Fechar o Lionhead Studios foi um erro: a Microsoft finalmente admitiu vários anos depois do que aconteceu com a equipe de autores de Fable, por meio de alguns executivos da casa de Redmond.
O fechamento da Lionhead Studios em 2016 foi, portanto, um passo em falso, disse Shannon Loftis, Gerente Geral da Publicação de Jogos Globais na época. “Lançamos o primeiro Fable e foi um sucesso, mas as pessoas ainda queriam um pouco e é por isso que compramos a Lionhead.”
“No entanto, o Kinect veio depois de Fable 2 e o casamento entre a série e o dispositivo nunca realmente aconteceu,” Loftis continuou. “Então havia Fable: The Journey, um projeto movido pela paixão de tantas pessoas, mas que na minha opinião se desviou significativamente dos elementos que tornaram os episódios originais tão populares.”
“Adquirimos a Lionhead em 2006 e a fechamos em 2016”, disse Sarah Bond, chefe de Experiências de Criador de Jogos e Ecossistema do Xbox. “Alguns anos depois, paramos para refletir sobre essa experiência: o que aprendemos e como não repetir os mesmos erros?”
Phil Spencer realmente respondeu à pergunta, dizendo: “Quando você compra um estúdio com base no que eles fazem de melhor, seu trabalho é ajudá-los a acelerar a maneira como o fazem, não torná-lo seu. Para ajudá-lo.”