Windows 10 continua a ganhar espaço mesmo com o término da gratuidade

windows-10-redstone-logo-nosso

A Microsoft acabou com a atualização gratuita para o Windows 10 no dia 29 de julho, mas ainda assim, o sistema operacional cresceu no último mês. De acordo com os últimos dados do NetMarketShare, o Windows 10 atingiu a quota de 22,99% em agosto de 2016, que é 1,86 pontos de percentagem a mais que o mês de julho 21,13% em julho.

Claro, o Windows 7 ainda está muito à frente com uma quota de 47,25% em agosto. O Windows XP ainda fecha o pódio com uma participação de 9,36% (contra 10,34% em julho), enquanto o Windows 8.1 passou de 7,8% em julho para 7,92 no mês passado.

O Windows 10 conseguiu manter um crescimento constante desde o seu lançamento em julho de 2015. Com a IFA 2016 está oficialmente em andamento, muitos fabricantes estão apostando no novo sistema operacional com vários novos dispositivos, principalmente os híbridos ou 2 em 1. Isso pode ajudar a ampliar essa quota.

Acha que Windows 10 irá roubar o espaço do Windows 7?

66 comments on “Windows 10 continua a ganhar espaço mesmo com o término da gratuidade

    1. Olha, chegou o Chorão aqui de novo kkkk

      E o que tem de errado? A Apple faz a mesma coisa com os iMacs dela e ninguém reclama. Vende apenas iMacs com o OSX mais recente. E aliás, nada impede de você querer usar o Windows 7, Windows 8, Linux que seja, no seu computador recém-comprado.

      1. a vdd é q todo mercado estagnou, um ipad 2 consegue rodar a maioria dos apps e não tem pq trocar, mesma coisa um pc para uso básico, um dual core de 2009 dá conta do recado, os celulares ainda seguem aquecidos pelo fato de as empresas pararem de dar suporte, interessante notar q grande parte da população saiu do xp dps q a microsoft finalizou o suporte.

        1. Na verdade, apenas mencionei os tablets, para prevenir que o camarada “Sr. Casa” fosse usar os Tablets de argumento, para o crescimento do Windows 10 (já que até tem bastante tablets de menos de 1 mil com Windows 10).

          E sobre PC, eu discordo, um dualcore de 2006 também dá conta das tarefas básicas.

          E infelizmente quanto aos celulares, é uma tática para que vendam mais, mas que só prejudica os consumidores (que ficarão com um aparelho sem atualização) e os desenvolvedores (que tem que lidar com várias versões do sistema no mercado).

  1. O Windows 10 só chegará no topo quando a Microsoft mudar essa questão da telemetria do sistema e permitir aos usuários que desativem isso. Eu mesmo uso o Windows 10 com um pé atrás e mesmo não usando nada pirata no meu sistema fico com receio de realizar transações bancárias e outras coisas mais críticas porque não tenho garantia nenhuma de que tais informações não estão sendo interceptadas, do meu host eu sei que não estão sendo, mas essas informações fazem muitos hops até chegarem nos servidores dedicados da Microsoft e nesse meio não sei se há alguém interceptando. Pode ser paranoia, mas privacidade é algo crítico e antes que falem (Olha a Google, Olha o Facebook) Esses dois deixam você desativar a telemetria de suas plataformas já no Windows 10 mesmo desativando o serviço relativo a isso a porra inda fica funcionando.

    Estranho, muuuito estranho.

    1. A Google tem salvo tudo que tu fala e tu diz que ela deixa desativar? Facebook tem pastas com todas as conversas do messenger e tu diz que da para desativar?

      Até onde deu para saber a telemetria da Microsoft so recolhe dados de uso do sistema, que sites de torrent não gostam do sistema.

      1. O Google tem salvo todo o histórico de tudo qe vc faz e fala e sim ela deixa desativar isso e claro como disse você perde com interação o sistema. O Facebook também da pra desativar. Se vc não sabe recomendo entrar mas configurações de privacidade do mesmo.
        Entre no Google em sua conta e vá no history e apague tudo e também desative para q não colete mais nada. Pronto.

      2. A Microsoft já declarou que não coleta somente dados de uso do sistema e sim ela coleta informações pessoais como: partes de uma senha, algo q vc digita no Edge, enfim. Recomendo você a ler toda a política que privacidade da Microsoft é bem fácil de localizar é aquela que aceitamos sem nem sequer ler uma linha.. garanto a você que irá se assustar com o q está escrito e com o que a microsoft tem “direito” de fazer só por usarmos o sistema dela.

