Segundo reportagem publicada nas páginas da Bloomberg, Google e Nvidia teriam manifestado preocupações à FTC (Federal Trade Commission) dos EUA em relação à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Assim como a Sony, portanto, o Google e a Nvida também apareceriam contra a manobra e poderiam ser chamados a depor durante a audiência na batalha judicial que a FTC trava para bloquear a operação.
Segundo fontes da Bloomberg, que obviamente quiseram permanecer anônimas, parece que as duas empresas concordam com o antitruste dos EUA que a Microsoft poderia obter uma vantagem injusta no mercado de nuvem, assinaturas e jogos para celular. A Nvidia em particular sublinha a necessidade de um acesso justo e gratuito aos jogos, embora a empresa de Santa Clara não pareça ter-se oposto diretamente à aquisição, como fez a Sony, que fique claro, segundo uma das fontes.
Lembre-se de que o serviço de jogos em nuvem GeForce Now da Nvidia é, em alguns aspectos, um concorrente do Xbox Game Pass. O Google, por outro lado, compete com a Microsoft do ponto de vista dos serviços em nuvem e do mercado móvel, mesmo eliminando da equação o Stadia que fechará suas portas no dia 18 de janeiro.
Por enquanto, representantes da Microsoft, Google e Nvidia entrevistados pela Bloomberg antes da publicação do relatório se recusaram a comentar o assunto.
O apoio do Google e da Nvidia, bem como o da Sony, poderia beneficiar a FTC em sua tentativa de bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft no tribunal. Recordamos que a primeira audiência foi marcada para agosto, bem depois do prazo estabelecido pela empresa de Redmond para concluir a transação, previsto para junho de 2023.
Entretanto, a União Europeia e o Reino Unido também estão a avaliar cuidadosamente a manobra, tendo a CMA decidido há poucas semanas adiar o veredicto para finais de abril. embora nenhum detalhe adicional tenha sido compartilhado a esse respeito, principalmente suas motivações. Podemos supor que a Nvidia é desfavorável por causa de seu serviço GeForce Now, em alguns aspectos ela compete com o Game Pass da Microsoft.