Hyperlapse é uma técnica similar ao conceito de time-lapse. Neste, frames são registrados entre intervalos longos a partir de um único ângulo, causando a impressão de que o tempo passa muito rápido nas imagens. Outro recurso contido no app é a estabilização automática de imagem. Tremeu enquanto fazia a gravação? Não tem problema: o Hyperlapse usa o sensor giroscópico do aparelho para capturar o movimento durante a filmagem e, calculando com algoritmos o movimento de certos pontos da tela, recria o clipe de forma estável e o mais “parado” possível.
A Microsoft já mostrou um método de Hyperlapse bem interessante que você pode ver no vídeo abaixo. Ontem, o Instagram anunciou sua abordagem a este recurso, na forma de um aplicativo, e infelizmente, só está disponível no iPhone.
[youtube]SOpwHaQnRSY[/youtube]
O resultada do método da Microsoft é assombroso: as hyperlapses oriundas da técnica são tão estáveis que a impressão de que a gravação foi feita por drone ou com auxílio de equipamentos de estabilização é eminente. Além disso, a suavidade dos movimentos em vídeos com curvas é quase hipnotizante, diminuindo o “tédio” que filmagens em primeira pessoa não raramente causam.
O plano dos pesquisadores é disponibilizar o Microsoft Hyperlapse como um aplicativo para Windows quando estiver otimizado.
Stabilization for Hyperlapse from Instagram from Instagram on Vimeo.
Quanto ao método do Instagram, são registradas informações do giroscópio embutido no smartphone, juntamente com o vídeo. O legal que tudo pode ser feito no próprio smartphone, claro que tem suas limitações, as trepidações do vídeo não podem ser exageradas, filmar com o giroscópio ativado é requisito indispensável e dentre outros diversos problemas quanto a foco e ângulos que podem reduzir drasticamente a qualidade do efeito.
Abaixo um quadro comparativo dos dois métodos:
Microsoft | ||
Ele pode funcionar no smartphone | Ainda não | Sim |
Funciona em vídeo sem informações sobre o giroscópio | Sim | Não |
Qualidade do resultado | EXCELENTE | BOA |
Cabe lembrar que as informações do giroscópio não são guardadas automaticamente ao ser realizado um vídeo, ou seja, os vídeos devem ser capturados pelo aplicativo do Instagram, no caso da Microsoft funcionará em qualquer vídeo.
Ambos os métodos são válidos e cada um pode se encaixar em diferentes contextos. O aplicativo criado pelo Instagram, só está disponível para iPhone. Android e Windows Phone podem receber o aplicativo no futuro.
Android receberá em breve. WP receberá em um futuro distante, até pq nem a função vídeo tem para essa plataforma. ISso demonstra cada vez mais sua incapacidade de igualar-se as demais justamente, e exclusivamente, pela falta de apps atuais.
sabe de nada inocente !
Não seja tão hater, não desmereça a plataforma devido a um unico app que não tem.
Devia ganhar um prêmio… por esse comentário estúpido… francamente rsrsrs
KKKKKKKKKKK, Que idiota. O ANDROID SÓ VAI RECEBER, quando TIVER APIS Necessárias pra isso. e isso pode demorar.
Tem previsão de quando sair esse sw, é incrível !
Nada.
adoraria ter esse app no meu WP