A Digital Foundry lançou um novo vídeo comparando o desempenho de Doom Eternal no Xbox Series X e PS5 depois que ele foi atualizado para a nova geração. Esta atualização, que já está disponível, incluiu o recurso Ray Tracing, que levou o jogo em termos visuais muito mais longe do que o esperado. De acordo com os especialistas da Digital Foundry, o Ray Tracing do Doom Eternal inclui algum tratamento de iluminação e reflexos que podem ser verdadeiramente estonteantes.
No vídeo publicado, uma comparação geral do desempenho de Doom Eternal é mostrada tanto no PC quanto no XSX e PS5, mostrando o ótimo trabalho da equipe de desenvolvedores com este patch, principalmente pelo que ele pode fazer no PC. Em reflexos e iluminação, texturas e desempenho em geral, o que Doom Eternal pode fazer no PC é incrível.
Conforme relatado pela Digital Foundry, em relação ao desempenho de Doom Eternal no Xbox Series X e PS5, parece que ambos os consoles vêm oferecer uma experiência bastante semelhante, estando mais ou menos no mesmo nível da configuração média no PC. Certamente isso ocorre porque, embora os consoles de nova geração tenham grande poder, eles também têm limitações que afetam o desempenho do jogo nas mais altas demandas.
Para os reflexos, os desenvolvedores se deram ao trabalho de diferenciar os materiais em termos da qualidade dos reflexos que podem dar, o que oferece um resultado incrível que preencherá a experiência do jogador. Tanto cuidado foi colocado nos reflexos que você pode ver as partículas de sua arma refletidas quando você atira.
Vale lembrar que a versão do Xbox Series X tem maior resolução que a do PS5 pelos próprios dados oficiais, resultando numa imagem mais nítida no console da Microsoft. O PC teve uma grande ajuda da tecnologia DLSS da Nvidia, e quem sabem com a AMD Fidelityfx possa entregar resultado similar no futuro.