A Intel acaba de anunciar que cancelou a linha de chips para smartphones e tablets após anunciar reestruturação e demissão de 12 mil funcionários. Isso é um forte indicativo de que a empresa estaria prestes a deixar o mercado de tablets e smartphones.
Depois de investir bilhões de dólares, os chips Atom (codinomes Sofia e Broxton) não conquistaram o público e a Qualcomm reinou de forma absoluta. A informações foi confirmada por uma porta-voz da companhia.
A Intel também está descontinuando sua linha Atom X5 de chips para tablets (codinome Cherry Trail), que está sendo substituída pelos chips Pentium e Celeron com codinome Apollo Lake, direcionados mais para híbridos do que tablets “puros”. Muitos fabricantes de PCs já estão escolhendo os processadores Skylake Core M, da Intel, em vez do Cherry Trail para híbridos e tablets parecidos com PCs.
O Atom está disponível em apenas alguns smartphones, e o mercado de tablets está em queda. As fabricantes de PCs estão substituindo tablets por aparelhos destacáveis e híbridos. Diante desta realidade, a decisão da Intel parece ser prudente.
Reflexos para o Windows
A notícia deve ser vista com muita cautela. O MSPowerUser afirma que isso é algo que prejudicará até mesmo o Surface 4. Entretanto, a Intel não sinalizou nada isso. Percebam que a empresa, assim como o restante do mercado, enxerga os híbridos como algo diferente dos tablets.
Os números mostram, e é algo que praticamente todos apostam, os tablets perderam a sua popularidade. A Intel não vai colocar seus chips em dispositivos móveis com o Android.
Entretanto, quanto aos híbridos ou destacáveis, a Intel continua apostando, e o Surface se enquadra nesta categoria. Inclusive devemos ver a nova linha Surface com Apollo Lake (codinome).
Prejuízos para o Surface Phone?
É bom lembrar, pelo menos de acordo com os rumores confiáveis, sabemos que o Surface Phone será lançado em três versões até abril de 2017 junto com a nova linha Surface, e só. Todo mundo que ver este produto com um processador da Intel, e este é tido como uma grande vantagem frente aos demais dispositivos móveis. Um smartphone que se transforma em um PC completo, sem restrições.
Então é um Adeus ao Surface Phone? Morreu? Longe disso, a Microsoft pode se valer de parceiros como a própria Intel ou AMD pra criar chips, não seria algo difícil. Ele também poderia se valer do próprio Apollo Lake, convenhamos, o Surface Phone pode ser na verdade um PC portátil.
A declaração até agora só indica que a empresa não apostará em tablets Android (afinal estão em decadência, e a preferência são os híbridos) e jogou a toalha frente aos processadores ARM que dominam em quase monopólio nos smartphones Windows e Android.
Além disso, pelo menos uma versão do Surface Phone deverá ser em ARM, pelo menos engenheiros da Microsoft afirmaram que estão apostando nesta tecnologia para um “próximo Lumia”.
Mas vamos supor que a Microsoft não utilize o processador da Intel no Surface. Também foi vazado que a empresa estaria testando um emulador capaz de rodar Win32 em ARM, além disso o surgimento do Windows 10 Mobile 64 bits e a existência do processador Snapdragon 830 que foi vazado pela própria empresa de Redmond.
Atualmente, emular não é uma alternativa viável, principalmente para um “smartphone”, porém este suposto emulador da Microsoft em um dispositivo com S830 e 8GB de RAM poderia não ser uma má ideia. Temos que ver para crer.
Infelizmente, a equipe Surface guarda segredos como ninguém. Antes, os aparelhos eram feitos na Finlândia, com um oceano para separar as equipes, e isso facilitava também os vazamentos.
Sabemos muito pouco, e dificilmente a cereja do bolo será entregue pela Microsoft antes do lançamento oficial. Além disso, é claro que a Intel, se estiver trabalhando em conjunto com a Microsoft, não poderia falar nada sobre algo que não foi anunciado nem pela própria Microsoft.
A melhor dica é acompanhar o andamento do Projeto Centennial que terá sua estreia no Windows 10 Anniversary. Ele será responsável por transformar apps e jogos Win32 em UWP (aplicativos da plataforma universal). Além disso, os notebooks e híbridos estão cada vez mais compactos, e a Intel está de olho nisso e o Surface Phone poderia ser um “Surface Mini” que realiza ligações com Windows 10 Mobile x86.
Percebam ainda que o Surface Phone ainda nem nasceu e nem foi confirmado pela Microsoft, mas já é o centro do debate em vários sites de tecnologia.
