Um novo vídeo do Xbox Series X faz o PS5 Pro e a Sony parecerem bem ruins. O Xbox Series X é quatro anos mais velho que o PS5 Pro e mais barato. O Playstation 5 Pro custa lá fora U$700 que é um preço muito alto e chocou muitos quando foi revelado pela primeira vez. Pior do que isso, dificilmente justificou esse preço.
Esta semana, retransmitimos a notícia de que a Sony está finalmente começando a consertar um grande problema com o PS5 Pro que está fazendo com que os jogos do PS5 Pro rodem pior do que no PS5. No entanto, o que parecia tornar o PS5 Pro algo positivo, um novo vídeo circulou e o derrubou o console da japonesa de volta.
Na plataforma de mídia social X, um novo vídeo aparentemente prova uma vantagem que o Xbox Series X tem sobre o PS5 Pro. E considerando o contexto acima mencionado — a idade das duas máquinas e o preço das duas máquinas — esta é uma má imagem para o PS5 Pro.
O vídeo — que pode ser visto aqui, cortesia de Vincent Teoh — mostra que o PS5 Pro na verdade tem pior largura de banda HDMI 2.1 em comparação ao Xbox Series X.
Just like the PS5, the PS5 Pro is still limited to 32Gbps HDMI 2.1 bandwidth (4K120 maxes out at YUV422), whereas the Xbox Series X (40Gbps) can do 4K120 at full RGB/444. Tested using a Philips 2024 OLED TV which can accurately report the HDMI bandwidth of connected video source. pic.twitter.com/HrjkHmVzJM
— Vincent Teoh (@Vincent_Teoh) January 20, 2025
“Assim como o PS5, o PS5 Pro ainda é limitado à largura de banda HDMI 2.1 de 32 Gbps (4K120 atinge o máximo em YUV422), enquanto o Xbox Series X (40 Gbps) pode fazer 4K120 em RGB/444 completo”, escreve Teoh, um especialista em tecnologia. “Testado usando uma TV OLED Philips 2024 que pode relatar com precisão a largura de banda HDMI da fonte de vídeo conectada.”
Pelo que vale, isso não será perceptível para o usuário médio, mas a ótica é ruim. O PS5 Pro é suposto ser uma máquina de luxo que deve fazer tudo o que um PS5 e Xbox Series X fazem, mas melhor. Exceto que este vídeo mostra que não faz. E infelizmente, para os proprietários da Sony e do PS5 Pro, não há nada que possa ser feito para reverter isso por meio de uma atualização de software.