Depois de muitos rumores, eis aqui a confirmação. Cyanogen está se movendo para livrar-se completamente de dependência do Google e para tanto se valendo de parcerias importantes, inclua a Microsoft nisso.
A startup que desenvolve o famoso CyanogenMod já declarou abertamente que a Google é tirânica com o Android. Por isso, que a empresa pretende encarar a gigante que impede a flexibilidade do sistema operacional, prejudicando uma integração mais profunda entre aplicativos de outras fabricantes.
O The Verge acaba de afirmar que a parceira com a Microsoft para integrar seus aplicativos no Cyanogen, tais como Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e Microsoft Office será finalizada ainda este ano. Como parte da parceria, a Microsoft comprometeu-se a criar “integrações nativas” no Cyanogen OS.
A Microsoft já lançou muitos de seus aplicativos para o Android e até uma tela de desligamento do sistema que visa substituir substituir a tradicional do sistema operacional Android do Google. Seria este um dos motivos?
“As pessoas ao redor do mundo usam o sistema operacional do Cyanogen e serviços populares da Microsoft para se envolverem com o que mais importa para eles em seus dispositivos móveis,” disse Kirt McMaster, CEO da Cyanogen Inc.
“Esta parceria emocionante com a Microsoft nos permitirá trazer novos tipos de serviços integrados para usuários móveis em mercados ao redor do mundo.” A Microsoft diz que vai “continuar a fornecer experiências a nível mundial na produtividade e comunicações no Windows, e estamos encantados que usuários do Cyanogen em breve serão capazes de aproveitarem esses mesmos serviços poderosos.”
A Amazon deverá se juntar ao Cyanogen e a Microsoft nesta luta pela independência dos aplicativos do Google. Claro que o foco da rainhas dos softwares é o Windows, mas ver o Google perder o comando da sua casa não deixa de ser uma vitória, até mesmo para os usuários do Windows Phone que são praticamente perseguidos pelo Google (mais aqui).
Muito bom! Microsoft tentando expandir seus app, e quem ganha é o usuário. Vamos ver como o Google vai contra-atacar essa atitude da Microsoft/Amazon, porque não desenvolver as aplicações do Google para outras plataforma só torna a empresa mais ‘odiada’.
Seria Bom a CyanogenMod deixar esse sistema compatível com a maioria dos dispositivos Android, de preferencia os mais usados, Moto alguma coisa, Samsung alguma coisa, desde que tenha um hardware recente, e tornando esse sistema Limpo, leve e funcional, isso vai ser fantástico.
Muito bom para os droideros,,,
enquanto isso os clientes de WM
só se ferrando