Fonte: PCworld
kkkkkkk! te cuida MS tais demorando d+ para lançar os smartphone!! esta parada sem fazer nada! Ah num ser que ela propria faça seus proprios processadores que nem a samsung, apple, hawaii entre outras. ou ela use o da samsung feito a apple encomenda telas para a samsung! ou encomendar a apple!
To vendo que a google vai começar com uma plataforma unificada anos depois da MS e ainda vai “sair na frente”.
Viva ao ChromeOs para os Pcs, tablets, smartphones e consoles.
KKKKKKKKKK
depois vc fala que eu sou hater
Chrome OS = Piada OS.
Aquilo é uma bosta.
Ué, mas é isso o que o Google pode unificar.
to falando que a MS ta demorando tanto que se bobear a google passa na frente.
A google ta com uma ideia de fazer o Chrome OS rodar apps de android. Acho dificil os desenvolvedores cairem nessa antes de “cairem” na idéia da MS de unificar plataformas. Mas so to dizendo que a MS devia acelerar.
Porem de qualquer jeito é mais negocio voce ter todos os serviços em todas plataformas do que ter o mesmo sistema
mas no quesito de ter a mesma plataforma em todos os devices a MS ta MUITO na frente da google.
a google ja ta na frente a muito tempo migo! a MS pode estar a frente como empressa mais valiosa, mais cara ou outo tipo!! o problema da MS e medo!! pois a google não teve medo em lançar os nexus assim q lanço fez sucesso ate hj! e olhe q nem é ela q fabrica os smartphone e faz um sucesso da cebola.
Nem uma coisa justifica a outra, neste seu comentário.
Nexus foi lançado num tempo em que o Android tinha um terreno livre para desbravar, enquanto a MS tem que conquistar um mercado dominado pelo Android para poder lançar um aparelho próprio, como o Surface. Então, a MS, em termos, está sim a frente da Google, como por exemplo a unificação das plataformas e a nova proposta de desenvolvimento de apps através do IslandWood, Continental e o Xamarim.
De longe, não se compara o Windows UWP app com os apps do Android no ChromeOS. O ChromeOS não tem nem 1% da participação de mercado, então, será mais um device com apps Android, enquanto o Windows tem 89% de mercado, é o OS mais usado no mundo (em PCs), é o que as pessoas estão habituadas a usar, então ver um app que funciona no PC, no Tablet, no smartphone e no Console, mas não como um app emulado e sim com aparência de nativo, sim é um diferencial.
Apps Android no ChromeOS = Apps emulados e sem adaptação a multitelas.
UWP = Apps universais e adaptável a multitelas.
São públicos diferentes que cada empresa vende. 😉
nem tanto.
kkkkk pode ter certeza! e vai ser mais aceitada que a da MS!
Microsoft e Intel são parceiríssimas! Se a MS descartara-la dos seus projetos, Intel já pode ser considerada uma empresa falida!
Acho estupidez esse negócio de rodar programas pelo smart. A Store deveria ser fortalecida, esse deveria ser o foco. Deixem o Baixaki morrer.
Afinal, essencialmente, qual a diferença de um software pra um aplicativo? Nenhuma, a não ser o nome, q a senhora APPle muito sagazmente aproveitou como uma “propaganda gratuita”.
Pensa, Microsoft, uma vez q seja.
O futuro ainda é mobilidade.
Os programas e jogos para PC são mais robustos e chegamos em um momento que o hardware de smartphone podem aguentar isso.
Além disso, para Microsoft continuum é uma peça chave. Antes diziam que o Surface não daria certa, já que misturar uma torradeira com uma geladeira não seria uma boa ideia. Hoje, é o dispositivo tecnológico mais copiado e que está matando – direta ou indiretamente – os tablets com Android.
O legado Windows é preciso e maior que o Android. Seja o Office, cliente torrent, editor de fotos, jogos, editor de video, navegadores, e tudo mais é melhor no PC.
A Microsoft ainda não aprendeu nem a fazer smartphone direito, agora quer misturar tudo. Eu só queria não estar travado em 2010 com meu 720. Só isso. É pedir muito?
Tudo q leio é um monte de pôneis, fadas e duendes.
Pelo seus comentários de outras postagem, é mais fácil você ser um dono de um galaxy y.
Quem dera ter um, pelo menos estaria bem mais próximo de 2016.
Apagou minha resposta pra pagar de bonzão, né?
Moleque.
A Raquel tá por traz de tudo isso, a Raquel é má!!! kkkkk
o hardware de um celular ainda é muito inferior a um computador
não sei de onde vcs tiram essa ideia
A propria samsung ja disse que o s7 tem mais desempenho que o x360.
ta…quero ver ela rodar jogos do console no celular dela. Isso nao existe.
Apple também disse isso com o iPad Pro.
Ta bom..quero ver ela tbm rodar algo do x360 no Ipad pro.
Duvido!
Concordo com vc nessa parte!
Para alguns jogos e alguns programas não. Estamos falando um Surface Phone, algo que vai sair pela supostas especificações possíveis.
Claro que ninguém quer rodar Quantum Break no celular, mas acho que isso não precisa explicar, ou precisa?
Os fãs do zenfone….
ela tentou brigar com a qualcom, viu que não ia dar em nada e só ia ter prejuízo e acabou desistindo do mercado. Como a qualcom reina absoluta nos celulares, a intel reina absoluta nos pcs/notebooks.
se fudeu quem comprou zenfone 2 pensando que os 4gb de ram iam fazer o aparelho durar bastante tempo
Chips…
Uma pergunta para essa estratégia de trazer programa (PONTETE) do Windows Normal (PC) para Mobile só tem o Chip da Intel que faz isso ?? Não tem nenhum da Samsung , MediaTek, Apple, Huwer até mesmo Xiaomi que não faça ?? (Desculpa pela pergunta de Nubs é que nessa Parte de Chips estou apredendo ainda)
Bom segundo os projetos da MS ele rodaria programas Windows x86 ou ate mesmo x64 o que permitiria ter muitos programas como Utorrent, autocad, adobepremier0 por ex. logico que o mesmo teria de ser bem potente.
*-* Nossa imagina um Utorrent no celular seria loko kkkkk….. Logico para Mobile tem um Bom app de Torrente que é o Torretx, mas não é completo como uma versão para PC !
Vamos primeiro alguns esclarecimentos.
Samsung – Não desenvolve processadores, faz modificações no que já existe, ela não tem como atender ao mercado com suas fábricas, e todos processadores dela são ARM.
MediaTek – Só tem processadores ARM em seu portfólio e mesmo tendo uma capacidade maior que a Samsung se todos fabricantes pedirem processadores ela não daria conta.
Apple – Não fabrica nem botão para os seus dispositivos, o máximo que ela faz é fazer alterações nos processadores ARM e pedir a algum fabricante de processadores fabrique seus processadores.
Huaweii e Xiaomi não tem fabrica de processadores.
Conclusão só resta a Intel e a AMD para fabricar processadores x32/64 e essas não tercerizam suas fa
Eita ‘-‘ em tão não tem alternativa tem que ser Qualcom (e assim que escreve ?? kkk..)
Errou.. Huawei tem os Kirin, e a Xiaomi vai começar a fabricar também. A Huawei eu não sei se os núcleos são da ARM, ou se é de fabricação própria. Mas tem e são bem elogiados.
Não errei, a Huawei e Xiaomi não fabricam processadores, ambas empresas desenham e geralmente quem fabrica processadores é a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), a Huawei já tem vários processadores lançados, o Kirin 950 e 955 são os mais ressentes, a TSMC é uma empresa sediada em Tawian e fabrica grande parte dos processadores das empresas de semicondutores do mundo, empresas como Apple, AMD, Qualcomm, MediaTek, nVdia, Bradcom e Marvell também fazem uso dos serviços da TSMC, por incrível que pareça até a Intel e a Texas Instruments terceirizam parte de sua produção com TSMC, mesmo tendo fábricas de semicondutores. Esse processador da Huawei, o Kirin 950 é baseado na microarquitetura Cortex-A72/Cortex-A53, ótimo processador octa core, só resta saber se vai ser dedicado somente aos aparelhos da Huawei ou se será para o mercado, caso seja direcionado ao mercado se o mesmo vai absorver esses processadores, pois já temos os de baixo custo da MediaTek e os Snapdragon que tem um mercado consolidado, não adianta somente a midia especializada enaltecer um processador, ele tem que cair nas graças do mercado. Ah! A Xiaomi ainda vai lançar seu processador o codenome “Rifle”, mas a empresa não disse quando e nem em qual aparelho ele estreará, só sabemos que pode ser que seja baseado em ARM, vamos esperar para ver.
Wikipedia humana!
Kkkkkkkkkkkk…Quem me dera se fosse, quem me dera.
Sim, mas praticamente todas as fabricantes fazem uso dos Cortex da ARM. E provavelmente a Xiaomi vai apresentar seu processador agora em maio. Mas tudo especulação ainda. Abraço!
