Sem Lumias. Chegou a hora da Microsoft promover o Windows 10 Mobile para a massa?

filas-microsoft-band

Desde a chegada do Windows Phone 7, os fãs do Windows Phone viram a luta da Microsoft para atingir a 5% do mercado global. Um pequeno número de fato, mas que chegou perto dos 20% na Europa e se posicionou no segundo lugar na América Latina.

Recentemente, soubemos que a Microsoft poderá encerrar a linha Lumia (Rumor), e mesmo assim continua agressivamente desenvolvendo o Windows 10 Mobile ao lado do Windows 10 desktop. Na esteira desses acontecimentos, estamos esperando o Surface Phone para algum momento de 2017.

Enquanto todas estas mudanças estão ocorrendo, o Android e iOS continuam dominando este mercado. Se o Windows 10 for realmente uma plataforma universal, ficar ausente dos celulares tirariam este mérito dela. A Microsoft não pode se dar o luxo de se ausentar deste mercado.

Microsoft vai para as empresas, e o restante?

fabricantes

A próxima linha de telefones da Microsoft tem grandes chances de ser focada no público corporativo, assim como o Surface Pro e o HP Elite X3 são, e assim como o Hololens também é atualmente. Aliás até o Surface Book é voltado ao público profissional. Claro que, seríamos felizes com qualquer brinquedos desses, mas é desse modo que o marketing da Microsoft promove tais produtos.

Parece que a Microsoft resolveu dar um stand-bye no mercado dos smartphones em massa não? Mas não se encane, até a Microsoft voltar, os fabricantes parceiros que dominarão a casa. A questão é: será que os fabricantes darão conta?

Trabalho junto é fundamental

hp-elite-lapdock

A Microsoft precisa investir em marketing e promover o Windows 10 Mobile como uma nova classe de dispositivos mais premium que os celulares com Android e iOS, afinal, o uso do Continuum é um dos carros-chefes, e vender celulares que se transformam em PCs pode ser uma boa ideia que diferenciaria o produto dos demais. Ela tem que “educar” público para comprar este produto que devem ficar nas prateleiras ao lado dos notebooks.

Se a Microsoft não investir em massa, mesmo estando ausente da fabricação de hardware móvel temporariamente, os pequenos parceiros podem achar que os seus esforços são insuficientes para que os consumidores possam aprender sobre o sistema.

Será que o Windows 10 já tem uma boa quantidade de apps universais para iniciar uma campanha agressiva focada no Continuum? Ou acha que a Microsoft precisa trabalhar mais no sistema  e continuar a restringir ao público corporativo antes de focar na massa?

50 comments on “Sem Lumias. Chegou a hora da Microsoft promover o Windows 10 Mobile para a massa?

  1. ”Desde a chegada do Windows Phone 7, os fãs do Windows Phone viram a luta da Microsoft para atingir a 5% do mercado global.” Ela não lutou, se tivesse lutado teria conseguido.

    1. Eu acho que lutou, pagava anualmente uma boa grana para Nokia. Ainda teve que comprar a Nokia para segurar o sistema.
      No Brasil vimos propagandas na TV, artistas usando o produto, em filmes famosos.
      Nadella que achou que outro caminho seria melhor e vamos ver. Na visão de Ballmer ela lutou e muito. Penso assim.

      1. Não Jorge, a Microsoft tinha e tem condições de ser mais atrevida no setor, como eu disse em um comentário acima o sistema ficou parado por mais de 5 anos na versão 8.x, se ela tivesse pego um ritmo de desenvolvimento e liberando novidades ano a ano hoje talvez estaríamos numa melhor situação. Ballmer queria vender e apenas ter números nunca se preocupou com o desenvolvimento do sistema, por isso o setor é bagunçado como é. Claro que reconheço o esforço dela em tentar divulgar, porem sem um sistema solido era impossível. Se toda a proposta de unificação que começou no Windows 8.0 tivesse sido bem trabalhada tenho absoluta certeza que o cenário atual era outro. Hoje o sistema esta como era para ser a muito tempo, mas reerguer hoje está mais difícil que a 5 anos atrás.

        LUTA mesmo é quando ela decidir entrar na briga e deixar de tapar o sol com a peneira.

          1. Nop, eu já falei isso muitas vezes, tua abordagem era sempre catastrófica, era como um comissário da morte. Porem sempre tive essa visão e soube ponderar no que estava errado e certo.
            Será que estou me transformando??? kkkkkkk.

