Windows no Snapdragon é melhor do que achávamos [Computex 2017]

qualcomm-proto-arm-4

Parece que a Microsoft ficou viciada em turnês mundiais. Após uma série de eventos em Nova York, Seattle e Xangai, a empresa ainda realizou grandes anúncios em Taiwan na Computex 2017. E de acordo com o tema da sua apresentação, a intensão é levar o Windows por toda parte.

A Microsoft está trabalhando com a Qualcomm e a Intel para entregar “PCs sempre conectados” que estão constantemente on-line, possuem baterias de longa duração e projetos mais portáteis.

O anúncio de ontem veio reforçar o conceito do Windows 10 em processadores Qualcomm que a Microsoft tinha provocado em seu evento na WinHEC em dezembro passado. Também foi reforçado que o o chipset que torna isso possível é o Snapdragon 835, que atualmente está presente em smartphones top de linha, como o Samsung Galaxy S8 e a Sony Xperia XZ Premium.

Não confunda Windows no Snapdragon com a estratégia de Windows RT. A Microsoft diz que os novos dispositivos irão executar a versão completa do Windows 10 e rodar os programas tradicionais. Isso significa que você obterá apps x86, Cortana, Ink, Hello, entre outras características. Não foram anunciadas máquinas reais no evento, então não está claro se elas vão ser computadores portáteis, destacados, tablets ou telefones, mas a Microsoft não parece limitar os seus parceiros e deixou aberto para a possibilidade de novas categorias. Por hora, já foram confirmados dispositivos de fabricantes tradicionais ASUS, Lenovo e HP, que disseram que estão desenvolvendo produtos para esta nova iniciativa.

hp-lenovo-asus

Em geral, os “PCs sempre conectados” não terão que usar chips da Qualcomm (dispositivos com processadores da Intel podem participar), mas aqueles que optarem pelo Snapdragon 835 terão “bônus”. A vantagem mais importante é a conectividade de Gigabit LTE, que permitirá a estes dispositivos baixarem vídeos ou páginas da Web em altíssima velocidade. Na verdade, durante uma demonstração em Taiwan, um representante da Qualcomm baixou um filme de 1,9 GB através de uma rede LTE Gigabit personalizada para um dispositivo de protótipo em menos de 30 segundos. A velocidade de conexão atingiu taxas reais de 300Mbps, algo muito impressionante.

Falando em Windows no Snapdragon, tais dispositivos virão com e-SIM e dispensarão o uso de cartões SIM. Contudo, se tais dispositivos forem criados com entrada para chip também poderão se conectarem com adaptadores e-SIM. A Microsoft pretende vender pacotes de dados das operadoras na Windows Store.

Durante a demonstração, foram criados slides no PowerPoint, e outras ferramentas do Office, tudo sem lag. Pularam em três desktops virtuais com facilidade. O desempenho é semelhante a um computador com processador da Intel, e esta resposta é chave para fazer com que PCs Snapdragon se tornem PCs completos e não versões diluída.

snapdragon-835

Outro bônus é o menor tamanho físico do Snapdragon 835 em comparação com seu antecessor e com a concorrência. Isso não só permite que os fabricantes criem produtos mais finos e experimentem diferentes formas/categorias, mas também deixa mais espaço outras peças como baterias maiores. Combinado com eficiência de energia do chipset, isto pode levar máquinas que duram mais de um dia longe das tomadas.

Você também pode obter mais do modo de espera, e os novos dispositivos contarão com algo chamado “Standby On“. Com este modo, seus PCs podem acordar do sono mais rápido do que antes e permanecem conectados ao seu Wi-Fi ou rede celular para manter a sincronização de seus dados em segundo plano. Ele também permite a Cortana escutar ativamente seus comandos mesmo quando a máquina está bloqueada.

Baseado na demonstração na Computex, a Microsoft pode ter finalmente encontrado uma maneira de fazer com que o Windows seja verdadeiramente móvel.

Estão animados?

63 comments on “Windows no Snapdragon é melhor do que achávamos [Computex 2017]

  1. Mas o windows já é verdadeiramente móvel. Meu notebook e tablets com Windows tem mobilidade.

    Inclusive meu notebook Toshiba de 1998 é um PC-Celular, pois roda windows full, é móvel e faz ligações.

