A Microsoft continua aprimorando sua plataforma de jogos e agora é a vez do aplicativo Xbox Game Pass, que pode ser baixado do Google Play. Esta é a versão beta, que inclui a possibilidade de trazer os controles virtuais e personalizá-los na segunda tela.
É verdade que por enquanto é um pequeno nicho de mercado, mas a Microsoft decidiu habilitar seu “Netflix de videogames” para que quem tiver um smartphone com essas características possa aproveitar melhor a extensão em ambas as telas.
Nesse sentido, com a versão que já pode ser baixada do Xbox Game Pass, é possível mover os controles de toque e teclado para que ocupem um espaço na segunda tela como um joystick virtual. Uma melhoria que fica nas mãos dos desenvolvedores, que se encarregarão de adaptar os títulos relevantes para que possam fazer uso desta opção. Além disso, eles podem criar controles personalizados para jogos, de modo que a experiência do usuário possa ser melhorada.
Alguns títulos até suportam o uso de giroscópios que os celulares o possuem, como Gears of War 5, para que os usuários possam se mover pela tela usando o giroscópio.
Neat! pic.twitter.com/L32nAgO3qF
— Brad Sams (@bdsams) March 19, 2021
the future of mobile gaming is getting pretty wild pic.twitter.com/TuNmYSubql
— Tom Warren (@tomwarren) March 18, 2021
Em vídeo:
here’s xCloud running on Microsoft’s Surface Duo across both screens. You can now get touch controls on the other screen with the latest Xbox Game Pass beta app ? pic.twitter.com/6AA0UHo1or
— Tom Warren (@tomwarren) March 18, 2021
Desta forma, a Microsoft não só avança mais um degrau em sua plataforma de jogos, mas também adiciona uma vantagem para quem pensa no celular como uma extensão de um Xbox, um campo no qual a Microsoft começa com a vantagem de ter o Surface Duo, seu smartphone Android de tela dupla.
Por enquanto, o suporte para smartphones de tela dupla está disponível apenas na versão Beta do Xbox Game Pass (Beta) e, embora deva chegar à versão pública, ainda não definiu uma data para que seja uma possibilidade.