          2. Minha abordagem sempre foi de um fã que pelo que via( e vejo) a Microsoft desistiu do sistema que eu gostava, e tá focando na concorrência. Aí quando eu via fanboy falando besteira, eu ia contra. Mas continuo na mesma. Se o Windows móbile ficar ótimo para o consumidor normal e se a Microsoft voltar a dar a atenção, eu volto feliz da vida. Mas hoje, de jeito nenhum pois as coisas estão cabulosas no lado móbile da Ms. Só para os fanboys que não.
            E a propósito. O Windows club saiu glorificando um PowerPoint onde a Microsoft reassumia o compromisso com o mobile, mesmo ela demonstrando o contrário, e outros sites publicaram que o presidente da Ms índia falou que continuaria vendendo Lumias mas ainda estou esperando publicarem que o presidente da Ms França disse que a Ms ficar fora do mercado mobile para consumidores por alguns anos. Saiu no winbeta ou mspoeruser

            Ainda torço pela ms ter um sistema unificado que funciona em tudo? Não sei…talvez. vou ver o que a Google vai fazer com o Android e Chrome OS, mas duvido que entregue a experiência que o Windows de pc entrega… vamos ver…o futuro dirá quem vai sair por cima

          3. Concordo..pelo menos pra mim a melhor experiência em desktop é o windows 10..apesar de eu gostar muito do ubuntu..e para smartphones eu prefiro o Android..
            A experiência do Windows nos desktops é quase que imbatível, já no mercado mobile não é muito satisfatória.

          4. “…Se o Windows móbile ficar ótimo para o consumidor normal e se a Microsoft voltar a dar a atenção, eu volto feliz da vida. Mas hoje, de jeito nenhum pois as coisas estão cabulosas no lado móbile da Ms. Só para os fanboys que não…” Penso da mesma forma

          5. Mesmo os mais fanáticos fanboys, estão sendo obrigados a reconhecer o maleficio do merdella, merda$oft e microsoon.

            rs rs rs

        1. Concordo plenamente.
          A era pós merdella foi o início da derrocada do Windows Phone, somente alguns fanboys, não querem enxergar a realidade.

          Ainda falta muito para provar que o merdella e a microsoon mudou ou irá mudar suas atitudes em relação a divisão mobile.

      2. Sinceramente..eu preferi esperar para ver como está sendo a estratégia do Nadella…mas pelo menos pra mim no setor mobile..ainda não fora muito “produtiva” o Ballmer e o Joe Belfiore se empenhavam muito na época do windows phone 8.0/8.1 e antes também.

      3. A culpa foi o Nadella fato , pois simultaneamente a ascensão dele a CEO tivemos a saída do Joe Belfiore para as ferias , basicamente ele que segurava a divisão Mobile e sem ele para impedir Nadella de fazer seu estrago deu no que deu.

    2. Concordo, o que ela “pagava” para a Nokia eram migalhas.

      Quanto a merda$oft ter a obrigação de comprar a NOKIA, é uma grande mentira, pois foi a merdasoft, que qui efetuar a aquisição da divisão mobile da NOKIA.

      Nunca existiu nenhuma pressão da NOKIA a este respeito…

      Fanboys, não venham falar em rumores, mostrem provas, ok ?

  2. Infelizmente os Lumias em si não seriam suficientes para o avanço do Windows Phone/10 Mobile e acredito eu que a estrategia em investir nos parceiros feitas por Satya estão sim dando certo. Haja vista que Bill Gates também faz parte da Microsoft nesse momento crucial

    1. Eu acho que os Lumias em si seriam sim suficientes para o avanço do Windows, o problema era o sistema que não foi trabalhado. Microsoft lançou o Windows Phone 7 em 2010 em 2012 o 8 que excluiu os 7 depois em 2014 o 8.1 e em 2016 o 10, são 2 anos para pouca mudança se pegarmos o 8 e 8.1 foram 5 anos para uma mudança mais drástica. O Android e iOS atualiza todo ano e o crescimento era visível e a Microsoft ficou parada olhando. Ainda acho que o Windows é um sistema para uma fabricante só, pois aquela menor que vai apenas vender sem trabalhar vai ser engolida pela empresa que vai investir mais, era o que ocorria com a Nokia.

      1. Mas você tem que entender a entrada do Windows 10 e a proposta universal.
        Na nossa imaginação é tudo lindo, mas nos bastidores a estratégia da empresa é muito maior.
        Não vejo falta de investimento no Windows Phone, aliás a Microsoft/Nokia chegaram onde nenhuma empresa chegaria com um novo sistema. Elas tiveram peito para isso. Hoje, com Ballmer quem sabe não estariam com uma boa participação.
        Nadella mudou de estratégia.

        1. Se a estrategia de Ballmer tivesse correta não seria preciso essa mudança, mudança essa que que acabou com o sistema nos principais mercados. Eu acredito que se Ballmer tivesse essa mesma visão do Nadella a sistema não precisaria passar por todo esse reboliço. Veja que Nadella conseguiu em apenas 2 anos o que Ballmer não conseguiu em 10. Eu acredito muito no Windows 10, mas falta disposição (melhor dizendo falta pessoas de visão dentro do setor mobile) da Microsoft assim como ela tem com o Xbox e Surface.

          Ballmer foi o quem mais atrasou toda a Microsoft em relação ao mercado.

          1. O Nadella é para a Microsoft como o Temer é para o Brasil… aquele que veio arrumar as merdas que a gestão anterior fez.

