela), o jogo também oferecia cenários fascinantes que tentavam reviver os cassinos da famosa cidade, até com minijogos temáticos. Até hoje, New Vegas é amada e lembrada como um dos melhores episódios (se não o melhor) já exibidos na saga Fallout.
Fallout 4
Lançamento: 10 de novembro de 2015
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Série Xbox
Ainda hoje é o mais recente episódio principal single player lançado para a saga Fallout, apesar do tempo que passou desde o seu lançamento. Desenvolvido novamente pela Bethesda Game Studios, o jogo se passa em Boston e se passa em 2287, dez anos após os acontecimentos de Fallout 3.
Retomou mais uma vez os sistemas de anteriores títulos de sucesso, partindo da mecânica subjectiva e de tiro confiada à VATS: neste caso, outras inovações também foram acrescentadas à fórmula, como a possibilidade de construir a sua própria base e posto avançado – com verdadeiramente criações incríveis de muitos jogadores. O sistema de elaboração era muito aprofundado e também era possível montar e usar sua própria cobiçada (e muito poderosa) armadura de poder em peças individuais.
O lançamento do patch está previsto para 25 de abril de 2024, o que tornará o jogo otimizado especificamente para PS5 e Xbox Series X|S.
Fallout 76
Lançamento: 14 de novembro de 2018
Plataformas: PC, PS4, Xbox One
Desenvolvido pela Bethesda Game Studios, Fallout 76 foi a tentativa de transformar o universo Fallout em um multiplayer em massa, como a equipe já havia conseguido fazer graças ao trabalho da Zenimax Media Online em The Elder Scrolls Online, para a saga de The Elder Scrolls. Porém, o jogo teve uma estreia bastante complicada, já que nos primeiros meses os conteúdos eram muito escassos e não estavam à altura do padrão da franquia.
Com o tempo, porém, Fallout 76 conseguiu conquistar sua cota de jogadores, que em seu universo online compartilhado podem vagar pelos Apalaches (Virgínia Ocidental), em busca de recursos, outros jogadores, missões e… bem, de bombas nucleares, obviamente.
Hoje você pode jogar tanto nos mundos públicos pretendidos pelos desenvolvedores quanto em mundos personalizados criados por jogadores com uma assinatura ativa do Fallout 1st (não necessariamente necessário, se você quiser apenas jogar).
Spin-offs de videogame
Os episódios principais, além de alguns jogos de tabuleiro, também foram acompanhados de alguns jogos “menores”, definidos como spin-offs . Vamos ver o que eles são.
Abrigo de precipitação radioativa
Lançamento : 14 de junho de 2015
Plataformas : iOS, Android, PC, Xbox One, PS4, Switch
Vá para a revisão
Muito querido desde o seu lançamento, Fallout Shelter é um jogo mobile disponível gratuitamente que permite criar e gerenciar seu próprio Vault , expandindo-o cômodo por cômodo e atendendo aos desejos de seus habitantes. Estes também poderão formar casais e ter filhos, aumentando assim a população do Vault.
Seu sucesso o levou a estrear também no PC e no console: você pode ler nossa análise para saber mais.
Fallout Shelter
Lançamento : 1º de junho de 2020
Plataformas: iOS, Android e Windows Phone
Lançado inicialmente para tentar conquistar o mercado chinês, Fallout Shelter Online chegou ao resto do mundo depois de alguns meses, tentando misturar as mecânicas de sequência de Fallout Shelter com as de um gacha real.
Também existem batalhas online e há uma história a seguir, mas os habitantes do Vault já não têm filhos e a única forma de aumentar o seu número e desbloquear mais era jogar o jogo para os obter como recompensa.
Com qual Fallout começar?
Na verdade, você pode começar com qualquer jogo que desejar, pois não há conexões complexas a serem consideradas entre os diferentes jogos – além do contexto pós-nuclear compartilhado.
Se você não tem medo de jogos que parecem um pouco antigos e é fã de RPGs clássicos, pode começar com o primeiro Fallout. Este título e Fallout 2 são os únicos que têm uma ligação verdadeiramente estreita, já que os protagonistas do segundo são descendentes do primeiro: por isso, se se interessa por CRPGs, comece pelo Fallout antes de se dedicar ao Fallout 2.
Se, no entanto, você procura algo mais moderno, Fallout 3 ainda hoje é muito querido e bastante obscuro em algumas de suas escolhas: pode acertar o alvo. Fallout New Vegas é o mais satisfatório do ponto de vista da pura dinâmica de role-playing e, provavelmente, ainda é o mais querido de todos.
Já Fallout 4 é preferível para quem também busca muita ação e se sente atraído pelos sistemas de crafting, bem como pelo fato de ser bem mais recente que todos os outros. Por fim, Fallout 76 é recomendado para quem pensa que quer se divertir online conhecendo outros jogadores.
Resumindo, a escolha é toda sua: não existe uma ordem certa para jogar a saga Fallout. Comece com o jogo que mais te inspira!
As histórias de Fallout estão conectadas?
Todos os games Fallout compartilham o mesmo contexto narrativo (a devastadora guerra nuclear de 2077), mas não os imagine com histórias diretamente sequenciais e intimamente conectadas.
Os dois primeiros jogos estão interligados (e sem muita profundidade), mas no caso de todos os outros, embora haja pequenas referências a acontecimentos anteriores, é sempre possível jogar um capítulo sem nunca ter tocado no anterior.
Se você quiser jogar New Vegas, por exemplo, não precisará saber o que aconteceu em Fallout 3 . Até porque muito do que acontecerá em Fallout 3 pode depender do que você decidir fazer no jogo…