O Windows 8 deverá ser um marco na era dos computadores, quem já está acompanhando e entende o motivo do projeto do novo sistama operacional da Microsoft deve saber do que estou falando. O novo Windows promete uma quebra de paradigmas sem precedente. Até o menu Iniciar, praticamente sinônimo de Windows há mais de quinze anos, diz adeus na camada principal do sistema. Fortemente baseado na implementação da interface Metro do Windows Phone 7, o Windows que moverá desktops, notebooks, netbooks e tablets.
Estou acompanhando o blog Building Windows 8 e por ali nota-se, que é o primeiro Windows em que os novos recursos são criados levando-se em conta o comportamento e os hábitos do usuário do Windows por meio de uma estatística. Em outras palavras, a Microsoft está moldando o sistema às necessidades do usuário ao invés de “impor” as novidades com base em “achismos”. O usuário, pela primeira vez, pode escolher como quer utilizar o sistema, já que, de acordo com o blog, a política de desenvolvimento do novo Windows prega que novos recursos sejam adicionados, mas que nada do que existia antes seja removido e no máximo aprimorado. Acredito que o resultado disso será um Windows muito bem elaborado para o usuário final.
Você já pode baixar o Windows 8 Preview, que como o próprio nome diz ainda está em fase de teste, porém muito estável. Poderá perceber o quanto é mais rápido que o Windows 7, inclusive quanto aos jogos. Ele possui na verdade duas interfaces, uma com uma maior para o touch, destinada a tablets e/ou similares chamada Metro, mas não esqueceu do modelo padrão que basta clicar em “Desktop” na interface para que ele surja. Para quem tem um Windows Phone não vai estranhar muito, pois quando o computador for iniciado verá que ele é muito similar à tela inicial do smartphone.
O que a grande parte do pessoal pergunta é o motivo do Windows 8 não ser separado em duas versões: desktop e outra para tablets. O motivo é simples: Não daria certo. Isso mesmo, o Windows Phone está na luta por espaço contra o Android e a Apple e não não está sendo nada fácil, apesar do rápido crescimento do número de aplicativos, pois seus concorrentes já estão consolidados no mercado. Agora imagine o Windows 8 para tablets para conseguir novos aplicativos, novos usuários e tudo mais, seria outra guerra desnecessária. Sabemos que o Windows possui mais de 90% do mercado mundial de computadores na sua mão, logo seria muito mais atrativo usar essa força para fortalecer o mercado de tablets e consequentemente o próprio Windows Phone, pois aplicativos no estilo Metro para Windows 8 rodarão no Windows 8.
Outro ponto que vale mencionar é está chegando um novo mercado, agora é a vez dos híbridos! E esse é o ponto mais importante! Um híbrido para ser simples, nada mais é que um computador que vira tablet ou um tablet que vira computador. A ideia pode parecer um tanto estranha, mas na prática é muito interessante. Sabemos hoje em dia que nenhum tablet substitui um PC, a não ser que você seja um simples usuário que só acessa a redes sociais, editar trabalhos menos complexos e outras tarefas simples, o Windows 8 chegou para quebrar essa barreira e assim você não precisa comprar dois aparelhos, compra um que irá fazer melhor do que a concorrência e você ainda economiza uma boa quantia.
Vejamos um exemplo: Eu tenho um híbrido, o Acer Iconia W500, o preço dele gira em torno de 1200 a 1400 reais no mercado brasileiro sendo um preço inferior ao iPad, nele tem Office, jogos como Resident Evil 4, Crysis 2, COD MW3, entre outros, jogos de peso e não Angry Birds da vida, você pode editar fotos com o Photoshop, navegadores de internet de alta qualidade, aceita pen drive, possui HDMI e tudo mais que um computador faça, quando quero utilizá-lo como um tablet uso e ele não desaponta em nenhum momento e olha que instale o Windows 8 em fase preview (que é a única disponível atualmente). É muito versátil, é melhor pro bolso e muito mais útil. O futuro é híbrido! E é nisso que a Microsoft está se empenhando sem prejudicar os usuários do modelo atual. Eu ligo meu híbrido na TV pela entrada HDMI e vualá acabei de ter um vídeo game, conectado a um controle de Xbox 360, ou seja, tava usando como computador, levei para faculdade como um tablet e quando cheguei utilizei como um vídeo game é muita versatilidade!
Vocês podem estarem se perguntando onde quero chegar, já que estamos em um Blog sobre smartphones. Não é loucura minha não, mas terei que começar a postar aplicativos, dicas, tutoriais e tudo mais sobre o Windows 8, é uma evolução dos tablets e está cada vez mais integrado com o Windows Phone, os aplicativos no estilo metro segundo grandes sites já foram confirmados que iram roda no Windows Phone 8 e o tema sobre tablet não foge do conteúdo do blog. Antes os tablets eram celulares gigantes, agora são computadores reais e compactos, são novos tempos! Mas a gente vai desenrolando isso aqui no Blogão Mobile de forma mais aprofundada com o passar do tempo.
Obs: Vale a pena dá uma conferida nos vídeos ;).