  2. Top, agora pensa nas atualizações, tipo quase infinitas, pois tem Pcs de 2005 que rodam o Windows 10 e nem se quer pedir arrego, AMANDO ISSO TUDO!

          1. Pode falar, até onde sei você é só um coitado que vive levando bordoada da vida, ai cria uma “second life” aqui onde pode ser badass e ficar atazanando os outros no anonimato.

            Tenta com mais afinco porque você é uma piada aqui também ?

          2. É uma amostra, para você ver como é chato qdo você faz o mesmo com todos aqui.

            Na boa, de verdade mesmo…pq você não muda um pouco esse jeito. Ninguém tem que concordar com tudo,mas vc pode apenas ignorar o que não gosta. Não atacar todos a todo momento. Ou você acha que os fãs do wp gostam das suas piadinhas? Isso que eu fiz com você aqui, você faz em todo post do windowsclub. Essa conversa, por exemplo, chegou aqui porque você ficou tirando com a cara de um usuário.

    1. Um processador dual core com 2 gigas de ram roda sim, *atualizações quase infinita* pura verdade, mas é melhor esperar para ver como esse processador vai suportar quando for muito exigido, creio que vai esquentar bem…

      1. É devemos considerar de agora para frente, mas vcs sabem, se for um aparelho bem feito, atualizações deram quase infinitas, Ex. Eras passadas dos Pcs!

    2. Teoricamente sim, mas acho que irão limitar atualizações, pq será tipo tablet/celular. Uma ROM…duvido bastante que poderemos sair instalando o windows igual fazemos hoje. Mas torço pela sua teoria☺

          1. Também vejo isso como um “problema” com o Windows para as OEM. Como convencer uma OEM a vender aparelhos cuja durabilidade será de 10 anos nesse mundo de obsolescência planejada? Digo isso porque vemos a pesada fragmentação do Android justamente por isso.

  3. [hater mode on] meu novo i5 de 14nm também é mobile. mas consome 37w. quando coloco na placa mae que fica desktop. [hater mode off] 😛

  4. Windows rodando em ARM ninguém duvida que é algo bacana e legal. Ninguém duvida que vai ser um sucesso.
    O que realmente temos que admitir é que a Microsoft realmente abandonou os smartphones e parar de falar que eles morreram.
    Windows realmente é o foco da Microsoft, e com a Creators Update, acho que foi a saidera dela do Mobile de vez.

    1. Não é “abandonar” mas sim “recuar” em algo que já está ficando no passado. Faz todo sentido quando o próximo produto vai muito mais além de meros smartphones. Em países pobres como o Brasil, aqui daria pra manter a linha de smartphones se o Windowsphone fosse popular. Como o android é o popular então não sobra motivos pra continuar a linha de smartphones.

      1. Já chegou a ter mais de 5% de share global na época do Windows Phone 8. Em alguns países da Europa tinha mais de 10% de participação no auge.
        Acesso via smartphone a sites é superior ao acesso a desktops. Smartphones estão mortos apenas para as viúvas do Windows Phone.
        Parem com essa ladainha de próximo produto. Vamos viver o presente e admitir que o Windows em smartphones fracassou.

        1. O produto não fracassa para o cliente se está funcionando perfeitamente. As vendas dele só importa à empresa que está entre as 4 mais ricas do mundo… Então não fracassou. Um novo time entrou no comando dá Microsoft e agora estão tentando inaugurar novas idéias. Os smartphones Windows podem ter dado mais certo ou não, não acho que isso anularia ou cancelaria o projeto que hoje aqui falamos tanto, os celulares PC. Um está virando passado e outro vai iniciar uma nova era e categoria… Discutir se os smartphones Windows fracassaram não faz diferença. Eu só quero os novos dispositivos que virão, isso é tudo o que eu sei rsrs

        2. Mas se formos comparar com outros competidores, se focando apenas em número de participação no mercado é fácil concluir que os smartphones Windows fracassaram… Vieram muito tarde pra competição…

          1. Esse que é o “problema”. Windows Phone 7 foi lançado em 2010, mesmo ano do Android 2.3.
            Olha a evolução do Android e do iOS nesses últimos 7 anos. Vimos o Windows Phone ter em vários mercados mais de 10% de share, passando o iOS e atualmente conta com 0.2%.
            O que matou a Microsoft foram os “recomeços”. A cada sistema todo o legado era deixado pra trás.