        1. Não sei se sabe, mas o Windows 10 é o sistema com mais opções de controle de privacidade que existe no mercado. Eu não sei se você sabe, tudo que tu faz na conta Microsoft ela só coleta os dados que você permite. Tudo que a Cortana coleta eu dei permissão para isso pois eu costumo ler tudo quando apps do Windows pedem permissões especiais. Ficar apertando SIM desordenadamente de depois dizer que a empresa que coleta os dados é tolice.
          Outra coisa, eu sei toda a politica de privacidade da Microsoft e sei que ela já esta alterando os termos pois ela me avisa no Bing, na Cortana, no Email e na loja quando uso ela… Ela em momento algum esconde o que faz.

          Acho que, para fazer bom uso dos serviços prestados por cada empresa deve no mínimo conhecer dada um deles.

          https://privacy.microsoft.com/pt-br/privacystatement

          Acesse o site e veja detalhadamente por cada serviço o que a Microsoft coleta.

          1. Kkkkkkkkkk você realmente leu.. então voce sabe lá que está escrito na “nova política de privacidade” que ela pode coletar e usar suas informações pessoas a qualquer momento sejam quais forem ?!!
            Conheço todos os produtos Microsoft meu amigo trabalho com eles desde servers até cloud então sei do que tou falando.

    2. Não vou defender nenhuma. Google, Apple, Facebook (eca), MS.
      Se tem preocupação com segurança (não seja paranoico senão é melhor esconder nas colinas mais distantes) tem meios de esconder muita coisa.
      Não sei de quais serviços precisa mais segurança e se esses funcionariam em determinadas plataformas.
      Enfim, eu tenho o meu Windows 10 e no meio do caminho um Tails que criptografa tudo e ainda tem uma VPN muito segura.
      Você pode usar diretamente o Tails (que alias é o que o Edward Snowden usa para acessar qualquer coisa online.
      No dia a dia uso corriqueiro uso tudo sem segurança, mas partes criticas do meu trabalho é tudo muito protegido e com log de tudo que acontece. Tanto do que sai quanto do que entra.

      Se é algo confiável a 100%, duvido de mim mesmo, mas já são uns 20 anos assim e nunca tive problema algum.

      1. Sempre usei o Windows de um modo mais avançado ativando o adm e colocando meu user como apenas user e tirando os privilégios de adm dele bem como ocorre num Linux qualquer. Assim me sinto um pouco mais seguro e nunca tive problemas. Porém para algumas coisas mantenho uma vm Linux instalada.

        1. Eu ainda estou descobrindo o Linux, mas na empresa tem dois adm que fazem chover de baixo pra cima. Os caras são muito feras.
          Estou aprendendo com eles, mas sempre trabalhei do lado de um servidor Linux e ultimamente estou aprendendo muito e testando também em uso pessoal Estou gostando bastante.

          1. O Linux é uma excelente alternativa aos modelos proprietários apple e Microsoft e sua filosofia é algo muito bom em termos de segurança nem se fala.
            Eu já o utilizei por muito tempo em torno de 8 anos mas infelizmente meu hardware encontra um problema, mas como disse estou cogitando voltar a suar como s.o principal visto q eu não sou adepto de jogos em pc ou notebook.

          2. Cara não seja infantil, caindo nas historinhas da carochinha, o windows 10 é o sistema mais seguro hoje em dia, tanto é que milhares de empresas estão adotando o sistema, até os militares estão adotando, se não fosse seguro guardar suas informações no sistema ele já teria afundando para grandes corporações.

          3. Histórias do TudoCelular ? Jura que é esse canal que você usa para se informar ? Kk não faça isso veja conteúdos em inglês recomendo.

          4. Eu não acompanho esse site, eu acho que você deve estar acompanhando para ter essas conclusões, falando “que o a ms vê tudo o que você faz e não ter como impedir” suas falas são iguais as que eu vejo em sites como esse de contos de fadas.

          5. Realmente é um site de quinta. Aconselho acompanhar o the New York times tem uma coluna digital sensacional ah! E a Forbes também

          6. É evidente que tem como limitar tudo o que a microsoft sabe sobre você, o fato de você não saber como fazer não quer dizer que não tenha como, eu trabalho em uma empresa de ti com mais de 20000 computadores, é tudo o que acontece neles é limitado por servidores, nenhuma informação sai ou entra sem sua permissão, eu não sei como fazer, mas os analistas sênior configuram o windows da forma que eles querem através do Regedit,

          7. O nome disso é gpo meu caro e de fato da para limitar muita coisa em relação ao s.o em termos de uso. Para evitar invasao ou rubo de dados daí ja são usados outros métodos tais como firewall, proxy, honeynet, honeypot, dmz e enfim. Não, não é o Windows configurado na sua empresa que resguarda suas informações posso te garantir.

          8. se você sabe disso então por que reclama que o windows não é seguro e que os dados do windows 10 são comprometidos por conta da ms?

          9. Aqui onde moro tem muitas empresas que usam apenas Linux em uma experiência propria há uma que possui em sua rede apenas Linux em servidores e em clientes. Eles não sentem falta alguma do Windows. O Brasil por natureza de grandiosidade gosta muito de gastar com tecnologia de forma errada quando na vdd podiam economizar com Linux. O Windows é uma excelente solução porém na época a melhor isso é fato assim como Linux (em determinados casos) não atende a todos os prerequesitos, claro que para chegar em certas conclusões é necessários um gerenciamento de projeto embasado no pmbok para que seja feito um cálculo d custo inclusive de TCO.

          10. O sistema linux é gratuito não tem do que contestar nisso, mas mais barato não posso dizer o mesmo. para uma empresa migrar para o linux teria que gastar com treinamento, porque quase ninguém sabe usar, se pelo menos o linux fosse mais amigável, fora os gastos para migrar os softwares da empresa, nesse quesito a ms deu uma ajuda para o linux com o net.core multiplataforma, futuramente essa migração vai ser tornar mais barata, mas o treinamento com mão de obra ainda vai ser um peso para o linux.

          11. Você está certo, mas em parte esse seu argumento está um tanto quanto defasado, se você usasse ele a uns 8 anos atrás concordaria plenamente, porém hoje o Linux esta cada vez mais “windowslike” vide Linux mint ou o próprio Ubuntu ou então o zorin OS, q não deixam em nada a desejar na usabilidde parecida com o Windows. Em termos de programas é como te disse vai de empresa para empresa e é necessário todo um planejameento isso também ocorre na adocao do Windows.

          12. Sou usuário avançado no windows, tentei usar o linux, mas posso dizer que não tive muita paciência para gravar os códigos do linux, por isso desisti de usar, entre esses que você comentou qual deles é o melhor em questão usabilidade? Para fazer um teste e se eu gostar vou deixar em dual boot no meu pc, gosto do windows, mas não gosto da ideia de depender de um sistema, estou querendo testar o Chrome OS também para ver como é.

          13. Recomendo de início o Linux mint com seu ambiente mate ou cinnamon ele é o mais Windows like que ja vi kkkk ate os atalhos são iguais ao Windows. O Chrome os já usei no trabalho e é uma boa proposta, mas acho q só é possível usar ele em um chromebook.

          14. Haa! então o Chrome OS é fechado igual o OS da apple? Se for que pena queria testar, sei que no momento só presta para acessar sites pois não tem aplicativos e jogos a não ser os do androide.

          15. Nunca estudei a fundo ele, porém acho que ele é feito para operar em chromebook pois esses tem chipset arm, mas como te disse infelizmente não posso te passar muitos detalhes porque de Chrome a única coisa que uso é o navegador.kkkk

          16. Quando eu tiver um bom conhecimento a gente troca uma ideias sobre o sistema.
            Eu gosto de tecnologia em geral. Preciso deixar o cérebro sempre em pelo menos uns 90% de uso. kkkk
            Não pretendo deixar o Windows. Principalmente o Windows 10, o qual estou gostando muito.
            Mas, confesso que fiquei ligadão no Linux. Dá pra fazer muita coisas e aprender muita coisa. E aprender sempre é bom.

          17. Opa estamos aí… 🙂 O Linux é realmente um grande berço de aprendizado, mas a Microsoft também tem muito a nos ensinar aconselho entrar no Microsoft TechNet caso ainda não conheça lá possuem muitos cursos bacanas voltados para os serviços Microsoft desde servers, cloud, dev, host enfim é uma biblioteca excelente mais excelente até do que a do Linux que inclusive não localizo em local algum um esforço tal qual o TechNet e por isso a maioria do know-how que podemos adquirir estão em foruns e afins.
            Abç.

          18. Há alguns anos tenho VPS (atualmente no Google Cloud), e Linux é uma maravilha. Mas no Desktop voltei para o Windows. Estava ficando inviável ter de dar boot numa VM toda vez que precisava usar um ou outro programa específico, sem contar os jogos casuais. Felizmente o bash do Windows 10 faz a gente se sentir em casa 🙂

    3. A Telemetria, serve mais para como feedback de como o sistema está rodando. Algumas problemas, a Microsoft encontra graças à telemetria, e também algumas outras coisas são acertadas graças a isso (por exemplo, o reconhecimento de escrita e de voz e a compatibilidade com alguns outros programas).

      1. A Microsoft já declarou que na telemetria dela ela pode sim recolher parte de uma senha que vc digita não serve só para feedback se fosse só pra isso seria otimo.

    4. Minha conta com cartão de credito esta vinculada na windows store já faz 2 anos. Compro jogos e tudo mais tudo pelo cartao. Nunca tive problemas.

  2. Como pode…
    Windows XP
    Windows XP
    Windows XP
    Só pode ser feitiço.

    Nada de feitiço.
    Ainda tem uns 30 Windows XP onde trabalho.
    PCs mais antigos que trabalham em serviços de baixa prioridade.

    Também comprei 2 PCs (notebook e tudo em um) com Windows 10 para uso pessoal.
    Para o trabalho foram 2 tudo em um, 2 desktop e 3 notebook com Windows 10.

    Imagina no mundo todo então?
    Claro que o Windows 10 vai continuar crescendo.
    Não muito depressa, mas aos poucos chega lá.

    1. cara onde eu trabalhava usávamos acredite ou não windows 95 pois o software da maquina só funcionava nele, um primeiro passo para aceitação do windows 10 seria ter um modo de compatibilidade com windows antigos (um decente pelo menos).

      1. Penso que tem muito sistema anterior a Windows XP sim. Em um fórum eu vi um Windows 2000 (que sistema incrível na época que usei) e Word 97. A impressora era uma tal de 1070 matricial. E tudo funcionando bem. Claro que tem uns 3 anos que vi isso, mas mesmo assim…

        Realmente ainda tem muito programa simples, antigo e que faz muito bem o trabalho proposto. Programas leves e muito estáveis. Seria uma boa o Windows 10 rodar tudo sem precisar de uma máquina virtual.

      2. O Modo de Compatibilidade existe desde o XP (se eu não me engano), e parece que foi aprimorado no Windows 8.
        Agora, resta saber se esse programa funciona bem nesse modo.

    1. tem dessas mesmo, mas eventualmente os pcs ficarão ruins, e dependendo do que vc trabalha isso pode acontecer no período de menos de 2 anos, a realidade é q eventualmente o windows 10 vai dominar, quer vc queira quer não.

      1. A migração é lenta mesmo, na época que lançaram o windows 7, demorou muito para os clientes da ms migrassem do xp para windows 7, eu conheço uma empresa grande em que trabalhei que mudou do xp para o 7 em 2015, olha quanto tempo ela demorou, e a empresa tem mais de 300 computadores, viviam dando defeito e sendo atacado por vírus, uma vez fui passar o ant vírus em uma maquina e o escâner mostrou mais de 3000 vírus detectado, tive que formatar.

  3. Se o Win10 não tivesse o período de um ano de upgrade gratuito teria uns 10% só e olhe lá… não vai ser facil tirar as pessoas do XP e 7

    1. O problema dessas pessoas que ainda usam XP e Vista são que os seus PCs são da época desses respectivos SOs, e ainda assim, essas pessoas não querem abrir mão dessas máquinas porque não querem investir numa nova (a atual ainda dá conta do recado). O pessoal que está no Windows 7, 8 ou 8.1 é porque realmente ou não se interessou pelo Windows 10 ou até se interessou, mas teve uma experiência frustrante com o mesmo, e o levou a voltar para o SO que estava anteriormente, e daí só com um PC novo para poder aproveitar o Windows 10 (e olhe lá!).

      1. na verdade, o Windows 10 é bem mais fluido que o 8. então quem tem um processador ruim, uma placa de vídeo fraca, pouco ram, etc vai se dar melhor no 10 do que no 8 / 8.1

  4. Com essa atualização de aniversário, o sistema no PC ficou muito boa. O único defeito que vejo foi o fato de minha HP 2529 não estar pegando. O sistema não reconhece mais o drive e estou no aguardo da HP atualizar o drive ou a Microsoft lançar uma atualização que dê compatibilidade com o drive de sempre. :/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *