As especificações técnicas estão em alta nos videogames. Com o Xbox One X e seu 4K nativo, atingimos um novo nível gráfico nos consoles. O chefe da marca Xbox, Phil Spencer, está pronto para embarcar em novos horizontes com o seu hardware, iniciativas como o Xbox Game Pass ou retrocompatibilidade já foram lançadas, por isso não é de estranhar que queira continuar avançado para agregar mais valor a marca.
O executivo comentou alguns desses aspectos em sua conta pessoal no Twitter, como tem sido habitual há algum tempo. Spencer está mais do que orgulhoso dos resultados do Xbox One X e da reação dos jogadores com o “monstro”. Este vai ser um caminho que a Microsoft não vai deixar de seguir.
Phil Spencer respondeu a algumas perguntas sobre quando os jogos alcançarão um certo grau de fotorrealismo. Parece que, na opinião do chefe da marca Xbox, o que poderia ocorrer dentro de 10 anos.
Yea, 10 years is reasonable. There are scenes today where the average viewer would be hard pressed to differentiate. Animation and lighting are still ways off for real time realism in a scene in my view.
— Phil Spencer (@XboxP3) April 12, 2018
“Sim, 10 anos é razoável. Hoje existem cenas em que o espectador médio tem dificuldade para diferenciar. Animação e iluminação em tempo real ainda estão longe do realismo em uma cena, na minha opinião”.
Com o fotorrealismo, não existiria diferenças entre os gráficos do jogo com a realidade no quesito de imagem. A Microsoft tem avançado nisso com o DirectX Ray Tracing, mas este é apenas mais um passo para a revolução nos gráficos. Possivelmente, na E3 2018, a Microsoft deverá trazer jogos que utilizem essa técnica, sejam de estúdios de terceiros ou próprio. Estaremos atentos a todas as novidades.
O que vocês acham? Microsoft será a líder do fotorrealismo?