      1. Rodar jogos e editar textos, entre outras coisas. Aposto que terão o tamanho de 6 polegadas e não apenas 5. Isso fica ainda melhor que se fizer streaming do Celular PC para a TV ou monitor, usando teclado e mouse.

          1. pois é, estou usando um com processador mediatek p10, q nem é o mais top e abre de boa… na minha tv box com um amlogic s912 consigo rodar o site da globosat play de boa no chrome (o app é travado pra não funcionar em tv box)

      1. Se o seu ė mini aí com voce man, o que eu quis dizer é poder rodar jogos e programas de PC em uma tela de smartphone ‘-

  5. É uma tecnologia excelente para uma nova categoria de dispositivos. Mas pra celular? Como resolver o problema da bateria e do seu aquecimento rodando W10 pro e programas completos? É isso que eu quero ver.

    1. eu quero entender pq acham q no celular o bixo vai esquentar….. gente é o mesmo processador rs aquele q roda em celulares e tals saca?

      1. eu também quero entender, já que é o mesmo processador, rodando android ou windows, o processador vai funcionar do mesmo jeito. Agora…..como a microsoft vai usar esse recurso pra poder executar programas pesados, aí é com ela

        1. Pouco mais pesados, alguns alguns são muito mais pesados… Além disso, baterias maiores podem ainda melhorar a situação. Se baterias de última geração forem usadas, como as de “estado sólido”, aí pode esquecer porque não vai haver problema algum. Algumas empresas já anunciaram esse ano que produzirão em grande massa esses tipos de bateria. Esse tipo de bateria tem capacidade de 2-3x mais carga e suporta no mínimo 600 recargas (vida útil), o que é 50℅ maior que as usadas atualmente (cerca de 400 recargas), mas o impressionante é que as de estado sólido tem custo de fabricação 4X menor!

          Contudo as baterias atuais casado com esses processadores de baixo consumo e alto desempenho já são suficientes pra aguentar um dia de uso sem necessidade de recarga… Eu acho…

    2. O Snapdragon 835 consome 40℅ menos energia que o último Snapdragon lançado. Minha aposta é que em breve veremos novas tecnologias de bateria sendo usadas, como as baterias de estado sólido.

  6. O problema do pessoal de hoje e que são muito acostumado com android pra ca, ios pra lá, e que windows phone morreu e etc. As pessoas não percebem que isso tudo ai são apenas sistemas operacionais moveis, a cabeça delas só ira se abrir no futuro quando o uso de um sistema operacional multiplataforma que pode ser usado em qualquer dispositivo que e o windows já faz hoje de forma completa com esses processadores novos e fazia um tempo atrás de forma “incompleta” com o windows 10 mobile tocando os mesmos apps UWP dos pc e com modo continuum, no fundo no fundo o sistema MÓVEL da MS era como se fosse um windows 10 s em telefones que não executava programa x86. A falta de sucesso do windows phone( e mobile) sempre foi por falta de atenção dos desenvolvedores desde wp 7 até 8.1 a MS lançou o 10 foi uma forma de atrair eles já que os apps seriam desenvolvidos da mesma forma para desktop atraiu alguns mas não foi suficiente Não adiantaria ter 5% de share global e ter os apps abandonados por grandes empresas principalmente os de bancos que te deixavam na mão e era principal motivo pra cair fora e mudar de celular não faria sentido investir em algo que os desenvolvedores não dão atenção, mas agora e diferente o sistema completo vai estar nas suas mãos não vai ter desculpa que e um sistema pouco usado isso a sim tem futuro. Agora se android e ios tiverem o mesmo plano que tem hoje de continuar sendo apenas um sistema operacional móvel vão acabar morrendo ou evoluem também ou desaparecem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *