Phil Spencer acertou em não ter comprado a Bungie pelo “alto valor” na época?

Phil Spencer, líder do Xbox.

A Sony parece está em crise e perdendo muitos desenvolvedores em vários de seus estúdios importantes, mas o que mais tem chamado atenção nesta semana é a Bungie, que custou quase 4 bilhões de dólares e ainda não entregou qualquer jogos, mas já começaram as demissões em massa. Situação extremamente preocupante.

A Sony Interactive Entertainment adquiriu a Bungie Inc em um acordo avaliado em US$ 3,6 bilhões, além disso pagou 1,2 bilhão de dólares para retenção de funcionários, ou seja, para que após a compra eles não saíssem do Playstation. Bem, isso parece que não adiantou muito já que vimos cerca de 8% do estúdio se desintegram em desmissões.

A Bungie já foi um estúdio do Xbox, mas ganhou sua independência. Algo que Phil Spencer, líder da divisão de games da Microsoft. encara com um arrependimento e que se tivesse na época na gestão ele acredita que não deixaria a Bungie se separar. Bungie criou um dos IPs mais importantes da Microsoft, Halo, então faz total sentido isso.

A Bungie logo após fez uma parceria com a Activision Blizzard, mas após Destiny “1” e Destiny “2” o contrato foi encerrado de forma prematura – não deu certo também. A parceria era planejada por uma década.

Em documentos vazados, aparentemente, a Microsoft esperava adquirir Bungie por algo entre 800/900 milhões de dólares. A Bungie teria pedido 2 bilhões de dólares para a Phil Spencer, e ele teria rejeitado. Para Sony, o valor solicitado foi maior e o Playstation pagou 3,6 bilhões, como dissemos acima. Na época, Spencer jogava Destiny praticamente todos os dias.

Jim Ryan, atual chefe do Playstation, chegou afirmar que era melhor comprar a Bungie do que a Activision Blizzard. Bem, pelo o que vimos agora, este comentário parece não ter lógica alguma.

A Bungie está com cortes de verbas, demissões em massa, probições com gastos de viagens, congelmento de sálarios e mais. Destiny caiu 45% e não está segurando jogadores, a próxima DLC está adiada, e a mais recente não foi satisfatória. O seu próximo jogo só deve chegar em 2025, e não sabemos se Marathon vai ser algo que conseguir competir com os IPs da Activision Blizzard ou de tantos outros que são sucesso.

Enfim, você acha que Phil Spencer acertou? Ou ele deveria ter pago? Lembramos que a Bungie para a Microsoft pode ser mais interessante do que a Sony já que tem a franquia Halo que esta sendo revitalizada. É uma questão polêmica.

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