A Square Enix recentemente vendeu sua divisão de jogos ocidentais com IPs aclamadas como Tomb Raider e Deus EX, além de que se defendeu recentemente de acusações de vendas fracas do Final Fantasy XVI. Contudo, a Capcom não tem sofrido deste mal, na verdade está comprando estúdios e crescendo cada vez mais.
Uma das empresas que não só se mantém atual, mas também nos oferece uma variedade incrível de jogos de alta qualidade, é a imbatível Capcom, que poderíamos classificar como uma Fenix dentro desta indústria, alcançando o que hoje conhecemos como seu segunda era de ouro dos japoneses.
Somente neste 2023, os japoneses nos deram o titânico Monster Hunter Rise e seu DLC Sunbreak (nos novos consoles), remake de Resident Evil 4, Street Fighter 6, franquias que tiveram vendas enormes. Além disso, a Capcom ousa flertar com novos IPS como Exoprimal ou nos dar jogos como Ghost Trick: Phantom Detective ou Mega Man Battle Network Legacy e a lista continua.
A Capcom está a caminho de alcançar um crescimento consecutivo de 11 anos no lucro operacional. No último trimestre encerrado em 30 de junho, foram alcançadas vendas 73,8% a mais do que no mesmo período do ano passado. Além de um lucro operacional de 99,4% em relação ao período anterior e conseguindo vender 13,5 milhões de jogos.
O sucesso alcançado pela Capcom se deve em parte aos jogos que mencionamos no início e que deram o impulso necessário para que as vendas japonesas disparassem de forma estratosférica. A estratégia da Capcom de ser multiplataforma e também de apoiar o Game Pass contribui sabiamente para as suas contas, mas parece que a estratégia da Square Enix não está sendo tão brilhante.