Todos estão esperando a Xiaomi lançar seu processador agora em maio junto com um novo smatphone, mas muitos também acreditam que o processador só será anunciado depois de junho, vamos esperar.
E outra, quem fabrica os Kirin da Huawei é a HiSilicon, subsidiária da Huawei localizada na China. Isso se eu não estiver enganado.. Hahaha. Valeu..
Ela não fabrica, ela desenha os processadores da Huawei, a HiSlicon pertence a Huawei. Ambas empresas são chinesas.
Que era da Huawei eu sabia. Essas Chinesas são fodas! De qualquer forma os méritos vão pra Huawei. Valeu Bro.
Folou jovem, abraço.
(OFF) Quiosque Microsoft fecha em Itabuna-Ba. ?
Demorou muito. Passava la e só havia dois smartphones. Os preços dos acessórios eram um absurdo.
kkk, eu tinha sempre a expectativa de ver alguma novidade. “Vendi” muitos Lumias ali!
Não entendo porque a Intel não trabalhou na arquitetura ARM. Se fizesse um bom trabalho seria bem vinda.
Ela preferiu focar na arquitetura x86 e deixou o ARM de lado porque na época o foco era os PCs e se investisse agora teria um prejuízo enorme ate se igualar a Qualcoom
Verdade.
A vida é feita de escolhas…
A Intel fez a dela.
O resto da história já sabemos.
???? tchau…Intel logo ??
E a linha m3 m5 m7 foi descontinuada ?????
Voltando pra prancheta. Ou melhor, para Superfície.
Híbrido ainda, os bons, custam um fortuna.
O que começou realmente a diminuir as vendas dos tablets foram os smartphones de 5″ primeiramente.
Os híbridos vieram para um dia matar os Desktops. Aqueles que diziam que eram insubstituíveis.
Híbridos é a tendência, por isso fabricante estão abandonando os tablets. É um fato.
Com certeza. Não duvido desse futuro.
É que ultimamente tenho vivido muito no presente que é que tenho para viver.
Na verdade, os híbridos não custam tão caros… há híbridos bem baratos como essa da Positivo: http://www.casasbahia.com.br/Informatica/Notebook/Notebook-2-em-1-Touch-Positivo-Duo-ZX3040-com-Intel-Atom-Quad-Core-1GB-16GB-SSD-Leitor-de-Cartoes-Mini-HDMI-Bluetooth-LED-10-1-e-Windows-10-6301936.html
Mas não posso negar que os melhores tem um preço bem salgado
Esses baratinhos me dão náuseas. kkkkk
Nesse molde lá em 2010/2011 já tinha tablets com teclado.
Um notebook, e muito bom até, de 1500 reais vale muito mais a pena.
Engraçado como qualquer notícia ruim pra Microsoft vocês conseguem transforma em algum bom, o mundo inteiro tá falando que isso vaj ser ruim pra Microsoft, que ela vai ter que buscar um novo parceiro, que isso pode atrasar mais ainda qualquer pretensão da empresa no mundo mobile, ou até mesmo enterrar os sonhos da empresa, mas não, aqui no Windows Club isso é positivo.
Nem positivo, nem negativo. Apenas levantamos as hipóteses.
É difícil acreditar que a Microsoft não sabia desse movimento da Intel antes. As duas são parceiras de longa data. A AMD, além da própria Intel poderia falar esse processador.
Além disso, não existe um único rumor que afirmasse que a MS usaria um Atom esse Surface Phone. É especulado que seja o novo que será lançado a penas no final do ano.
Além disso tudo, a Microsoft pode lançar alguma ferramenta para virtualizar programas no aparelho, já que com um S830 e 8GB de RAM pode ser viável.
São várias as especulações, e por hora não passam dito. O que matar o Surface Phone tb? (risos)
Surface Phone é um telefone hipotético, ninguém sabe se vão existir, não dá maneira que os fanboys sonham, um aparelho que rode o Windows 10 full e tal. Imagina o tamanho da bateria que esse aparelho teria que ter. Mas o fim da linha Atom tenho outra implicação, ele era barato e oferecia uma possibilidade de massificar tablets com Windows 10, agora casa vez mais os híbridos e tablets com Windows 10 ficarão restritos a dispositivos caros, muito caros. Ninguém sabe ao certo qual o caminho o mercado vai tomar, os tablets estão morrendo, o mercado de pcs despencando, os híbridos seriam uma salvação pro mercados, mas com preços que passam de mil dólares, não veremos uma massificação da plataforma, e convenhamos, massificação é o que qualquer plataforma precisa.