            E ainda tem gente que coloca a culpa no Nadella…

        2. Jorge, discordo fundamentalmente de sua posição, o que o merdella fez, foi destruir o que existia de melhor na divisão mobile adquirida por Ballmer, ele simplesmente demitiu todos os funcionários, encerrou as atividades das fábricas próprias,,,

          Se isto foi feito com um plano, como muitos afirmam,

          o plano foi claro, desmontar a divisão mobile, não existe outra explicação…

          a maior prova disto, foi que desde a aquisição a divisão parou, fazem mais de 4 anos que a “ativa divisão da Nokia Mobiles” não lança nada, bem ao contrário de quando pertencia a Nokia e efetuava novos lançamentos e patentes duas a três vezes por ano…

          na administração merdella, nada foi feito, nada foi lançado, muito pelo contrário, até os produtos Lumia que tinham uma enorme venda na Europa e Brasil, foram descontinuados e tirados de venda.

      2. Concordo em partes com seu comentário. Em partes porque sistema que se preze e cresça tem que ser atualizado mensalmente e não anualmente como bem colocardes. Sabe por que uso Windows Phone/10Mobile? Por até em segurança é melhor do que os outros e muita coisa no W10M é melhor que iOS ou Android. Mais gosto é igual c*, cada um tem o seu

  3. A serie X30 estava vendendo bem e crescendo na europa, como disse o proprio texto, chegando a quase 20% em alguns países. É so ver a lista dos mais usados do WP q facilmente encontra onde estava o lumia ideal. Lumia 520 e Lumia 535, excelentes aparelhos e muito melhores q os concorrentes no seu lançamento, mas do nada a linha lumia sumiu e ficou a sensação q se tivesse mantido a politica de lançar ótimos parelhos de pequeno e medio custo, o w10 hj ja estaria wm uma posição muito melhor

  4. O grande problema é que celular para a massa não da lucro. Não sãos os pé de boi da Samsung que dão dinheiro, são os SXs e os Notes que trazem o lucro.

    Talvez é por isso que a HP investiu num celular top.

    De qualquer forma, a cada dia que passa fica mais difícil reverter esse cenário.

  5. Não, ela ainda não tem uma boa quantidade de apps para começar uma campanha as massas e sim, ela precisa trabalhar mais no sistema e não se restringir ao corporativo. Se ela quer atingir as massas, ela deve focar e trabalhar mais no WM10 para esse público, oq ainda não é o suficiente. Usuários comuns querem tudo oq é moda, oq tem qualidade, e são mto críticos, msm sendo leigos. Uma má impressão do público geral é tudo oq a Microsoft não precisa agora.

  6. Ainda sou apaixonado pelo sistema e entusiasta, mas ficar só vendo a MS firmar compromissos com o mercado estrangeiro e possivelmente com empresas é o mesmo que levar uma apunhalada pelas costas. Gostaria de ver a MS falar diretamente aos seus consumidores brasileiros e dizer porque o L950 não chegam por aqui. Não quer Lenovo, Acer ou Vaio de baixa qualidade, design mais ou menos e pouca resistencia. Quero um L950XL, HP ELITE X3 ou o messiânico SURFACE PHONE. Quero coisa boa, bonita e resistente, não vou me satisfazer com outros, a não ser que melhorem, pois ficar vendo S7 e IPHONE7 no mercado brasileiro sem poder competir a altura, é triste. Precisamos (consumidores brasileiros da MS) de respostas, satisfação do jeito que estão nos tratando é muita falta de consideração. O SURFACE PHONE pode nem chegar ao nosso mercado, então coml ficamos?!

  7. O problema é esse: não vemos investimentos da Microsoft pra divulgar o sistema, vemos mais empenho dela em estar presente no Android do que fazer merchandising do Windows 10 Mobile e educar as pessoas de que o sistema é uma ótima alternativa ao Android. O que eu vi de mais legal em questões de marketing foi a Nokia que fez ainda, como o comercial do Lumia 1020, o 1020 no vídeo de Roar, da Katy Perry, o Lumia 930 no vídeo de This is how we do, ainda da Katy Perry, o Lumia 920 no vídeo de People Like Us, da Kelly Clarkson, e um vídeo da Ellie Goulding que foi gravado com um 1020. Microsoft é muito fraca nesse assunto, até aquele comercial do Lumia 630 para a TV na época era fraco.

  8. Galera domingo to voltando de viajem e estou levando um l950xl de 1 chip a mais, quem quiser compra to vendendo por 2mil, sou de Guarulhos – SP, preferencia pra quem queira retirar pessoalmente, interessados mandar o whats, vlw.

  9. Eu gostava demais do Windows Phone, e até hoje ainda gosto (não tanto, mas gosto), atualizei o PC pra ter mais sincronia com o celular e até pensava seriamente em trocar meu 630 por um mais moderno futuramente, além de defender cegamente o SO.
    Mas depois que a MS prometeu atualização para o meu 630 e não cumpriu (não vamos entrar na discussão de aparelho ultrapassado, etc) eu fiquei extremamente desapontado com o ecossistema, decepcionado com as atitudes da empresa e hoje não consigo mais ter a mesma empolgação com o WP/W10M, apesar de ter gostado demais do Windows 10 PC.

    Espero que um dia a MS tome atitudes a fim de reconquistar seus ex-usuários, acho que ainda falta muito pra isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *